Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acompanhantes dos candidatos do Vestibular 2026 relatam expectativas e ansiedade no segundo dia de prova

Ao longo do dia, familiares e amigos esperam pelo campus e dão apoio aos vestibulandos



Neste final de semana de aplicação das provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado 2026, o campus da UFSM é ocupado pelos candidatos e pelo clima de ansiedade e expectativa. Junto deles, os familiares, amigos, namorados e namoradas que os apoiam e ficam na torcida. Depois que os portões fecham, são os acompanhantes que ocupam o campus, na espera. Nesta manhã, ocorreu a segunda prova do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS2), que teve conteúdos relacionados ao 2º ano do Ensino Médio, e como tema “Livros”, abordando temáticas relacionadas a livros físicos e virtuais.

Espera e expectativa

Daiane Ribas dos Santos e Débora Viviane Nascimento esperam seus filhos. Daiane conta que seu filho, Marcos Vinicius, está prestando o primeiro vestibular, para o curso de Direito. Já Débora veio acompanhar a filha, Fernanda, que presta para o curso de Ciências Contábeis. Daiane explica que também compartilha o sentimento de nervosismo do filho, mas que tenta não deixar transparecer. “Nós procuramos não demonstrar quando estamos nervosos, para não deixar eles mais atordoados, mas o nervosismo pega porque é o primeiro vestibular dele, por isso fico bem ansiosa, mas estou aqui dando força.”. As duas famílias são de Santa Maria, e as duas mães comentam o apoio que dão para os filhos. “Nessa hora o pouco que podemos fazer é estar junto com eles, é um momento especial para eles e para nós também, torcendo para que eles consigam passar, então a mãe tenta acompanhar o máximo que pode.”, complementa Débora.

Elaine Rubinei é mãe da Ester, que está prestando o vestibular para o curso de Ciências Contábeis. Além da família, trouxe também mais duas amigas, que estudaram juntas no Ensino Técnico e agora prestam o vestibular juntas também. “Hoje nós quase nos atrasamos, por conta do congestionamento ali na entrada das rotatórias, foi bem complicado até porque eu trouxe mais duas colegas dela, e cada uma vai fazer a prova em prédios distantes. Acho que ela chegou faltando uns oito minutos. Deu uma desesperada no início, mas depois ela acalmou.”, comenta Elaine.

Daiane e Débora vieram acompanhar os filhos, Marcos e Fernanda
Elaine Rubinei trouxe a filha e mais duas colegas para fazer a prova do Vestibular

Já entre os pais que vieram de longe para acompanhar os filhos, estão Melissa Bonetti e Cristiano Berro, que esperam Mateus Berro, que presta para o curso de Sistemas para a Internet. Eles vieram do município de Itaqui, localizado na fronteira oeste do estado com a Argentina, a mais de 300 km de Santa Maria. Eles compartilham que estão nervosos, já que é a primeira vez que o filho presta para o vestibular. Eles também comentam que apesar da distância, estão na torcida para que ele passe. “Ainda bem que nós temos videochamada agora, celular, mas queremos que ele passe e venha morar aqui para fazer o curso aqui na UFSM.”, relata Melissa.

Além deles, Juliana Rodrigues e Carla Rodrigues vieram de Santiago acompanhar a filha e amiga, respectivamente, Fernanda, que pretende cursar Medicina. Juliana comenta que a filha estava tranquila para fazer a prova. “Eu estaria me descabelando”, brinca Carla. “Mas ela vai passar, e nós estamos na torcida para ela e para todos que estão fazendo o vestibular”.

Outra família de Santa Maria, Leandro Matos e Maria Inês Matos acompanham o filho, Victor Pereira de Matos, que presta para o curso de Jornalismo. Sobre a prova, ele comenta que achou a segunda prova mais complicada que a primeira. “Eu sempre gostei da área de Comunicação, eu gosto muito de me comunicar, e foi aí que eu decidi ir no caminho do Jornalismo.”, comenta Victor.

Melissa e Cristiano vieram de Itaqui para acompanhar o filho Mateus, vestibulando de Sistemas para a Internet, no vestibular
Leandro e Maria Inês acompanham o filho Victor, vestibulando de Jornalismo

Última prova do Vestibular/PSS será aplicada pela tarde

Pela tarde, será aplicada a terceira e última prova do Vestibular, assim como a prova do PSS3. Os portões abrem às 12h30, e a prova ocorre das 13h30 às 18h30, com conteúdos referentes ao 3º ano do Ensino Médio, mais a redação. 

Além do campus de Santa Maria, as provas do Vestibular também são aplicadas nos municípios de Cachoeira do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen (RS), e Palmeira das Missões (RS). Já a prova do PSS é aplicada também nos municípios de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Cachoeira do Sul (RS), Caxias do Sul (RS), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS),  Pelotas (RS) e Uruguaiana (RS).

 

Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias.
Fotos: Felippe Richardt
Edição: Mariana Henriques 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71830

Publicações Recentes