Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vestibular 2012 – Avaliação da primeira prova do Vestibular e expectativas para a segunda



 

A Prova Seriada 1 do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Santa Maria, aplicada ontem (7), contou com questões referentes às matérias de Biologia, Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática e Química. Hoje, a equipe da Agência de Notícias da UFSM conversou com alguns professores do Pré-Vestibular Popular Alternativa – um projeto de extensão da Universidade – sobre a avaliação da Prova Seriada 1 e as expectativas para a Prova Seriada 2.

De acordo com o coordenador do Alternativa, Felipe Girardi, a prova foi bastante tranquila, com questões dentro do nível esperado para a avaliação. “Conversando com os outros professores, com os nossos próprios alunos e observando as provas anteriores da UFSM pode-se dizer que as provas nunca fogem muito do que se espera, sempre tem uma questão ou outra que foge à regra, mas o nível da avaliação é o que estávamos esperando”, afirma Girardi.

O professor de Matemática do Alternativa, Dionatan Schmidt, concorda com a avaliação de Girardi, mas acrescenta que uma das questões cobradas na primeira prova não fazia parte dos conteúdos do primeiro ano do Ensino Médio. “Acho que a prova foi bem interessante, dentro do proposto no conteúdo, com uma única exceção – a questão 27 – que era conteúdo de geometria analítica, matéria do terceiro ano”.

Dionatan destaca ainda o fato de as questões serem bastante direcionadas a conteúdos específicos de matemática, não sendo de difícil interpretação para os alunos. Segundo ele, a maior dificuldade apontada pelos vestibulandos em relação à prova de matemática foi, além da questão que não era parte da matéria do primeiro ano, as diversas multiplicações e divisões que resultavam em muitos números com vírgulas. “Mas todas as questões foram bem coerentes e para quem estudou estavam muito fáceis”, afirma. Em relação à prova de hoje, o professor de Matemática destacou alguns pontos que podem ser de maior dificuldade para os vestibulandos – trigonometria, análise combinatória, progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG).

Além das matérias do primeiro dia de provas, a Prova Seriada 2, aplicada hoje, contém questões de História e Geografia. O professor de História do Alternativa, Felipe Pereira, conta que a expectativa é de uma prova de História bastante crítica, que contribua para a formação cidadã do estudante. “Isso é tradição no Vestibular da UFSM, uma prova bem crítica articulando conteúdos históricos com atualidades e com uma interpretação bem interessante. No campo da História essa abordagem é muito mais interessante que simplesmente decorar trechos de livros e aplicar na prova”, explica Felipe.

O professor de História ressalta ainda que a questão da interpretação é fundamental para fazer o aluno refletir e ter um conhecimento geral do processo histórico e não tanto focado em datas ou líderes políticos específicos e que essa preocupação tem se refletido no Vestibular da UFSM. “No ano passado a prova teve questões, na História, na Geografia ou na Filosofia, que trabalharam temas mundiais com conhecimentos políticos, como a Primavera Árabe ou os problemas no Brasil”, exemplifica.

Uma das maiores dificuldades que podem ser encontradas na resolução das questões de História, de acordo com Felipe, são as questões relativas aos conteúdos de Antiguidade, os primeiros trabalhados em sala de aula. “Os conteúdos inicias são os mais complicados, porque são os primeiros que trabalhamos no cursinho e os alunos tem a tendência de estar sempre focados no que acontece na atualidade. Acabam assim, não esquecendo, mas deixando de lado aquele conteúdo anterior”.

O coordenador do Pré-Vestibular Popular Alternativa, Felipe Girardi, aponta o número maior de questões – para o mesmo número de horas –, como uma das dificuldades que também podem atrapalhar o vestibulando na hora da avaliação. Mas a expectativa de ambos é que se mantenha o nível das provas nesse segundo dia de Vestibular.

Girardi, que também é professor de História no Alternativa, concorda com a opinião de Felipe em relação à prova de História – “As questões de História do Vestibular da UFSM procuram buscar a compreensão do conteúdo, estimulando a reflexão e muitas vezes fazendo referência a alguma atualidade, utilizando-se de imagens, de filmes ou de notícias”. A dica do professor para a prova de hoje, então, é relativa à necessidade de interpretação de todos os elementos gráficos ou textuais das questões. “As imagens, notícias ou figuras não estão ali em vão, se estão na prova é porque devem ser consideradas na hora da resolução”, finaliza.

Fotos: Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Repórter: Camila Marchesan Cargnelutti – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-8450

Publicações Recentes