Encerra nesta terça-feira, 5 de março, o prazo para as solicitações de matrículas e trancamento total de disciplina para alunos não calouros. De acordo com a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), Maria Estela Bortoluzzi Pereira, as solicitações são feitas pelo Portal do Aluno no site da UFSM. Para realizar a solicitação, o aluno deve usar seu número de login e senha.
As disciplinas oferecidas são aquelas que o curso permite que o aluno faça. Isso depende do semestre para o qual o estudante se encaminha, e se já cursou disciplinas de pré-requisito. É uma definição prévia feita pelo curso. A oferta também depende se os professores já lançaram as notas no Portal do Professor. Se não o fizeram, isso impede que o aluno visualize a disciplina.
A partir da quarta-feira (6), o Derca faz o processamento de todas as solicitações, como informa a Maria Estela. É importante o aluno acessar o Portal em torno do dia 8 de março (sexta-feira), para conferir sua matrícula.
Caso o acadêmico não obedeça ao prazo de matrículas, deve fazer uma solicitação junto à coordenação de seu curso, que será avaliada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A aprovação desta solicitação depende da coordenação do curso e do motivo da falha. Em alguns casos, deve-se a questões de pré-requisito ou vagas limitadas. Nesses casos, a Prograd libera a nova solicitação junto à coordenação. Já o aluno que não acessou o Portal neste prazo, está sujeito ao trancamento total de disciplinas.
O prazo das solicitações de matrícula é de cerca de uma semana, por conta das outras atividades do Derca. Com o encerramento do período para os veteranos, começa o dos calouros. Os processos não podem ser feitos simultaneamente, pois o dos calouros é como uma pré-matrícula, certas disciplinas não podem ser liberadas para eles.
Se houver algum problema com a solicitação, o aluno deve comparecer na coordenação do seu curso durante a primeira semana de aula, ou antes, se houver disponibilidade, para fazer o ajuste.
Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.