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Avaliação Institucional e do Processo de Ensino-Aprendizagem

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), diferentes processos de avaliação que têm como objetivo promover a melhoria contínua da qualidade do ensino, da gestão e da infraestrutura universitária.

A Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem é aplicada semestralmente e permite que os(as) estudantes avaliem aspectos relacionados à metodologia das aulas, ao conteúdo das disciplinas e à atuação docente. O instrumento é disponibilizado ao final de cada semestre pelo Portal Estudantil (SIE) e pelo aplicativo UFSM Digital, no menu Estudante → Avaliação ensino-aprendizagem (caso a opção não apareça, é necessário atualizar o aplicativo).

O modelo atual, implementado em 2022, contempla três dimensões principais: atuação docente, estratégias de ensino e conteúdo das disciplinas. Desde o segundo semestre de 2023, a avaliação passou a ser aplicada individualmente para cada professor, permitindo um retorno mais detalhado e construtivo. A participação dos(as) estudantes é sigilosa e indispensável para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento da cultura avaliativa na UFSM.

Complementarmente, a universidade realiza a Avaliação Institucional Geral, voltada a todos os segmentos da comunidade universitária — estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Essa pesquisa reúne instrumentos específicos para cada perfil de respondente e aborda aspectos relacionados à gestão, infraestrutura, serviços, comunicação e condições de trabalho e estudo.

Os resultados obtidos nas avaliações orientam as ações de planejamento e melhoria institucional, contribuindo para a transparência, a qualidade acadêmica e a participação coletiva na construção de uma universidade cada vez mais comprometida com o ensino, a pesquisa e a extensão.