Na UFSM, a pesquisa e a extensão são atividades que caminham junto com o ensino, formando os três pilares que sustentam a vida universitária. Elas têm como objetivo produzir conhecimento e promover a interação entre a Universidade e a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.
- Pesquisa: é o processo de investigação científica e tecnológica que busca compreender e transformar a realidade. Por meio de métodos e experimentos, os(as) estudantes aprendem a formular perguntas, propor soluções e gerar novos conhecimentos.
- Extensão: é a ponte entre a universidade e a comunidade. Nela, professores, técnicos e estudantes aplicam o conhecimento acadêmico em situações reais, dialogando com as demandas sociais, culturais, econômicas e ambientais e trazendo novas perspectivas para dentro da UFSM.
Essas duas dimensões são indissociáveis do ensino e permitem que o aprendizado vá além da sala de aula, unindo teoria e prática na formação de cidadãos críticos e comprometidos.