A representação estudantil é um dos pilares da vida acadêmica, assegurando a participação ativa dos discentes nas decisões e na construção da comunidade universitária.
O Diretório Acadêmico do Desenho Industrial (CADI) é a entidade que representa o corpo discente do curso. Sem fins lucrativos e formado por estudantes, o CADI atua na defesa de interesses, na organização de eventos e na participação em instâncias deliberativas. Sua diretoria é composta por Coordenação-Geral, Secretaria, Tesouraria, Comunicação e Eventos. As atividades e informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais @cadiufsm.
Além da representação institucional, a diretoria do CADI é também responsável pela organização da Semana Acadêmica do Desenho Industrial (SADI), evento anual que ocorre simultaneamente à Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. A SADI tem como objetivo promover a integração entre estudantes, professores, egressos e profissionais convidados, por meio de oficinas, palestras, exposições, debates e vivências práticas, configurando-se como uma oportunidade de aprendizado e networking que amplia o contato com o mercado e com as diversas áreas de atuação do(a) desenhista industrial. As atividades e informações podem ser acompanhadas pelas redes sociais @sadi.ufsm.
No âmbito institucional mais amplo, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) representa todos(as) os(as) estudantes da UFSM em pautas gerais. Já o Conselho de Diretórios Acadêmicos (CDA) reúne periodicamente os DAs dos cursos para deliberações conjuntas.
Em nível estadual e nacional, a representação estudantil se articula por meio da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade máxima do movimento estudantil brasileiro.