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Matriz Curricular e Organização Pedagógica

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO

A estrutura pedagógica do Curso de Desenho Industrial da UFSM é inspirada na metáfora da galáxia: um ciclo formativo central e denso, composto pelas disciplinas obrigatórias, orbitado por trajetórias formativas diversas e complementares. Essa configuração garante flexibilidade curricular, profundidade teórico-prática e formação abrangente.

Compreende as disciplinas obrigatórias que fornecem as bases conceituais, técnicas e históricas do campo do design. Nessa etapa, o(a) estudante desenvolve competências essenciais em Desenho, Cor, Volume, Espaço Tridimensional, História da Arte e do Design, além do domínio de ferramentas digitais e sistemas de produção gráfico-industriais.

Essa etapa é dedicada ao aprofundamento prático e ao desenvolvimento da autonomia projetual do(a) estudante. Com base nas competências adquiridas no Ciclo de Fundamentação, o curso passa a oferecer percursos formativos flexíveis e personalizados, por meio de laboratórios profissionalizantes e orientados, nos quais se articulam teoria, prática, pesquisa e extensão. Este ciclo subdivide-se em duas fases:

  • Ciclo de Consolidação I – Laboratórios Profissionalizantes

Destina-se à experimentação prática e ao aprofundamento nas áreas de interesse do(a) estudante. Nessa fase, têm início os laboratórios profissionalizantes, organizados em três grandes vocações projetuais:

  • Projeto de Ambientes – espaços internos e externos planejados para uso humano;
  • Projeto de Artefatos – objetos industriais com foco na forma, função e produção;
  • Projeto de Comunicações – sistemas visuais, gráficos e digitais voltados à transmissão de mensagens;

O curso oferece 18 laboratórios distribuídos entre essas áreas. Cada estudante deve cursar no mínimo sete laboratórios, com 120 horas cada, totalizando pelo menos 840 horas.

 

  • Ciclo de Consolidação II – Laboratórios Orientados

Na sequência, o(a) estudante retoma três laboratórios já cursados, agora com foco aprofundado e orientação específica. Essa fase representa no mínimo 360 horas e visa consolidar o domínio projetual em áreas específicas, promovendo maior autonomia e complexidade.

A etapa final da trajetória acadêmica é voltada à validação da formação do(a) estudante, por meio de dois componentes integradores que envolvem síntese crítica, prática profissional e maturidade projetual:

  • Ciclo de Validação I – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Desenvolvimento de uma pesquisa aplicada, com aprofundamento conceitual, metodológico e projetual, articulando teoria e prática.

  • Ciclo de Validação II – Estágio Supervisionado

Vivência profissional orientada, em ambiente de prática real, que possibilita a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Esses dois ciclos complementam a formação acadêmica, fortalecendo a capacidade de atuação crítica, criativa e ética no campo do design.

ORGANIZAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR

A matriz curricular do Curso de Desenho Industrial da UFSM é composta por um conjunto de componentes acadêmicos organizados para assegurar uma formação sólida, crítica e alinhada ao perfil profissional do egresso. A conclusão de todos os componentes previstos é requisito para a diplomação.

A estrutura contempla disciplinas e ações vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, organizadas em partes fixas e partes flexíveis. Em geral, esses componentes são agrupados em núcleos ou eixos formativos, com propósitos comuns voltados ao desenvolvimento das competências projetuais e acadêmicas.

A matriz inclui:

  • Disciplinas obrigatórias – parte fixa da formação, comum a todos(as) os(as) estudantes;
  • Disciplinas eletivas – escolhidas conforme o interesse do(a) estudante entre as opções oferecidas;
  • Disciplinas Complementares de Graduação (DCG);
  • Atividades Complementares de Graduação (ACG);
  • Atividades Complementares de Extensão (ACEx).

Cada disciplina possui um programa contendo informações como título, código, carga horária total, departamento responsável, ementa, objetivos e bibliografia. A carga horária pode ser teórica, prática ou teórico-prática, conforme a natureza da disciplina.

As ementas podem ser consultadas diretamente no Portal do Ementário da UFSM ou na página institucional do curso.