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Festival de Projetos Interativos

Abertura dia 20/06

11h20min

Visitação dias 20, 21 e 22/06

das 9h às 12h e das 14h às 17h

Sala Cláudio Carriconde CAL/ Prédio 40

Esse festival de projetos interativos traz obras, projetos e trabalhos com foco nos seguintes aspectos:

MEMÓRIA – dos memes de Richard Dawkins, da biologia, repetidores de códigos de cérebro em cérebro, aos museus mantenedores da cultura, da arte e da história dos povos, as imagens se disseminam e sobrevivem ao tempo, para além das categorias fechadas em campos de conhecimento isolados.  É assim que Apps, games e imagens em movimento carregam aspectos da história enquanto ampliam as conexões peer-to-peer.

 

IMAGENS SOBREVIVENTES – do campo da filosofia, Georges Didi-Huberman segue a linha de Aby Warburg e defende que a história da arte é a história da imagem sobrevivente, dos fantasmas que oportunizam contar a mesma a partir do anacronismo, ou seja, sempre diante da imagem estamos diante do tempo. Obras de artistas como Da Vinci, Klee, Bosch, Vang Gogh, são revisitadas, assim como games clássicos dos anos 1980, Top Gear, Frog, PacMan e ainda as histórias que contamos, dos irmãos Grimm e Lewis Carroll às histórias que já fazem parte do imaginário coletivo dos povos. Mas há sempre um novo modo de contar, jogar, observar, agir.

 

NEUROART HISTORY – John Onians, que traz a neurociência e a neuroestética para a história da arte, permite-nos entender a arte a partir das experiências estéticas, das sensações e percepções. Desse modo, a união da arte, com a ciência e a tecnologia, expande os limites dos museus e instituições mantenedoras de um sistema artístico, circulando pela indústria dos jogos ou pelos estúdios indies, misturando-se à música eletrônica e ao cinema experimental, cruzando por outras realidades ou engajando-se politicamente. É em uma perspectiva estética, crítica, poética e engajada que designers, artistas e tecnocientistas se conectam nos projetos expostos por meio de QR Codes nesse festival. Venha desvendar e construa um background de experiências!

Confira também a Mostra FullDome, no Planetário/UFSM.

Solimán Lopez HARDDISKMUSEUM, 2015

1maginári0 MAQUINÁRIO SONORO DE KLEE, 2012

Burrell Durrant Hiffle BOSCH VR, 2016

Imgnation MACHADOBOL, 2014

Baobad Studios INVASION! SNEAK  PEEK, 2016

Ana Ribeiro PIXEL RIPPED , 2015

Ustwo MONUMENT VALLEY, 2014

Lucas Junqueira A CIDADE DOS QUE DESCEM PELA ESCADA, 2015

Black River Studios FINDING MONSTERS ADVENTURE, 2016

Disney CROSSY ROAD, 2016

Aquiris HORIZON CHASE, 2015

Bengigi CORRA VACA, CORRA, 2015

Ubisoft Entertainment VALIANT HEARTS, 2014

Rasheed Abueideh LIYLA AND THE SHANDOWS OF WAR, 2016

Matilde Inc ARART, 2013

Polytron FEZ,2007

Edgar Franco e Bruno Mendonça POSTHUMAN  Ms. PACMAN, 2012

Amanita Design BOTANICULA, 2012

Matheus Moreno Transhabitat em RA, 2016

Niantic Ingress, 2012

Borrowed Light VR THE NIGHT CAFÉ, 2016

Dontnod LIFE IS STRANGE, 2015

Obium SOAR, 2014

Jenova Chen FLOW, 2006

 
Design+ Arte, Ciência e Tecnologia - Ano 01
Dia 21/06 - Mesa Audiovisual e Cultura Digital (Danielle Difante Pedrozo)
Dia 21/06 - Mesa Audiovisual e Cultura Digital (Henrique Roscoe)
Dia 22/06 - Mesa Jogos, RV e Imersão (Pablo Gobira)
Dia 22/06 - Mesa Cultura Maker, Sustentabilidade e Dispositivos Conectados (Fred Paulino)
Dia 22/06 - Mesa Acervos, Museus e Preservação Digital (Tadeus Mucelli -Tee)