Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informativo 01/2022 – Bacharelado em Letras – Língua Portuguesa

Esclarecimentos importantes a respeito da oferta de disciplinas no primeiro semestre de 2022.



Informativo 2022/01

Inicialmente, gostaríamos de compartilhar com você nossa alegria com este momento de retomada das atividades presenciais no nosso já saudoso Prédio 40A. Graças à vacinação promovida pelo SUS, as condições epidemiológicas permitem que nos organizemos para retornar ao campus, às salas de aula e aos espaços convívio coletivo do campus.

No entanto, isso não significa que os cuidados sanitários podem ser deixados de lado. Portanto, gostaríamos de fazer alguns esclarecimentos importantes a respeito da oferta de disciplinas no primeiro semestre de 2022.

1. Cargas horárias presenciais e EAD

Após diversas reuniões do Colegiado de Curso, consultas ao NDE e departamentos, optou-se por seguir as instruções normativas estabelecidas pela PROGRAD e ofertar disciplinas com diferentes percentuais da carga horária na modalidade EAD.

Esta decisão foi tomada tendo em vista a necessidade de diminuir a circulação de pessoas no Prédio 40A. Sabemos que tal medida pode gerar frustração para professores e alunos, porém foi esta a alternativa possível para viabilizar uma retomada segura das atividades presenciais.

1o Semestre: 60% EAD + 40% presencial (em todas as disciplinas)

Ao longo do semestre, os alunos realizam atividades EAD e participam de seis encontros presenciais para cada uma das disciplinas.

3o Semestre: 40% EAD + 60% presencial (em todas as disciplinas)

Ao longo do semestre, os alunos realizam atividades EAD e participam de nove encontros presenciais para cada uma das disciplinas.

5o Semestre: 20% EAD + 80% presencial (em todas as disciplinas)

Ao longo do semestre, os alunos realizam atividades EAD e participam de doze encontros presenciais para cada uma das disciplinas.

7o Semestre: presencial

Ao longo do semestre, os alunos participam de aulas presenciais, exceto para disciplina de TCC I, que será realizada com 50% da carga horária na modalidade EAD.

2. Encontros presenciais

As atividades presenciais de cada disciplina serão realizadas nas salas de aula do Prédio 40A. Tais atividades serão realizadas no turno da tarde (13:30 – 17:30), com exceção para disciplina (LTC1050) Estudos Filológicos Românicos, do quinto semestre, que será ministrada pela manhã.

Os encontros presenciais de cada disciplina serão indicados pelo professor responsável logo no início do semestre.

É necessário ter em mente que atividades presenciais exigem registro de presença. Portanto, para aprovação o discente precisa ter registro de presença superior a 75% nessas atividades.

3. Atividades na modalidade EAD

As atividades na modalidade EAD de cada disciplina serão realizadas através das plataformas Moodle e Classroom. Tais atividades serão indicadas pelo professor responsável pela disciplina logo no início do semestre.

É necessário ter em mente que atividades na modalidade EAD não geram registro de presença, mas de cumprimento de atividade. Portanto, para aprovação o discente precisa realizar as atividades propostas nos ambientes virtuais, de acordo com os critérios avaliativos estabelecidos pelo professor.

4. Medidas sanitárias

Atendendo às instruções normativas da PROGRAD e ao Plano de Contingência elaborado pelo Centro de Artes e Letras, as atividades presenciais no Prédio 40A deverão seguir as seguintes medidas sanitárias:

– Uso obrigatório de máscara. O COE-E UFSM recomenda fortemente o uso da PFF-2, N95 ou KN95. Alunos com Benefício Sócio Econômico devem solicitar máscara PFF-2 junto à PRAE.

– Higienização das mãos com álcool 70% (em gel ou glicerinado), que será disponibilizado no saguão do prédio e nas salas de aula;

– Ocupação das salas respeitando o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da COVID-19 do Centro de Artes e Letras, que prevê um distanciamento mínimo de 2m;

– Realização de intervalo das aulas a cada duas horas para higienização e ventilação do ambiente;

– Manutenção de ambientes arejados com portas e janelas abertas. Uso de ventiladores e de aparelhos que promovam a renovação do ar.

+ Mais informações: https://www.ufsm.br/coronavirus

Em caso de dúvidas, escreva para bachareladoemletras@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-483-1316

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes