Ir para o conteúdo Produção Editorial Ir para o menu Produção Editorial Ir para a busca no site Produção Editorial Ir para o rodapé Produção Editorial
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Os laboratórios que acompanharam o curso de Produção Editorial ao longo de seus dez anos de existência



LAPPE

Criado em 2010, o LAPPE (Laboratório de Pesquisa e Extensão em Produção Editorial) , foi inicialmente instalado em uma pequena sala do prédio 67 e coordenado pelo professor Flavi Ferreira Lisboa Filho. Em 2012, a coordenadora do laboratório, professora Marília Barcellos, atuou na transferência para sala em que se localiza atualmente, no prédio 67, sala 1218, com a instalação de equipamentos, rede elétrica e de conexão à internet. Hoje o laboratório é coordenado pelo professor Leandro Stevens.

Acadêmicos e docentes no LAPPE, foto retirada do site do curso, autoria desconhecida

Trabalhando tanto de forma teórica quanto prática na confecção de produtos editoriais em mídia impressa e online, atua na área de experimentação laboratorial, visando a prática editorial acadêmica, com a finalidade de capacitar o aluno por meio da pesquisa e extensão em produção editorial. Em sua equipe, conta com coordenadores, alunos bolsistas e voluntários, bem como monitores, a fim de proporcionar uma melhor experiência aos graduandos que enxergam no LAPPE um ambiente de aconchego e aprendizado.

Nas palavras do professor Leandro Stevens: ‘’Escondido, lá no fundo do corredor do Prédio 67, está a sala 1218 que preferimos chamar de Lappe. Aguardando no chão antes de começar uma aula e depois sentando bem pertinho uns dos outros, os acadêmicos criam, discutem e realizam os projetos e produtos das mais diversas disciplinas práticas de Produção Editorial. Às vezes, o Lappe é a sala mais frequentada pelos acadêmicos que, quando não estão em aula, o visitam para aprender a funcionalidade de um programa ou participar de alguma atividade complementar de graduação. Me sinto muito feliz em coordenar este laboratório didático que demonstra em suas paredes uma pequena parte das belas e competentes criações de nossos alunos. Esse é o Nosso Lappe.’’

Vídeo institucional do LAPPE no Youtube

 

Estudio21

Localizado no prédio 21, sala 5140, se encontra o Estúdio 21. Sob coordenação pedagógica do professor Luciano Mattana e junto a estudantes bolsistas, graduandos e pós graduandos, auxilia na produção de projetos experimentais dentro do campo audiovisual, sonoro e fotográfico, a fim de prestar auxílio técnico ao acadêmico que desejar. 

É equipado não apenas com um  estúdio de gravação de áudio (com duas ilhas de edição e uma gravação/edição), bem como com um estúdio de gravação de vídeo e fotografia (com sala switcher, estúdio de gravação e sala de equipamentos), sala de edição de vídeo (com quatro ilhas de edição não-linear e uma linear) e a sala de reuniões e coordenação, o laboratório cumpre fielmente com a sua função de auxiliar em produções experimentais vindas de acadêmicos da comunicação.

A equipe por trás do laboratório conta com sete servidores da UFSM, sendo seis técnicos e um docente, bem como alunos bolsistas, voluntários e estagiários que atuam de maneira conjunta na concretização dos projetos.

Momento de gravação no laboratório, foto retirada da página no Facebook do laboratório, autoria desconhecida

Cabe também ressaltar que em condições normais, caso queira fazer uso desse espaço acadêmico, o mesmo funciona via agendamento. 

 

GABINETE DE LEITURA

Com aproximadamente 2.500 títulos, o acervo do Gabinete de Leitura possui livros, monografias, trabalhos de Iniciação Científica, relatórios de Assessoria de Relações Públicas, periódicos da área e publicações laboratoriais da FACOS e de outras instituições. A ideia de criar o Gabinete de Leitura surgiu entre o final da década de 1980 e início de 1990. Sua concretização ocorreu em 1993, com a reforma do espaço físico, em que um dos saguões de entrada do prédio 21 foi remodelado, dando condições à disponibilização de um acervo, na época com cerca de 100 livros, acumulados durante anos em um armário, fruto principalmente de doações.

Atende alunos de graduação, pós-graduação e professores ligados à FACOS, e atualmente, é coordenado pela professora Sandra Dacul Depexe. O espaço possui a finalidade de proporcionar um contato mais próximo com a bibliografia utilizada nas atividades acadêmicas, além de funcionar como um espaço de estudo dentro das instalações do Curso.

É um espaço de expressão artística e cultural, são realizadas atividades diversificadas, como rodas de conversa, exposições, apresentações, saraus, encontros, e demais modalidades de eventos. Além disso, proporciona um contato mais próximo dos alunos com a bibliografia utilizada nas atividades acadêmicas e também funciona como ambiente de estudo dentro do departamento de Ciências da Comunicação.  Disponibiliza seu acervo para consulta e empréstimo, possui trabalhos de conclusão de curso dos alunos formados na FACOS, além de possuir e disponibilizar produções acadêmicas dos 4 cursos de comunicação, como as revistas OQI, Fora de Pauta, PROA e outras. Possui uma taxa de associação de R$ 10,00 para qualquer pessoa vinculada à FACOS

Facebook:  https://www.facebook.com/GabinetedeLeitura

Site: https://gabinetefacos.libib.com/

 

PUBLICA

O laboratório PUBLICA, responsável pelo Editasul, pela Revista O QI, o repositório digital da FACOS e coordenado pela professora Cláudia Bomfá, foi criado em 2011 com o intuito de proporcionar um espaço no qual acadêmicos do curso de Comunicação Social – Produção Editorial possam vivenciar a experiência editorial. 

Bolsistas no laboratório PUBLICA

Os acadêmicos participam de atividades teórico-práticas na produção e publicação de periódicos científicos, os quais atuarão como editores e acompanharão todas as etapas de desenvolvimento e gestão, desde o envio de artigos, processos de avaliação e revisão e, enfim, as publicações.

Bolsistas no laboratório PUBLICA

Tais atividades são fundamentais para a inserção do estudante de Produção Editorial na função de Editor, que poderá aprender sobre a prática profissional na Comunicação Científica e estará apto a atuar nessa área, como também participará de projetos em equipe, atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como desenvolver sua técnica e aprendizagem nos periódicos científicos do departamento e do programa de pós-graduação. Além de participar de um grupo de pesquisa, popularização e comunicação da ciência, com abertura de vagas anualmente.

Bolsistas junto a coordenadora Cláudia Bomfá

Os acadêmicos interessados em participar das atividades do laboratório poderão se inscrever através de edital ou como colaboradores voluntários, as vagas abrem semestralmente.

 

EDUMIX

O EduMIX (https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/producao-editorial/edumix/) é uma editora aberta de Recursos Educacionais Abertos(REA), criada em 2014 como projeto de Ensino e Extensão, junto a disciplina de Projeto Experimental de Produção Editorial Aplicado à Educação, do curso de Produção Editorial. A Editora está integrada ao MIRA – Mapa Global de Iniciativas Abertas, ao REA Brasil e ao Banco Internacional de Objetos Educacionais.

O EduMIX está  localizado no Prédio 67 da UFSM, sala 1214, sob a coordenação da professora Rosane Rosa, que tem como principais temas para suas pesquisas e projetos: Comunicação, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Educomunicação, Alteridade e Cidadania.

As produções desenvolvidas pelo EduMIX são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, criados de forma colaborativa, em múltiplos formatos midiáticos, em domínio público, com licença aberta para promover o acesso, uso e reuso dos mesmos. Entre as produções podemos encontrar jogos digitais e analógico, ebooks, manuais didáticos, audiobooks, vídeos, podcast e sites, sobre variadas temáticas curriculares, que podem ser conferido no Repositório da Editora (https://www.ufsm.br/midias/experimental/educom/edumix/).

O EduMIX, junto a disciplina de Projeto Experimental de Produção Editorial Aplicada à Educação, é um projeto que ativamente participa na ligação da Universidade com a sociedade, trabalhando conteúdos que são muitas vezes pouco explorados por formatos tradicionais de ensino, contribuindo assim na formação dos produtores editoriais.

Aplicação do Jogo Sol & Lua
 página do Guia Softwares livres para substituição de softwares gráficos da Adobe
tabuleiro do Jogo Guardiões da Natureza

 

Texto:  Isadhora, Joana, Noemi, Verônica

 

fontes de pesquisa:
LAPPE:
a) site do laboratório: https://www.ufsm.br/laboratorios/lappe/
b) depoimento dado pelo Prof.Dr Leandro Stevens via e-mail

 


Estúdio 21:
a) site do laboratório: https://www.ufsm.br/laboratorios/estudio21/
b) página no Facebook: https://www.facebook.com/FacosEstudio21

 

Gabinete:

Página do facebook:

https://www.facebook.com/GabinetedeLeitura/about/?ref=page_internal

Revista Lappe:

http://coral.ufsm.br/revistalappe/?p=857

Site UFSM:

https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ccsh/lab/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-468-940

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes