Oferta 2022/12 – Orientações sobre Matrículas para o 2º semestre de 2022.
Prezados alunos, fiquem atentos ao calendário acadêmico: https://www.ufsm.br/app/uploads/2022/02/Calendrio-Acadmico-UFSM-2022-APROVADO-na-971-Sesso-Retificado-em-08.07.22.pdf
DATA IMPORTANTES
Matrícula Curricular (disciplinas do curso): São três períodos em que o aluno deve ficar atento.
– Matrículas em disciplinas do curso (curriculares);
– Matrículas em disciplinas de outros cursos (extracurriculares) e;
– Trancamentos (totais e parciais).
31/08/2022 a 03/09/2022. MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO pelo Portal do Aluno: Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial referente ao 2º semestre letivo de 2022.
31/08/2022 a 14/10/2022. TRANCAMENTO TOTAL: Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2022, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.
05/09/2022 Segunda-feira – MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrícula dos alunos da graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2022
05/09/2022 e 06/09/2022. MATRÍCULA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE pelo Portal do Aluno: Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação, via Portal do DERCA, referente ao 2º semestre letivo de 2022.
06/09/2022 – MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Data prevista para o processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de ajuste dos alunos da graduação, referentes ao 2º semestre letivo de 2022.
12/09/2022 – Segunda-feira – AULAS – INÍCIO: Início das aulas do 2º semestre letivo de 2022 de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFSM.
12/09/2022 a 16/09/2022 – Segunda a Sexta-feira – MATRÍCULA – AJUSTE FEITO PELAS COORDENAÇÕES DE CURSO: Período para os alunos de Graduação e Pós-Graduação solicitarem ajuste de matrícula e período para as Coordenações de Curso lançarem as alterações no sistema SIE, referente ao 2º semestre letivo de 2022.
19/09/2022 e 20/09/2022 – MATRÍCULA EXTRACURRICULAR – SOLICITAÇÃO pelo Portal do Aluno: Período para solicitação via Portal do Aluno de matrícula em disciplinas ofertadas por outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2022. As matrículas extracurriculares solicitadas pelo Portal do Aluno serão processadas conforme a Instrução Normativa nº 01/2021/PROGRAD. A adesão ao sistema de oferta de extracurriculares pelo Portal do Aluno é prerrogativa das Coordenações de Curso.
19/09/2022 a 21/09/2022. MATRÍCULA – PROCESSAMENTO: Período previsto para o processamento no sistema SIE da UFSM, das solicitações de matrícula extracurricular, referente ao 2º semestre letivo de 2022.
21/09/2022 a 14/10/2022 – TRANCAMENTO PARCIAL: Período para solicitação de trancamento parcial (disciplinas) à Coordenação de Curso e sua efetivação no sistema SIE da UFSM, referente ao 2º semestre letivo de 2022, para alunos dos cursos de graduação, da modalidade presencial.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Fiquem atentos, pois ainda estamos no Calendário Suplementar.
a) Sobre pré-requisitos – Os cursos poderão quebrar pré-requisitos para melhor atender suas demandas. Para isso, deve-se abrir no PEN SIE um processo que será analisado pelos membros do Colegiado do curso de Produção Editorial, se for o caso.
b) Sobre integralização de disciplinas de 2020.1 e/ou 2020.2 – Orienta-se que aluno solicite matrícula nova nas disciplinas em que ficou pendente (ou situação incompleto). Caso não seja possível nova matrícula na disciplina, entre em contato com o docente via e-mail para ele(a), com cópia à coordenação, no prazo de até uma semana, a partir do início das aulas. O docente avaliará a situação e em caso de concordância irá estabelecer o cronograma de recuperação de atividades e a conclusão da disciplina.
c) As aulas serão, em sua maioria, PRESENCIAIS. Algumas disciplinas serão no formato de EAD – ver tabela de disciplina. Os locais das aulas ainda serão informados (assim que o CCSH defini-los);
d) Não é possível se matricular nas disciplinas EAD e presencial ofertadas no mesmo horário. É preciso optar por uma ou outra;
e) As orientações de TCC ocorrerão conforme acordo entre professor e aluno. Como acharem melhor (EaD ou presencial);
f) Sobre serviços institucionais (RU, Biblioteca, etc), acompanhem o site e redes sociais da UFSM;
g) Solicitação de matrícula NÃO É matrícula certa! Após a solicitação e o ajuste haverá *processamento* da solicitação de matrícula (normalmente no período noturno), ou seja, o sistema dará um retorno sobre os pedidos de matrícula. Então fiquem atentos a isso. Só com o *comprovante de matrícula* é possível confirmar as vagas em disciplinas. Sempre que tiverem dúvidas consultem o *calendário letivo da UFSM*
h) Ead não é REDE/UFSM. Isso significa que você deve ficar atento à resolução a respeito. https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/instrucoes-normativas-prograd/
i) Sobre a cobrança de presença na aula. Nas disciplinas presenciais será cobrada presença em sala de aula. Nas disciplinas com carga horária EAD, não há reprovação por frequência e os estudantes terão seu aproveitamento validado pela realização das atividades, vide link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/proplan/resolucao-ufsm-n-079-2022/
j) Aceite de solicitação de matrícula – É responsabilidade do estudante verificar se as solicitações de matrícula e seus ajustes foram aceitas pelo sistema, consultando o Histórico Escolar ou a grade de horários do semestre. É preciso atentar para as datas de processamento de matrícula web, em especial, no período de ajuste. Os processamentos de matrícula são realizados pelo Derca.
k) Matrículas negadas no portal por saldo de vaga, em disciplinas obrigatórias do curso, devem contatar pessoalmente a Coordenação de Curso (coordenacao.pe@ufsm.br) no dia 12/09, ou comparecer pessoalmente na sala da Coordenação (prédio 21) das 9:00 às 11:30 ou das 14:00 às 17:00.
INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS
1) Este deve ser o último semestre do período suplementar. A Coordenação aconselha que cada acadêmico procure se matricular nas disciplinas que dê condições de regularizar sua situação (semestre X disciplinas cursadas), visto que, provavelmente no próximo semestre serão ofertadas apenas as disciplinas regulares do semestre ÍMPAR e PAR.
2) Algumas disciplinas estão como docente responsável a profa. Cristina, porém isso deve ao fato que ao lançar a oferta das disciplinas desse semestre ainda não tínhamos a contratação do(s) professor(es) substituto(s). Ou seja, aparece o nome da professora no sistema, mas quem ministrará a disciplina será o Substituto. A profa. Cristina ministrará COM3019 – Teoria e método de pesquisa em comunicação II e a DCG – COM 3109 Laboratório Cadernos de Comunicação e Divulgação Científica. (Lembrando que como a contratação se dá pela PROGEP, podem ocorrer trocas de professores e suas disciplinas).
2) Teremos três disciplinas EaD em Produção Editorial: OBRIGATÓRIAS: COM3019 – Teoria e método de pesquisa em comunicação II e Marketing editorial, e a DCG: COM 3109 Laboratório Cadernos de Comunicação e Divulgação Científica.
3) Não ofertamos mais DCGs, pois estamos recuperando a as disciplinas do REDE, logo temos muitas demanda de disciplinas práticas. A outra DCG será COM 1068 Criação de Roteiros Para Televisão e Cinema.
4) As disciplinas de COM3038 Produção Editorial em Mídia Audiovisual N e COM3039 Planejamento e Produção Gráfica seguirão o mesmo modelo de 2022/1 (uma turma de audiovisual única e duas turmas separadas em dois dias, teórica na quinta e prática na sexta). A parte teórica será com as duas turmas e a parte prática será com as turmas divididas. Quem for fazer Audiovisual e Planejamento, cuidado ao escolher as turmas (11 ou 12) para não ter choque de horário. A TURMA INTEIRA de Audiovisual na sexta pela tarde tem prioridade para o 6 semestre.
5) A disciplina de COM3062 Publicações Digitais (semestre ímpar) será ofertada neste semestre, pois não foi ofertada em 2022/1.
6) As disciplinas de TCC (COM3090 Teorias Aplicadas em Comunicação I e COM3098 Teorias Aplicadas em Comunicação II) será realizadas de acordo com a decisão do Professor Orientador e Orientando, entre em contato com o professor.
LINK da prévia da OFERTA 2022/2: https://drive.google.com/file/d/10mb3zSPwsIFcu6d8PbGr44PMHJ6_Swce/view?usp=sharing