Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ingresso curso Mestrado em Artes Visuais 2026

Mestrado em Artes Visuais

O processo seletivo para  ingresso no curso de Mestrado é realizado em três etapas, sendo cada etapa eliminatória. A nota mínima  para classificação em cada prova é sete (7,0).

Primeira etapa:

 Segunda etapa:

  • Prova 3: Prova Escrita, peso três (3,0).
  • Local: Sala 1327, Prédio 40 (Centro de Artes e Letras)

Terceira etapa:

  • Prova 4: Prova Oral (Defesa do Projeto de Pesquisa), com peso um (1,0).
Vagas e Cronograma
Inscrições deferidas e indeferidas
Bibliografia indicada para a Prova 3: Prova Escrita.

BAUMAN, Zygmunt. Cultura como conceito. In:  BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura.  Rio de Janeiro: Zahar, 2012, p. 3 – 57.

CAUQUELIN, Anne. Figura e modos da arte contemporânea. In:  CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma Introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 86 – 125.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A história da arte como disciplina anacrônica. In:  DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2015, p. 15 – 68.

FERREIRA, Carolin Overhoff. Como a arte é estudada como ciência? In:  FERREIRA, Carolin Overhoff. Introdução brasileira à teoria, história e crítica das artes. São Paulo: Edições 70, 2019, p. 221-278.

GIUNTA, Andrea. “Introdução” e “capítulo 1: Adeus à periferia. A multiplicação dos centros na arte de pós-guerra”. In:  GIUNTA, Andrea. Contra o cânone: arte contemporânea em um mundo sem centro. Florianópolis: Ed. Nave, 2022, p. 27-78.

GRAU, Oliver.  Telepresença: arte e história de uma idéia. In:   GRAU, Oliver.  Arte virtual: Da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP, 2007, p. 307 – 333.

KUSPIT, Donald. Del arte analógico al arte digital: de la representación de los objetos a la codificación de las sensaciones. In:  KUSPIT, Donald. Arte digital y videoarte: transgrediendo los límites de la representación. Madrid: Círculo de Bellas Artes, 2006, p. 11 – 37.

PAIVA, Alessandra Simões. Panorama Geral. In: A virada decolonial na arte brasileira. Bauru, SP: Mireveja, 2022, p. 23 – 45.

RUSH, Michael. Introdução. In:  RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 1 – 29.

SANTAELLA, Lucia. Artes Híbridas. In: SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003, p. 135 – 150.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. 8. O nacionalismo tem cor: discursos sobre branqueamento no Brasil. Imagens da branquitude: a presença da ausência. São Paulo: Cia das Letras, 2024, p. 269-294.

THORNTON, Sarah. A revista.  In: THORNTON, Sarah. Sete Dias no mundo da arte. Lisboa: Babel, 2010, p. 151 – 184.

Resultados
  • Primeira Etapa

Resultado Preliminar

Resultado Final

  • Segunda Etapa 

Resultado Preliminar

Resultado Final

  • Terceira Etapa

Resultado Preliminar

Resultado Final

Classificados

Listagem dos candidados classificados e suplentes

Quadro de notas