Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Relatórios Técnicos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

ISSN 2675-0309

Um relatório técnico é um documento que relata os resultados obtidos em investigação de pesquisa, ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. Um relatório técnico-científico apresenta sistematicamente informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. (NBR 10179:1989) 

A publicação de relatórios técnicos é fomentada pelos órgãos de pesquisa brasileiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Dentro do âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), os professores e seus orientados são estimulados a publicar relatórios técnicos relativos às suas pesquisas em andamento ou finais, como forma de estimular a produção científica e técnica, além de auxiliar na difusão do programa e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) frente à sociedade em geral. A publicação dos relatórios técnicos é de responsabilidade da Editoria Técnica do PPGTER (EdTEC /PPGTER) e seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos autores.

Editor: Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi 

Editor: Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi 

Corpo editorial:

Prof. Dr. Andre Zanki Cordenonsi

Profa. Dra. Giliane Bernardi

Profa. Dra. Susana Cristina dos Reis

Periodicidade da publicação: semestral.

Idiomas: serão aceitos relatórios em português, inglês ou espanhol.

Instituição responsável: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – PPGTER/UFSM.

Endereço: Av. Roraima nº 1000, Centro de Educação, prédio 16, 1° Andar, sala 3146. CEP: 97105-900. Santa Maria – RS.

Volume 1, Número 2 (2019)

Análise dos Alunos Ingressantes no PPGTER no período 2015-2019. Autores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi. PPGTER/TEC.10.2019.ANS. Novembro de 2019. [Arquivo PDF]

Hipermídias Educacionais 2019-1: análise de MOOCs. Organizadores: Claudia Barin, Marcus V. L. Fontana, Roseclea Duarte Medina. PPGTER/DES.09.2019.ANS. Setembro de 2019. [Arquivo PDF]

Um Minicurso sobre Recursos Educacionais Abertos para Formação Inicial de Professores. Autores: Fábia Lima Algarve, Andrea Ad Reginatto, Taís Fim Alberti. PPGTER/GES.08.2019.PLA. Agosto de 2019. [Arquivo PDF]

Construção e Análise de Vídeo Educacional. Autores: Aline Baldissera Leal, Taís Fim Alberti, Andrea Ad Reginatto, Antonio Guilherme Schmitz Filho. PPGTER/GES.07.2019.TEC. Agosto de 2019. [Arquivo PDF]

Método SCALE (Suporte Credibilidade Acurácia Legitimidade Estrutura) para a Avaliação de Artefatos TécnicosAutores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.06.2019.TEC. Agosto de 2019. [Arquivo PDF]  [Questionário Scale.DOCX]  [Resultados Scale.XLSX]

​Volume 1, Número 1 (2019)


Mineração de Dados Educacionais: Uma Revisão da LiteraturaAutores: Thiago Siqueira Sonnenstrahl, Solange de Lurdes Pertile e Antônio Guilherme Schmitz Filho. PPGTER/TEC.05.2019.REL. Julho de 2019. [Arquivo PDF]

iPermanency: Aplicativo para gestão de evasão na EaD com Mineração de Dados Educacionais – Documentação Técnica. Autores: Jáder Adiél Schmitt, Giliane Bernardi e Gustavo Zanini Kantorski. PPGTER/DES.04.2019.SFW. Março de 2019. [Arquivo PDF]

Escolas Conectadas? Um novo modelo estrutural de Redes Computacionais: Proposta de Modelo de Rede entre as Escolas Municipais de Santa Maria. Autores: Guilherme dos Santos Giuliani, Karla Marques da Rocha e Frederico Menine Schaf. PPGTER/GES.03.2019.MDL. Março de 2019. [Arquivo PDF]

Aprendendo orientação à Objetos com Greenfoot: Unidades de Estudo. Autores: Cleitom José Richter e Giliane Bernardi. PPGTER/DES.02.2019.UES. Março de 2019. [Arquivo PDF]

Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM. Autores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi. PPGTER/TEC.01.2019.DIR.UES. Março de 2019. [Arquivo PDF]


Os textos a serem publicados devem ser enviados por correio eletrônico (edtec.ppgter@gmail.com), seguindo as normas e recomendações publicadas nas Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM

Arquivos:

  • Diretrizes para Submissão de Relatórios Técnicos à Editoria Técnica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM (PPGTER/TEC.01.2019.DIR.UES)
  • Modelo do Relatório (DOCX)
  • Modelo do Relatório (ODT)