Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Computação Aplicada na Saúde

GRUPO DE COMPUTAÇÃO APLICADA NA SAÚDE (CASA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Apresentação

O Grupo de Computação Aplicada na Saúde (CASA) está na vanguarda da transformação digital em saúde, dedicando-se à pesquisa científica e tecnológica de ponta para desenvolver soluções inovadoras que redefinem o cenário da saúde no Brasil. Com uma visão ampliada da Saúde Digital (Saúde 4.0), que incorpora os mais recentes avanços em Inteligência Artificial (IA), Ciência de Dados, Telessaúde, Internet das Coisas na Medicina (IoMT) e outras Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), buscamos impactar diretamente a qualidade de vida da população.

Nossa atuação é fortalecida por uma abordagem interdisciplinar, integrando ativamente profissionais e estudantes da computação, saúde, gestão e outras áreas do conhecimento. Por meio de programas de pós-graduação, como o Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (MPCS) e iniciativas como o GradPG da UFSM, que acelera a formação de recursos humanos altamente qualificados em parceria com cursos como o de Medicina, cultivamos a próxima geração de líderes e pesquisadores.

Somos participantes ativos no novo Projeto PET Saúde: Informação e Saúde Digital (PET SAÚDE/I&SD), contribuindo para a qualificação da saúde digital na macrorregião Centro-Oeste do Rio Grande do Sul. Nosso foco no Eixo 2 do PET Saúde/I&SD está no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o SUS, sobretudo telessaúde, envolvendo uma equipe dedicada de preceptores e monitores. Promovemos a Pesquisa Translacional em Saúde (Pesquisa-Produto) através de disciplinas como “Uso e Aplicações da IA na Saúde” e “Pesquisa-Produto em Saúde”, visando transformar o conhecimento científico em aplicações práticas e efetivas. Nosso compromisso é enfrentar os desafios complexos do setor médico e fortalecer o SUS, aumentando a eficiência, a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde no Brasil.