Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Computação Aplicada na Saúde

GRUPO DE COMPUTAÇÃO APLICADA NA SAÚDE (CASA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Linhas de Pesquisa

Esta linha de pesquisa dedica-se ao desenvolvimento e à aplicação de Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Aprendizado Profundo (Deep Learning) e técnicas de Mineração e Análise de Dados (Big Data). O objetivo é aprimorar o diagnóstico, personalizar tratamentos, prever desfechos clínicos e otimizar a gestão de sistemas de saúde. Inclui o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão clínica e preditivos, a análise de padrões ocultos em grandes volumes de dados de saúde e a utilização da IA para a produção de conteúdo educacional em saúde digital.

A disciplina de “Uso e Aplicações da IA na Saúde” se alinha diretamente com esta linha, capacitando profissionais para explorar o potencial da IA na eficiência e qualidade dos serviços de saúde.

Foco na Pesquisa Translacional (Pesquisa-Produto), visando transformar o conhecimento científico em soluções tecnológicas e dispositivos médicos inovadores, desde a pesquisa básica e aplicada até a validação e assimilação no sistema de saúde. Abrange o design, prototipagem e desenvolvimento de equipamentos médicos (como o respirador N95-VESTA), biomateriais (como a lente de contato Lencoc e o dispositivo Rapha® para pé diabético), softwares embarcados e sistemas integrados. Esta linha atua na interseção da engenharia eletrônica, mecatrônica e biomédica para criar ferramentas que melhorem a prática clínica e a gestão em saúde.

A disciplina “Pesquisa-Produto em Saúde” é central para esta linha, fomentando a criação de produtos e tecnologias com impacto social e econômico.

Dedicada à pesquisa e desenvolvimento em Radiologia Digital e Telerradiologia, esta linha foca na otimização da aquisição, processamento, análise e transmissão de imagens médicas para fins diagnósticos. Envolve o desenvolvimento de ferramentas e algoritmos avançados para aprimorar a qualidade das imagens, detectar e classificar automaticamente anomalias (como tumores e lesões de esclerose múltipla), e facilitar o diagnóstico remoto e o compartilhamento seguro de exames em tempo real.

Mantém a excelência e a especialização do grupo em uma área de grande impacto na prática clínica, onde a IA já demonstra avanços significativos e é amplamente incorporada em equipamentos diagnósticos.

Esta linha se concentra na transformação digital do setor de saúde através do desenvolvimento e implementação de serviços e infraestrutura de Saúde Digital. Abrange as diversas modalidades de Telessaúde (teleconsultas, telediagnóstico, telemonitoramento, tele-educação), Saúde Móvel (mHealth) e Internet das Coisas na Medicina (IoMT). Um pilar fundamental é o desenvolvimento de sistemas interoperáveis para permitir a troca segura, rápida e padronizada de dados de saúde entre diferentes plataformas e níveis de atenção. Esta linha integra diretamente as atividades do Projeto PET Saúde: Informação e Saúde Digital no eixo 2, focando em soluções tecnológicas e na formação de equipes para a saúde digital no SUS.

Essencial para expandir o acesso à saúde em áreas remotas, otimizar a gestão do cuidado e promover uma cultura digital no SUS, conforme as diretrizes do Programa SUS Digital.