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Conhecimento, Informação e Memória

CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA (CIM)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Projetos

Pesquisa

RESUMO:
O presente projeto investiga as fontes de conhecimento – percepção, introspecção, memória, testemunho e intuição – e sua relação com a justificação epistêmica e a geração de conhecimento. A partir da epistemologia analítica contemporânea, busca-se compreender como essas fontes operam e como são avaliadas em termos de confiabilidade e normatividade epistêmica. O estudo se fundamenta nas contribuições de Robert Audi e Alvin Goldman, abordando a distinção entre fontes básicas e não básicas e examinando teorias preservacionistas e geracionistas da justificação. As fontes básicas de conhecimento são aquelas que fornecem crenças justificadas independentemente de outras crenças, como a percepção e a introspecção. Já as fontes não básicas, como o testemunho, dependem de outras crenças previamente justificadas. A literatura epistemológica debate se essas fontes meramente preservam a justificação existente ou se têm um papel gerador na aquisição de novas justificações. Além disso, questões sobre confiabilidade e a natureza inferencial da justificação são centrais na análise. Metodologicamente, o projeto combina análise conceitual, revisão crítica da literatura e discussão de casos paradigmáticos. Espera-se contribuir para a compreensão dos mecanismos epistêmicos envolvidos na aquisição do conhecimento e para a avaliação crítica de diferentes modelos teóricos. O projeto tem duração de quatro anos e visa fornecer um mapeamento detalhado das principais teorias contemporâneas sobre as fontes de conhecimento, bem como suas implicações para a epistemologia geral.
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem como objetivo geral investigar a natureza epistêmica das fontes de conhecimento — percepção, introspecção, memória, testemunho e intuição — e analisar como elas contribuem para a formação de crenças justificadas e conhecimento. A pesquisa buscará compreender a distinção entre fontes básicas e não básicas no modelo de Robert Audi e avaliar as implicações dessa distinção para teorias da justificação epistêmica. Além disso, será examinada a controvérsia entre abordagens preservacionistas e geracionistas da justificação e do conhecimento, explorando como diferentes fontes epistêmicas podem preservar, transmitir ou gerar justificação. O projeto pretende esclarecer em que medida algumas dessas fontes, como o testemunho e a intuição, podem ser consideradas independentes na produção de conhecimento ou se sua justificação depende de outras fontes previamente estabelecidas. Outro aspecto central da investigação será a análise das consequências dessas teorias para debates epistemológicos mais amplos, como a estrutura da justificação, a resposta ao ceticismo e a confiabilidade das crenças adquiridas por meio de cada fonte. Por fim, a pesquisa visa avaliar como essas discussões podem ser aplicadas em contextos específicos da epistemologia social, da filosofia da ciência e da epistemologia da memória, contribuindo para um entendimento mais abrangente das condições de possibilidade do conhecimento humano. 3OBJETIVOS ESPECÍFICOS I. Analisar as teorias contemporâneas sobre percepção, introspecção, memória, testemunho e intuição. II. Comparar e contrastar os mecanismos de justificação proporcionados por cada fonte de conhecimento. III. Avaliar criticamente as principais discussões e problemas relacionados às fontes de conhecimento na epistemologia.

Trata-se do Projeto de Doutorado da Estudante ISABELE VIEIRA SALSMAM.
RESUMO
No presente projeto, objetivamos investigar a relação entre a informação, o conhecimento e a memória declarativa a partir de Fred Dretske. Primeiramente, visamos compreender a conexão entre a informação e a memória declarativa, ou seja, como esse tipo de memória processa informações. Nessa primeira etapa, também contamos com a investigação do conceito de memória em certas abordagens da filosofia. Segundo, pretendemos averiguar qual o papel que a memória desempenha na produção e justificação do conhecimento. Terceiro, nosso objetivo envolve avançar nos estudos sobre Fred Dretske, relacionando a abordagem epistemológica-informacional do autor com a pesquisa sobre a memória. A metodologia do projeto consiste na análise e produção de material acadêmico sobre o assunto. Dessa forma, coletamos dados sobre a temática do projeto e realizamos comparações entre eles. Em outras palavras, pretendemos analisar criticamente o conteúdo de livros, artigos científicos, dicionários, enciclopédias e etc. e produzir material acadêmico com base nessa análise. Ademais, a metodologia também abrange a interação com a comunidade filosófica para debater os resultados da pesquisa. No geral, os resultados esperados se resumem em 1) redigir uma tese de doutorado que explique a relação entre a informação, o conhecimento e a memória declarativa, 2) exercitar um diálogo entre a filosofia da memória, a epistemologia e as ciências cognitivas, 3) aprimorar os estudos sobre a concepção informacional de conhecimento de Dretske e 4) participar ativamente da comunidade acadêmica por meio de produção intelectual, eventos e grupos de estudos.
OBJETIVO GERAL
Explicar a relação entre a informação, o conhecimento e a memória declarativa a partir de Fred Dretske. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Investigar a relação entre a informação e a memória. 2) Elucidar o papel que a memória desempenha na produção e justificação do conhecimento. 3) Aprofundar os estudos sobre a abordagem informacional de Dretske. 4) Refletir sobre a concepção epistemológica de Dretske. 5) Avançar na pesquisa interdisciplinar sobre a memória humana. 6) Produzir material acadêmico sobre o assunto estudado. 7) Participar de eventos científicos e grupos de estudos para debater os resultados da pesquisa. 8) Aprimorar as habilidades de pesquisa na área.