Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Sustentáveis

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS (GEPETECS)

Pesquisa Em Atividade

Notícias gepetecs
GEPETECS participa do “Mostra CT” no Shopping Praça Nova Santa Maria
https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ct/2019/03/13/mostra-ct-no-praca-nova/ Realizou-se nos dias 16 e 17 de março de 2019 o Mostra CT no Shopping Praça Nova em Santa Maria, e o GEPETECS se fez presente, mais uma vez. 
18/03/2019 – 11:33
Equipamento Boiler doado a casa eficiente popular pelo empresário Luis Roque Rigon
O empresário do ramo de energia solar Luis Roque Rigon fez a doação de um equipamento denominado BOILER. Nesse equipamento a água de um sistema de aquecimento central é represada e mantida…
17/01/2018 – 11:31
Meio Ambiente em Revista – 07 de novembro de 2015
https://youtu.be/9kvADKqYFTo
07/11/2015 – 11:37
Meio Ambiente em Revista – 01 de Novembro de 2015
https://youtu.be/4nxHmkXX3bM
01/11/2015 – 11:36

Apresentação

Esta pesquisa envolve a parceria de duas instituições, a UFSM e a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). A pesquisa foi concebida inicialmente no curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da ULBRA/Santa Maria e atualmente está sendo desenvolvida na UFSM, através da construção do protótipo em escala real da ‘Casa Popular Eficiente’, com previsão de inauguração ainda no primeiro semestre de 2013.

A ‘Casa Popular Eficiente’ apresenta materiais, tais como: tijolos de solo cimento, telhas tetra-pak, painéis OSB, impermeabilizantes e tintas ecológicas, etc.; bem como soluções sustentáveis, tais como: o aproveitamento do vento, da vegetação, do sol, das águas da chuva e das águas cinzas e também o aquecimento solar da água para o banho; visando a utilização dos recursos ambientais disponíveis (sol, vento, solo, vegetação e águas da chuva) como contribuições para uma moradia de baixo custo e sustentável.

Dentro das metas da pesquisa, está a avaliação do comportamento físico e mecânico dos materiais utilizados no protótipo, através de ensaios nos laboratórios do Centro de Tecnologia, bem como uma análise de desempenho ao longo do tempo das soluções sustentáveis, como a eficiência térmica e energética do aquecedor solar da água para o banho, o aproveitamento do sol para geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas, o aproveitamento das águas da chuva para o vaso sanitário e outros fins, a vegetação e a ventilação cruzada como forma de conforto térmico da residência e o tratamento e aproveitamento das águas cinzas do banheiro e da máquina de lavar roupas.

A pesquisa visa também a transferência para a comunidade de Santa Maria e região, da tecnologia construtiva em alvenaria estrutural com tijolos de solo cimento. Através da construção do protótipo, busca-se também envolver a participação de professores, alunos e técnicos administrativos de vários cursos da universidade: Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Acústica, Arquitetura e Urbanismo; como forma de trabalhar a interdisciplinaridade no ambiente da pesquisa científica.

Assim, a partir da construção desse protótipo, além de contribuir para agregar tecnologias sustentáveis capazes de oferecer uma alternativa de moradia para a população carente, visa também construir uma habitação que insere mais do que uma arquitetura simplesmente, mas o lar de uma família com todas as relações e dimensões que implica num “morar” numa casa, especialmente o entorno com o meio ambiente.