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Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPFOPE)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

gpfope@gmail.com – Departamento de Metodologia do Ensino – MEN (3220 – 8197)

Linhas de Pesquisa

Nesta linha investigativa são desenvolvidas pesquisas na área da formação de professores, envolvendo a especificidade dos diferentes níveis de ensino, com enfoque, principalmente, nas construções de leitura e escrita e suas relações nas práticas. Além de explorar estudos sobre as mediações pedagógicas e suas repercussões sobre os saberes fazeres escolares, não escolares e universitários. Enfoca a carreira docente como um processo que une trajetórias pessoal e profissional nos contextos institucionais e socioculturais nos quais estes sujeitos atuam. Desataca-se a construção do conhecimento pedagógico compartilhado, via redes de mediações e interações, tanto na educação básica como superior.

Palavras-Chave

– Desenvolvimento Profissional Docente.

– Educação Básica.

– Formação de Professores.

– Conhecimento Pedagógico Compartilhado.

– Aprendizagem Docente.

– Leitura e Escrita

– Cultura Escrita

– Alfabetização

Essa segunda linha de pesquisa orienta-se para o desenvolvimento profissional dos docentes nos diferentes níveis, enfocando as pedagogias próprias para os níveis de ensino, bem como investiga os processos formativos permanentes, centrando-se assim, na compreensão das aprendizagens docentes, tendo por suporte redes de interações e mediações capazes de possibilitar a produção de novidades, permitindo a tessitura da professoralidade e os movimentos que dela decorrem.

Palavras-chave

– Formação de Professores

– Aprendizagem Docente

– Pedagogia Universitária

– Educação Superior

– Conhecimento Pedagógico Compartilhado

– Professoralidade

– Movimentos da Docência

Buscamos estudar acerca do trabalho pedagógico e seus desdobramentos, a partir dos seus contextos e a repercussão das políticas públicas na educação básica. A ênfase está nos estudos da educação infantil e anos iniciais, assim como na Educação de jovens e adultos. Destacamos, ainda, os estudos sobre a leitura e a escrita no contexto escolar formal e não formal.

Palavras-chave

  • Educação Básica
  • políticas públicas
  • contextos emergentes
  • Contextos educacionais formais e não-formais
  • Gestão pedagógica
  • Escola Pública e Educação