Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (GPFOPE)

Pesquisa Em Atividade

Contato:

gpfope@gmail.com – Departamento de Metodologia do Ensino – MEN (3220 – 8197)

Publicações

 

Livros publicados/organizados ou edições

  • BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.). VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas – VI EIIPE. I. ed. Santa Maria – RS: , 2014. 210p.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.). Organização de Dossiê Escritas em Contextos. 38. ed. Santa Maria: , 2013.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. ISBN: 8573910836. 2. ed. Santa Maria, RS: UFSM, 2013.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.); BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.); MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (Org.). A universidade como lugar de formação ISBN: 9788539701780. 01. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012. v. 01. 240p.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.); BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.); MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (Org.). A Universidade como lugar de formação. E-BOOK ISBN 9788539701353. 01. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011. v. 1. 240p.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.); ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.); MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (Org.). Organização do Dossiê sobre Docência e Educação Superior. 3. ed. Santa Maria: , 2011. v. 36.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.); BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.) ; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (Org.) . VIDEO-BOOK- VIII Seminário de Educação Superior: A Universidade como lugar de formação. ISBN 21757062. 1ª. ed. Santa Maria: GTFORMA/UFSM, 2010. v. 01. 00p.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos- ISBN 9788587063526 – 2ª Edição. 2. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. v. 01. 168p.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.); BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.). Pedagogia Universitária e Desenvolvimento Profissional Docente – ISBN 9788574308456. 1ª. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. v. 04. 478p.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.); ISAIA, Silvia Maria de Aguiar (Org.); MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (Org.) . Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior – ISBN 9788573911251. 1. ed. Santa Maria: Editora UFSM, 2009. v. 1. 190p.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. ISBN: 8573910836. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, 2007. v. 1. 171p.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. – ISBN: 8587063529. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. v. 01. 173p.
  • SANTOS, Santa Marli Pires dos; BOLZAN, Doris Pires Vargas; OUTROS . Brinquedoteca: Sucata vira brinquedo – ISBN 8573071222. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. v. 01. 96p.

Capítulos de livros publicados

  • WISCH, Tásia Fernanda ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Formação Docente: ações possíveis. In: Ana Cláudia Oliveira Pavão; Sílvia Maria de Oliveira Pavão. (Org.). Atendimento Educacional Especializado: estado da arte. 01ed.Santa Maria: UFSM, 2017, v. 01, p. 53-73.
  • DEWES, A. ; WIEBUSCH, A. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Arquitetura Formativa da Educação Superior: concepções, significados e sentidos acerca de práticas pedagógicas em cursos de licenciaturas. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Rosane Carneiro Sarturi. (Org.). (Org.). E-book do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 1ed.Santa Maria: Laboratório de Pesq. e Doc., CE, 2016, v. 1, p. 969-983.
  • BASTOS, M. S. ; DEWES, A. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Aprendizagem Docente, Processos Formativos e Arquitetura Formativa: gestão da educação superior em foco. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Rosane Carneiro Sarturi. (Org.). (Org.). E-book do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 1ed.Santa Maria: Laboratório de Pesq. e Doc., CE, 2016, v. 1, p. 262-276.
  • TRINDADE, T. P. ; SANTOS, C. F. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . O Trabalho Pedagógico Acerca das Políticas Públicas e Gestão Educacional: a sua implicação na formação de futuros professores. In: Marilene Gabriel Dalla Corte; Rosane Carneiro Sarturi. (Org.). (Org.). E-book do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).. 1ed.Santa Maria: Laboratório de Pesq. e Doc. – CE, 2016, v. 1, p. 724-738.
  • POWACZUK, A. C. H. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Docência na Educação Superior: a construção da professoralidade em foco. In: Luis E. Behares; Raumar Rodriguez Gimenez. (Org.). (Org.). VII Encuentro Internacional de investigadores de políticas educativas. 1ed.Montevideo Uruguai: Printed in Uruguai, 2016, v. 1, p. 199-206.
  • DEWES, A. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Aprendizagem docente no curso de Pedagogia: monitoria em disciplinas na graduação. In: Marilene Gabriel Dalla Corte. (Org.). Projeto político-pedagógico: entre políticas, conhecimentos e práticas educacionais. 1ed.São Leopoldo – RS: Oikos, 2016, v. 1, p. 161-179.
  • CARDOSO, G. C. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, S. M. F. . A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: ações e reflexões sobre o Projeto Político-Pedagógico. In: Marilene Gabriel Dalla Corte. (Org.). Projeto político-pedagógico: entre políticas, conhecimentos e práticas educacionais. 1ed.São Leopoldo – RS: Oikos, 2016, v. 1, p. 105-120.
  • BASTOS, Marilia Salles ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS ; MILLANI, Silvana Martins Freitas . Programa Mais Educação: olhares sobre a educação integral. In: Marta Rosa Borin; Fabiane Adela Tonetto Costas. (Org.). Educação na Escola de Tempo Integral. 1ed.Tubarão – SC: Copiart, 2016, v. 1, p. 67-86.
  • HAUTRIVE, Giovana M. F. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Saberes necessários a prática docente do professor surdo. In: Alejandra Reguera. (Org.). Actas del VII Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas. 1ed.Córdoba – Argentina: , 2015, v. 1, p. 223-252.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Processos formativos na educação superior: um olhar sobre estudantes e formadores. VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas – VI EIIPE. Ied.Santa Maria – RS: , 2014, v. , p. 53-58.
  • POWACZUK, Ana Carla Hollweg; BOLZAN, Doris Pires Vargas. A pesquisa e orientação no GPFOPE: reflexões em tempos de produtividade. In: MORALES, A. R.; ROSO, C. C.; OLIVEIRA, V. M. F.. (Org.). Redes de formação em educação: experiências com pesquisas ente Brasil e México. 1ed. Curitiba – PR:: CRV, 2013, v. , p. 1-.
  • SOUZA, K. S. M.; BOLZAN, Doris Pires Vargas; BAPTAGLIN, L. A.; FIGHERA, A. C. M.; FLEIG, M. T.. Resiliência: algumas reflexões e achados nas narrativas de professores. In: Leandro Almeida, Alexandra Araújo, Ana Paula Cabral, José Cruz, José Carlos Morais e Mários Simões. (Org.). 1º Atas do Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. Desafios. 1ªed.Vila Nova de Gaia: Edições ISP Gaya, 2013, v. , p. 700-716.
  • SANTOS, L. D. N.; BOLZAN, Doris Pires Vargas. O ingresso da criança aos seis anos na escola obrigatória: reflexões acerca das práticas escolares. In: Valéria Silva Ferreira; Verônica Gesser. (Org.). Ensino Fundamental de nove anos: princípios, pesquisas e reflexões. 1ªed.Curitiba – PR: CRV, 2013, v., p. 61-80.
  • STAHL, L.; BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, S. M. A.. Formação docente: articulação dos conhecimentos da área específica e conhecimento pedagógico. VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Linguísticas. Ied.Santa Maria – RS: , 2013, v. , p. 213-225.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Aprendizagem docente: movimentos da professoralidade no ensino superior. ISBN 9788572166225. In: PULLIN, Elsa M. Mendes;Berbel , Neusi A. N.. (Org.). Pesquisas em Educação: inquietações e desafios ISBN 9788572166225. 01ed. Londrina: Eduel, 2012, v. 01, p. 243-259.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla HollwegSANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; FIGHERA, A. C. M. ; JUCHEM, L. S. ; MILLANI, Silvana Martins Freitas ; ROSSI, F. B. ; FONSECA, K. M.. A qualidade na formação de professores do ensino superior ISBN: 9788539702060. In: Denise Leite; Cleoni Barboza Fernandes. (Org.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e Implicações para o Futuro da Universidade. 00ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 06, p. 307-312.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ROSSETTO, G. A. R. S.; BAPTAGLIN, L. A.; HAUTRIVE, Giovana M. F.WISCH, Tásia Fernanda; ONGARO, D. D. . A atividade docente de estudo e a aprendizagem da docência: problematizando a qualidade da formação inicial no curso de Pedagogia ISBN: 9788539702060. In: Denise Leite; Cleoni Barboza Fernandes. (Org.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e Implicações para o Futuro da Universidade. 00ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 06, p. 325-332.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha; BOLZAN, Doris Pires Vargas; BUSS, A. M.. Impacto de competências e práticas na formação do Pedagogo ISBN: 9789872807979. In: Adela Coria; Alejandra Reguera. (Org.). Encuentro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 01ed. Córdoba- Argentina: Univerisdade Nacional de Córdoba, 2012, v. 01, p. 141-148.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Formação de Pedagogos: buscando contornos sobre o campo formativo ISBN: 9789872807979. In: Adela Coria; Alejandra Reguera. (Org.). Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 01ed. Córdoba- Argentina: Universidade Nacional de Córdoba, 2012, v. 01, p. 53-61.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. ‘QUALIDADE NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, DO IDEAL AO REAL NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. In: Maria Isabel da Cunha; Cecília Broilo. (Org.). QUALIDADE DA EDUCAÇAO SUPERIOR: grupos investigativos internacionais em diálogo. 01ed. Araraquara-São Paulo: Junqueira e Marin Editores, 2012, v. 01, p. 167-187.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Tessituras Formativas: articulação entre movimentos da docência e da aprendizagem docente. In: ISAIA, S. M. de A.; BOLZAN, D. P. V.; MACIEL, A. M. da R. (Orgs.). (Org.). Qualidade na educação superior: a universidade como lugar de formação. 1ªed. Porto Alegre: EduPUCRS, 2011, v. 02, p. 187-200.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Professional teaching development: quality indicators of higher education. In: Marília Costa Morosini. (Org.). Qualidade na educação superior: reflexões e práticas investigativas. 01ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011, v. 03, p. 341-360.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Indicadores de qualidade e desenvolvimento profissional docente. In: Marília Costa Morosini. (Org.). Qualidade na educação superior: reflexões e práticas investigativas. 01ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, v. 03, p. 361-381.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla HollwegSANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos; FIGHERA, A. C. M. ; ROSSETTO, G. A. R. S. . Qualidade e Aprendizagem Docente ISBN: 9788539701377. In: Maria Estela Dal Pai Franco; Marilia Costa Morosini. (Org.). Qualidade na educação superior: dimensões e indicadores. 01ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011, v. 04, p. 487-502.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação Permanente e Conhecimento Pedagógico Compartilhado: possibilidades na docência universitária – ISBN 9788573911251. In: Isaia, Silvia M. de Aguiar; Bolzan, Doris P. V.; Maciel, Adriana. (Org.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a educação superior. 1ed. Santa Maria: UFSM, 2009, v. 01, p. 01-15.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Trajetórias da docência: articulando estudos sobre os processos formativos e a aprendizagem de ser professor – ISBN 9788574308456. In: ISAIA, Silvia M. de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. (Org.). Pedagogia Universitária e Desenvolvimento Profissional Docente. 1ªed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009, v. 04, p. 01-478.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. A construção da profissão docente: possibilidades e desafios para a formação – ISBN 978857391251. In: Silvia Maria de Aguiar Isaía; Doris Pires Vargas Bolzan; Adriana da Rocha Maciel. (Org.). PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: tecendo redes dobre a Educação Superior. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009, v. 1, p. 163-176.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia Universitária e processos formativos: a construção de conhecimento pedagógico compartilhado. – ISBN: 9788574307381. In: EGGERT, Edla; TRAVERSINI, Clarice; PERES, Eliane; BONIN, Iara. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. 1ªed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 01, p. 102-120.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação Docente: em busca de possíveis indicadores de qualidade- ISBN: 9788574307688. In: AUDY, J, L; MOROSINI, M. C.. (Org.). Inovação e qualidade na universidade. Porto alegre: ED PUCRS, 2008. (bilíngue). 1ªed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 01, p. 510-525.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Faculty training: in search of quality indicatos – ISBN 9788574307689. In: Jorge Luis Nicolas Audy, Marília Costa Morosini. (Org.). Inovação e Qualidade na Universidade. 1ed. Porto alegre: EdiPUCRS, 2008, v. 1, p. 495-509.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação Docente: em busca de indicadores de qualidade E- BOOK ISBN: 9788574307688. In: Jorge Luis Nicolas Audy e Marilia Costa Morosini. (Org.). (Org.). Inovação e qualidade na universidade = Innovation and quality in the university, 2008, v., p. 510-525.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Docência Universitária e Profissionalização – ISBN 9788574307367. In: Cecília Luiza Broilo; Maria Isabel da Cunha. (Org.). Pedagogia Universitária e Produção de Conhecimento. 163ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v., p. -159.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Cultura e escrita na sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes. ISBN: 857391083-6. In: Dóris Pires Vargas Bolzan. (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. 1ed. Santa Maria, RS: UFSM, 2007, v. 1, p. 21-31.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. A construção do conhecimento Pedagógico compartilhado na formação de professores. – ISBN: 8573910798. In: FREITAS, Deisi S.; GIORDANI, Estela Maris; CÔRREA, Guilherme Carlos. (Org.). Ações Educativas e Estágios Curriculares Supervisionados. 1ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007, v. 01, p. 109-122.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. – ISBN: 7885308083. In: CUNHA, Maria Isabel. (Org.). Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. 01ed. Campinas: Papirus, 2007, v. 01, p. 161-177.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Trajetória profissional docente: desafios à professoralidade – ISBN 9788574307015. In: Maria Estela Dal Pai Franco e Elisabeth D. Krahe. (Org.). Pedagogia universitária e Áreas de Conhecimento. 1ªed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2007, v. 01, p. 01-12.
  • ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas. Tessituras dos processos formativos de professores que atuam nas licenciaturas. ISBN: 8588667568. In: Oswaldo Alonso Rays. (Org.). Educação, Matemática e física: subsídios para a prática pedagógica. 1ed. Santa Maria: Editora da UNIFRA, 2006, v. 01, p. 01-221.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Verbetes- Formação Docente e Educação Superior. ISBN: 8586260517. In: Marília Costa Morosini. (Org.). Enciclopédia de Pedagogia universitária: Glossário. 1ªed.Brasília: INEP-MEC, 2006, v. 02, p. 357-386.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação de professores/as: reflexões sobre os saberes e fazeres na escola. -ISBN: 8589833232. In: Helenise Sangoi Antunes. (Org.). Práticas educativas: repensando o cotidiano do (a) professores(as) em formação. 1ed. Santa Maria: UFSM/PROGRAD – Imprensa Universitária, 2005, v. 1, p. 83-100.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Atividade discursiva como elemento mediador na construção do conhecimento pedagógico compartilhado. – ISBN: 8589833496. In: Cleuza M. M. Alonso. (Org.). Reflexões sobre Políticas Educativas. 1ed. Santa Maria, RS: Palotti, 2005, v. 01, p. 117-128.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Alfabetização – ISSN 8532618472. In: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). O Lúdico na Formação do Professor. 1ªed. Santa Maria: Vozes, 1997, v. 1, p. 39-49.

Teses

Tese de doutorado – em andamento

  • Mônica Possebon. Programa especial de graduação: aprendizagem docente em contextos emergentes. Início: 2018. Tese (Doutorado em  Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Sheila Fagundes Goulart. Contextos Emergentes na Educação Superior: aprendizagem da docência e os processos formativos de estudantes cotistas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tasia Fernanda Wisch. Processos inclusivos e docência: contextos emergentes no Colégio de Aplicação da UFRGS. Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Tese de doutorado – concluídas

2018

  • Juliana Lima Moreira Rhoden. Professor voluntário: o ciclo da longedocência no ensino superior. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Silvana Zancan. Ser professor/pesquisador em contextos emergentes. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

2017

  • Silvana Martins Freitas Millani. Atividade docente de estudo de professoras do ciclo de alfabetização: vivências formativas em contextos de cultura escrita. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Sybelle Regina C. Pereira. Aprendizagem docente do professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Talita Flleig. Aprendizagem docente das egressas dos cursos de Pedagogia: docência para a infância. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vanessa Sandri. Aprendizagem docente no Ensino Superior: processos formativos de professores e estudantes. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Rosângela Silveira Ramos. PIBID de Química e Biologia do IFFAR: entre-lugar de auto(trans)formação permanente docente. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
  • Liliane Gontan Timm Della Méa. Avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES: A Internacionalização no Âmbito Institucional e na Perspectiva dos Professores Pesquisadores da UFSM. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, . Coorientador: Doris Pires Vargas Bolzan.

 2016

2015

2014

2013

2012

Dissertações

Dissertação de mestrado – em andamento

  • Jordana Rex Braun. Os processos formativos e os movimentos da/na aprendizagem da docência: a vivência dos contextos emrgentes em uma IES privada. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós – graduação em Educação – Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Héllen de Prá da Rosa. Processos formativos de professores/alfabetizadores: contextos emergentes na educação básica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós – graduação em Educação – Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lisiane Pappis. As unidades de apoio pedagógico e os contextos emergentes na educação superior: repercussões no desenvolvimento profissional docente. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós – graduação em Educação – Mestrado) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Andiara Dewes. Aprendizagem da docência univeristária: a gestão em contextos emergentes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabriela Cardoso. Avaliações externas e qualidade da educação: a organização do trabalho pedagógico em classes de alfabetização. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Thais Pulgati Trindade. Vivências e Experiências de Estagiários de Pedagogia e Educação Especial em Contextos Emergentes. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

Dissertação de mestrado – concluídas

 2017

  • Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente na Educação Infantil: Movimentos de Ensinar e Aprender em Turmas Multi-Ideias. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria.

2016

2015

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

Monografias

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização – em andamento

  • Jéssia Gelocha. Os contextos emergentes na gestão escolar de uma escola de educação infantil da rede municipal de Santa Maria. Início: 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jordana Rex Braun. Gestão escolar e o fomento à práticas de formação continuada: o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lisiane Pappis. Plano de Desenvolvimento Institucional: repercussões na organização/reorganização do trabalho desenvolvido pelos gestores na Educação Superior em contextos emergentes. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Helena Ludwig. Monografia. Uma análise dos contextos emergentes vivenciados pela gestão escolar e professores dos anos iniciais na rede municipal de Santa Maria. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização

2018

  • Hellen de Prá da Rosa. Concepções docentes e a gestão escolar na perspectiva do ciclo de alfabetização. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2017

2016

  • Gabriela Cedalia Cardoso. A Gestão Escolar e a Formação de Leitores: um encontro para a constituição do sujeito cidadão. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Thaís Pulgatti Trindade. Gestão Educacional e as Políticas Públicas: aprendizagens na formação inicial. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Daniela Dal’Ongaro. As alianças socioculturais no contexto de uma escola Municipal: a gestão pedagógica em debate. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Aline da Fontoura Prates. Gestão Escolar o professor como aprendiz em seu espaço de atuação. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2014

  • Andressa Wiebusch. As concepções dos professores formadores e dos acadêmicos em formação inicial acerca da Gestão Educacional. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2011

  • Barbara Schizzi. A Gestão Escolar e o Ensino da Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2010

  • Francine de Bem Rossi. A construção de conhecimento sobre a temática da gestão educacional: um estudo com acadêmicas do Curso de Pedagogia da UFSM. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Alexandra Pozzatti Marchesan. Organização do trabalho pedagógico e gestão da sala de aula: um estudo com alfabetizadoras. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tasia Fernanda Wisch. Escola regular e gestão das políticas públicas no contexto inclusivo: as narrativas docentes. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2009

  • Izabel Vieira da Silva. Software: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
  • Dilce Maria Stochero. O uso da tecnologia de comunicação no processo de ensino aprendizagem. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
  • Sandra Menezes Rodrigues. Educação a distância: limites e possibilidades no EAD. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
  • Lisandra Márcia Klein. A produção textual a partir do uso de mídias digitais. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
  • Fabiane Julieta Boeck. A influência do computador na aprendizagem das crianças. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
  • Mirta Liziane Wollmann. O uso da tecnologia como lúdico na aprendizagem em educação infantil. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
    Cláudia Marin da Silva. As TICs e suas implicações no contexto educacional das séries iniciais. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.
  • Lucianne Guedes Martins. As TICs e o porcesso de aprendizagem dos professores. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs) – Universidade Federal de Santa Maria – Universidade Aberta do Brasil.

2007

  • Noemi Lenz. As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2006

  • Tatiane Peixoto Isaia. Gestão da sala de aula: interação grupal como estratégia pedagógica para a apropriação compartilhada da lecto-escrita. 85 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk. A alfabetização e a organização do trabalho escolar: relações pertinentes à gestão educacional. 90 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Silvana Martins Freitas Millani. A interação entre o professor-estagiário e o professor-alfabetizador: contribuições a formação continuada na escola. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elisa Cristina Richardt. Dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita: atividades diversificadas na sala de aula como alternativa psicopedagógica. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Abordagem Institucional e Clínica) – Centro Universitário Franciscano.
  • Rosangela Bitencourt Mariotto. O professor alfabetizador e o gerenciamento dos seus saberes e fazeres no contexto escolar. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.

2005

  • Tariane Viero Bazana. A intervenção psicopedagógica no processo de leitura e de escrita: um estudo com crianças de 1ª série do Ensino Fundamental. 20 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) – Centro Universitário Franciscano.

2004

  • Fabiane Bayer. Parecer Descritivo: Construção de uma prática avaliativa. 50 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Luciana Almeida Severo Ferreira. Avaliação: professores sabem seu real significado?. 48 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Kéli Penteado Falk. A formação continuada de professores: olhares sobre o cotidiano de uma escola de Ensino Fundamental de Restinga Sêca/RS. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos. Construções teórico-práticas sobre a leitura e a escrita iniciais e sua repercussão na prática pedagógica: um estudo sobre alfabetizadoras de uma escola estadual de Santa Maria. 52 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Claudete Inês Arnt. Contribuições da psicopedagogia ao profissional alfabetizador. 20 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) – Centro Universitário Franciscano.

Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalho de conclusão de curso de graduação – em andamento

  • Marieli Pereira Doná. Alfabetização e progressão continuada: compreensão do processo dentro da escola pública. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalho de conclusão de curso de graduação – concluídos 

2018

  • Camila Teresinha da Silva Rodrigues. Programa Nacional de alfabetização na idade certa: formação continuada de docentes que atuam na alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Carolina Corrêa Gressler Barbosa. Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jéssica Gelocha. Gestão escolar e contextos emergentes na Educação Infantil: olhares possíveis. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2017

  • Jordana Rex Braun. Ciclo de Alfabetização: elementos que compõem o processo de ensinar e de aprender. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Helena Ludwig. Os Desafios e Contribuições dos Circuitos de Atividades Diversificadas: Vivências de Estágio nos Anos Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Valéria Donato. Contar e Ouvir História como Possibilidade Pedagógica na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2015

  • Andiara Dewes. Aprendizagem docente para a atuação na Educação Básica: formação inicial.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2013

  • Daniela Dal Ongaro. As variáveis socioculturais como mobilizadoras do planejamento didático do professor. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Aline Prates da Fontoura. Mediações pedagógicas na alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Paula Xavier. Concepções das professoras da Educação Infantil acerca da leitura e da escrita. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Fernanda dos Santos Brum. Formação Inicial: Um estudo sobre os processos formativos dos futuros docentes. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marilia Salles Bastos. Concepções docentes sobre o Programa Mais Educação em Discussão. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Milene Herrmann. Concepções sobre Leitura e Escrita em Classes Multisseriadas: Um estudo com professoras alfabetizadoras do município de Santa Clara do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2012

  • Thaís Pulgatti Trindade. A utilização de jogos no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Andressa Wiebusch. Aprendizagem Docente na Formação Inicial de Acadêmicas do Curso de Pedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2011

  • Karla Madrid Fonseca. Mediações Pedagógicas e a Aquisição da Lectoescrita por Crianças em Processo de Alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Fernanda Sanchotene Saraiva. A organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão a partir de narrativas de professores. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Camila Fleck dos Santos. A Formação do Pedagogo a partir das vozes discentes. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eveline Castro. Processos de leitura e escrita: análise sobre teorias de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2010

  • Josiely Niederaur Brasil. A utilização de objetos de aprendizagem por crianças em processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Itagiane Folmer. A construção da leitura e da escrita e o ensino de nove anos. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabriela Da Ros Araújo. Práticas de leitura e escrita na escola: as construções infantis. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Raquel Cunha Pospichil. Produções textuais de estudantes do 4º ano do ensino fundamental: construções possíveis no estágio curricular supervisionado. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria.

2008

  • Fernando Ferrão. O jogo e a construção da atitude cooperativa na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Bruna Lima Peixoto. Alfabetização: reflexões sobre a construção da leitura e da escrita na escola rural. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vanessa Dorneles. Professores alfabetizadores e as construções infantis: um estudo de caso sobre os erros construtivos no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lidiane Bessauer Nunes. A concepção de professores alfabetizadores sobre o ensino da leitura e da escrita. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eliana Avinio Berleze. O jogo e o lúdico na alfabetização matemática. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2007

  • Patrícia Santos Lima. O jogo como instrumento auxiliar no processo da lecto-escrita. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Zeila Christiane O. Rodrigues. A construção de textos no processo inicial de alfabetização nas escolas públicas estaduais em Santa Maria. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Carla Markus Lopes. A alfabetização e o ensino de nove anos: possibilidades e limites. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Fabiane Guerra Zanini. Uma proposta lúdica desenvolvida no 1º ano do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jamily Charão Vargas. Alfabetização: pensando uma prática reflexiva e construtivista. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Karin Antunes Dalla Pozza. Uma opção construtivista: para além da dicotomia teoria-prática. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mariana Luzia Corrêa. A construção de uma prática compartilhada. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mônica dos Santos Rodrigues Gomes. O desafio docente para a concretização de uma prática significativa. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Fabiane da Silva Montoli. A leitura e a produção de texto em uma 1ª série do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Alexandra Pozzatti Marchesan. Organização do trabalho pedagógico e gestão da sala de aula: um estudo com alfabetizadoras. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vanessa Dorneles. Construções infantis e professores alfabetizadores: um estudo de caso sobre os erros construtivos no processo de alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2006

  • Maria Elvira Medeiros de Souza. Proposta de Estágio: Alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Monica de Souza Trevisan. Proposta de Estágio: Construção do Conhecimento nos Anos Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mozara Zasso Spencer. Proposta de Estágio: Perspectivas Construtivistas para a Alfabetização. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Suzana Bracht Jaeschke. Proposta de Estágio: A Construção do Conhecimento na segunda série do Ensino Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elenice Penteado Silveira. Proposta de Estágio: Perspectivas Pedagógicas para as Séries Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Denise Pinto. Proposta de Estágio: Perspectivas Pedagógicas para o Ensino nos Anos Iniciais. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Elvira Medeiros de Souza. Repensando a alfabetização: a sala de aula como espaço de participação e construção do conhecimento. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mônica Trevisan. Construção e reflexão sobre a ação docente. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mozara Zasso Spencer. Caminhos para o processo de construção da leitura e da escrita: uma abordagem construtivista/interacionista no contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Suzana Bracht Jaerschke. Relatório de Estágio. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elenice Penteado Silveira. Em busca de práticas construtivistas para a formação de educandos. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Denise Gonçalves Pinto. Repensando a dimensão formativa em processo: construção/destruição/reconstrução teórico-prática no estágio curricular. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2005

  • Caren Rossi Cordeiro. A construção do conhecimento na 2ª série do Ensino Fundamental. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Carla Denise Berwanger. A interação escolar no processo de alfabetização. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabriela Machado Ribeiro. A aprendizagem escolar sobre a perspectiva construtivista: uma experiência em 1ª série. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Lucia Maria Paulikist. Educação de jovens e adultos: avançando na construção de conhecimentos. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marcia Saurin. Construindo saberes dentro de uma cultura de solidariedade e paz. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Rosangela Bitencourt Mariotto. A prática de ensino do professor alfabetizador.0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Silvana Martins Freitas Millani. A construção de saberes e fazeres no processo de alfabetização. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vanda Denise Puccini Da Corso. A Prática Pedagógica na Alfabetização: um grande desafio. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2004

  • Ana Carla Hollweg Powaczuk. Prática de Ensino nos Anos Iniciais-Alfabetização. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ariana Nobre da Silva. Relatório de Estágio: Prática de Ensino em 2ª série do Ensino Fundamental. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Celia Regina Manzano Maschke. Relatório de Estágio: Prática de Ensino em 2ª série do Ensino Fundamental. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Charlene Tereza Weber. Relatório de Estágio: Prática de Ensino em 4ª série do Ensino Fundamental. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Cristiane Ludwig. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental – 2ª série. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Débora Toniolo Augusti. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental- Alfabetização inicial. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Juliana Pinto Gomes. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental- 3ª série. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Milene Franke Brasil. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental-1ª série. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Sinara Pollom Zardo. Relatório de Estágio: Prática de Ensino do Ensino Fundamental – 2ª série/anos iniciais. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tatiane Peixoto Isaia. Relatório de Estágio: Prática de Ensino no Ensino Fundamental- Alfabetização nos anos iniciais. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Alexandra Silva dos Santos. Relatório de Estágio: Alfabetização em processo. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Manuelli Cerolini Neuenfeldt. Relatório de estágio: Uma Proposta Pedagógica para 1ª série: construções sobre leitura e escrita. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Greice Rabaiolli Ozelame. Relatório de Estágio: alfabetização em processo. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Deise Becker Kirsch. Relatório de Estágio: Leitura e Escrita Desafios dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Danielle Diniz Azevedo. Relatório de Estágio: construção da leitura e da escrita no ensino fundamental. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Rafaela Cassiana Cipolatt Barp. Relatório de Estágio: O Processo de leitura e de escrita em classe de alfabetização. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Carla Cioccari Costa. Relatório de Estágio: a construção do conhecimento na 2ª série do Ensino Fundamental. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2003

  • Bibiana Howes Carpes. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Cintia Elisa Aita. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Claudia Bulegon. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Mariane Willms Martins. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Rita Franchi da Silva. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ione Grasiel da Rosa Menezes. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ivan Braz da Silveira Cassol. Relatório Final de Prática de Ensino. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2002

  • Eduardo Freire dos Santos. Relatório de Prática no Ensino Fundamental. 351 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ladejane Ravagio. Relatos sobre a minha experiência docente. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Kéli Penteado Falk. Em busca de uma prática construtiva. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Karla Alexandra Rocha. Ser e Estar Professora nas Séries Iniciais. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Patrícia Lucion Roso. Relatório de Estágio : Uma Proposta Para Alfabetização. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
  • Elaine Conte. A experiência pedagógica de filosofar com crianças. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Claudete Inês Arnt. Relatos e reflexões sobre a prática de ensino. 170 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ana Paula dos Santos. Relatório de estágio em uma segunda série. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ana Cristina Böer. Relatório de Estágio nas Séries Iniciais. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Claudia Marin Silva. Relatório Final da Prática Educativa. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Ana Michele Nogueira Maciel. Proposta pedagógica para o estágio curricular. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Liliane Bruck. Relatório de Estágio. 153 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Luciana Fumaco Haito. Relatório de Estágio. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Fabiane Bayer. Relatório de Estágio. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Laila Frazzon Samara. Relatório de Estágio. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Josiane Pozzatti Dal Forno. Relatório de Estágio. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tariane Viero Bazana. Relatório de Estágio. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1997

  • Adriana Scotti Amaral. Relatório de Prática de Ensino em Audiocomunicação II. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marionice Rizzatti. Relatório de Prática de Ensino em Audiocomunicação II. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Katia Bomfiglio Espíndola. As Hipóteses Iniciais de Leitura e Escrita de Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

Iniciação Científica

Orientações em andamento

  • Dóris Waleska Gubert. Educação Superior e Contextos Emergentes (PUC/RS). Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA/FAPERGS/CNPq.
  • Marina Cereta. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação Científica. (Graduanda em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tayane Garcia Pereira. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação Científica. (Graduanda em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Orientações concluídas

2018

  • Eduarda Rodrigues Roubuste. Cultura escrita: práticas alfabetizadoras na escola. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Jéssica Gelocha. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Jéssica Ribeiro Pippi. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Educação no Campo – Ead) – Universidade Federal de Santa Maria, PROBIC/CNPQ.

2017

  • Marilia Salles Bastos. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jordana Rex Braun. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Helena Ludwig. Docência e Processos Formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

2016

  • Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Hellen de Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

2015

  •   Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  •  Hellen de Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Thaís Pulgatti Trindade. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.

2014

  •  Thaís Pulgatti Trindade. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de Estudantes e Formadores da Educação Superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  •  Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Hellen da Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, PROBIC/CNPQ. Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
  • Raquel Brischke. Cultura Escrita: saberes e fazeres docentes em construção. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Thaís Pulgatti Trindade. A pesquisa como provocadora de novos saberes: quem é o professor iniciante?. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Hellen de Prá da Rosa. A aprendizagem da docência: a dinâmica organizacional do currículo de um curso de Pedagogia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  •  Andiara Dewes. Aprendizagem da docência: atividades de formação dos professores dos cursos de pedagogia de uma IES. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  •  Marilia Salles Bastos. Múltiplas facetas na proposição de um curso de licenciatura: a formação do educador especial em debate. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  •  Gabriela Cedalia Cardoso. A aprendizagem da docência: a dinâmica organizacional do currículo de um curso de Pedagogia. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Raquel Brischke. Saberes e fazeres docentes sobre a cultura escrita: a construção de circuitos de atividades diversificadas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

 2013

  • Marilia Salles Bastos. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Thaís Pulgatti Trindade. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de Estudantes e Formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Andiara Dewes. Aprendizagem da Docência: Processos formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Hellen da Prá da Rosa. Aprendizagem da Docência: Processos formativos de estudantes e formadores da Educação Superior.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, PROBIC/CNPQ.
  • Fernanda dos Santos Brum. Aprendizagem da Docência: Processos formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – noturno) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabriela Cedalia Cardoso. Cultura Escrita: saberes e fazeres docentes em construção. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2012

  • Andressa Wiebush. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos das professoralidade na educação básica e superior. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Thaís Pulgatti Trindade. Cultura escrita: saberes e fazeres docentes em construção. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2011

  • Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Fernanda Sanchotene Saraiva. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Aline da Fontoura Prates. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.
  • Thaís Pulgatti Trindade. Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Daniela Dal Ongaro. Aprendizagem da Docência: Processos Formativos de estudantes e formadores da Educação Superior. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia – Licenciatura Plena – diurno) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

2010

  • Renata Oliveira Melgarejo. Projeto de Pesquisa Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Fernanda Sanchotene Saraiva. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

2009

  • Tatiane Cristine Fröelich. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Karla Madrid Fonseca. Projeto de Pesquisa Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Fernanda Sanchotene Saraiva. Projeto de pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Gabriela Da Ros Araújo. Projeto de Pesquisa Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Renata Melgarejo. Projeto de Pesquisa: Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Karla Madrid Fonseca. Projeto de Pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Josiely Niederauer Brasil. Projeto de Pesquisa: Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas pesrpectivas para educação básica e superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.

2008

  • Vanessa Dorneles. APRENDIZAGEM DOCENTE E PROCESSOS FORMATIVOS: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Tatiane Cristine Froelich. APRENDIZAGEM DOCENTE E PROCESSOS FORMATIVOS: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Tásia Fernanda Wisch. Aprendizagem Docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Elisete Silveira. Aprendizagem docente e Processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior e. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • Lidiane Bessauer Nunes. Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2007

  • Alexandra Pozzatti Marchesan. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: construindo saberes e fazeres acerca da leitura e da escrita. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tasia Fernanda Wisch. Aprendizagem docente e Processos Formativos: novas perspectivas para educação básica e superior. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.

2006

  • Silvana Martins Freitas Millani. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a Alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2006. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Carla Markus Lopes. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: compartilhar e recosntruir saberes e fazeres. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Alexandra Pozzatti Marchesan. Atividades diversificadas em Sala de Aula: compartilhar e recosntruir saberes e fazeres. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Lisiane Pappis. Atividades diversificadas em sala de aula: construindo e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

2005

  • Rosangela Bitencourt Mariotto. Atividade Diversificada em Sala de Aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita.. 2005. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Probic Programa Institucional de Iniciação Científica.
  • Lisiane Pappis. Atividade diversificada em sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Programa das Licenciaturas.
  • Carla Markus Lopes. Leituras de mundo e vivências pedagógicas: o processo de formação docente em construção. 2005. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Financiamento Institucional Para Extensão.
  • Carla Denise Berwanger. Atividade Diversificada em sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica.
  • Mozara Zasso Spencer. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Programa das Licenciaturas, Programa das Licenciaturas.

2004

  • Deise Becker Kirsch. Atividade Diversificada em sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2004. 22 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Manuelli Cerolini Neuenfeldt. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2004. 82 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Silvana Martins Freitas Millani. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2004. 30 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2003

  • Elisa Cristina Richardt. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2003. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2002

  • Greice Rabaiolli Ozelame. Processo de leitura e escrita: uma construção compartilhada entre jovens e adultos. 2002. 25 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Greice Rabaiolli Ozelame. O aluno/professor do Curso de Pedagogia e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Lediana Cargnin. O aluno/professor e a alfabetização: construções pedagógicas e epistemológicas na formação profissional. 2002. 28 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

1998

  • Ana Deise Ávila Saccol. A importância dos Antecessores cognitivos na construção da leitura e da escrita: uma análise das primeiras séries. 1998. 35 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Viviany Fontoura Nunes. A importância dos antecessores cognitivos na construção da leitura e da escrita: uma análise das primeiras séries. 1998. 35 f. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

Periódicos

Artigos completos publicados em periódicos

Citações: 1

  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende? ISSN 0101-9031. Educação (UFSM), Santa Maria, RS, v. 29, n.02, p. 121-133, 2004.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Construção de conceitos: percursos vygotskianos ISSN 0103-6041. Cadernos do Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, v. 16, n.01, p. 143-153, 2003.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Refletindo sobre o que a criança pensa a respeito de ler e escrever. Revista do Professor, Rio Pardo/RS, v. 17, n.65, p. 17-19, 2001.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. A fragmentação do saber: como buscar sua superação?. Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM), Santa Maria, RS, v. 43, p. 10-11, 2001.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Interfaces da alfabetização – Abordagens enfocam a natureza complexa do processo de ler e escrever. Revista do Professor, Porto Alegre, RS, v. 14, n.57, p. 15-16, 1999.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. O processo de abstração reflexionante: algumas reflexões sobre ensinar e aprender. Revista Cadernos de Educação Especial, Santa Maria/RS, v. 13, p. 85-93, 1999.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Função Semiótica: Construindo um ensaio. Coletâneas do PPGEDU, Porto Alegre, RS, v. 06, n.16, p. 07-13, 1998.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. A produção em diferentes domínios: Algumas reflexões a partir da práxis. Cadernos do Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, v. 11, n.2, p. 223-234, 1998.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Professores/as como investigadores/as da própria prática. Cadernos do Aplicação (UFRGS), Porto Alegre, RS, v. 11, n.2, p. 187-197, 1998.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. O Construtivismo e a formação profissional: algumas reflexões sobre o ensinar e o aprender no 3º grau na Universidade. Caderno Nº 1 da Jornada de Ensino Universitário, Santa Maria, RS, v. 1, p. 48-60, 1998.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Psicopedagogia: Evolução Histórica e suas Perspectivas na prática pedagógica. COLETANEAS DO POS-GRADUACAO/UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 4, n.11, 1997.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Porque nossas crianças não aprendem: as abordagens psicogenéticas e sócio-interacionista. COLETANEAS DO PROGRAMA EM POS-GRADUACAO EM EDUCACAO/UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 03, n.08, 1996.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. O Saber escolar mediado. CADERNOS DO APLICACAO, v. 9, n.1/2, 1996.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas. Processo de aprendizagem na interação instrucional e social. CADERNOS DE PSICOSSOCIOLOGIA E EDUCACAO/UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 03, n. 02, 1995.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; MARASCHIN, Maria Luiza. Gênese do Conceito de decalagem. EDUCACAO E REALIDADE, v. 19, n.1, 1994.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; Avaliação: Difícil tarefa do cotidiano escolar. CADERNOS DO APLICACAO, Porto Alegre, RS, v. 7, n.1, 1994.
  • BOLZAN, Doris Pires Vargas; ÁVILA, Vera Maria Zambrano. Leitura e escrita: reflexões cotidianas. CADERNOS DO APLICACAO, v. 6, n.1, 1993.
  • BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS; POWACZUK, Ana Carla Hollweg ; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar . Ser formador nas licenciaturas: desafios da aprendizagem docente ISSN:1809-4309. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 13, p. 01-20, 2018.
  • DEWES, ANDIARA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS . Gestão universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 39, 2018.
  • DAL ONGARO, DANIELA ; BOLZAN, DORIS PIRES VARGAS ; WISCH, TASIA FERNANDA . A organização da vida e da realidade escolar: olhares sob a perspectiva das experiencias socioculturais. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 1, p. 9, 2018.

Orientações de outra natureza

2017 – em andamento

  • Lisiane Pappis. Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. Apoio Técnico – Nível Superior CNPq.

2012

  • Karla Madrid Fonseca. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2012. Orientação de outra natureza. (Bolsista de Apoio Técnico de Nível superior) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2011

  • Francine de Bem Rossi. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2011. Orientação de outra natureza. (Bolsista de Apoio Técnico de Nível superior) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2010

  • Francine de Bem Rossi. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. 2010. Orientação de outra natureza. (Bolsista de Apoio Técnico de Nível superior) – Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2009

  • Karla Madrid Fonseca. Monitoria da Disciplina MEN 1084 – Fundamentos da Leitura e da Escrita. 2009. Orientação de outra natureza. (Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal da Santa Maria.
  • Karla Madrid Fonseca. Monitoria da Disciplina MEN 1170 – Processos da Leitura e da Escrita I. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2008

  • Tasia Fernanda Wisch. Monitoria na disciplina MEN 1084 Fundamentos da Leitura e da Escrita. 2008. Orientação de outra natureza. (Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria.
  • Tatiane Cristhine Froëlich. Monitora da Disciplina MEN 1176. 2008. Orientação de outra natureza. (Educação Especial) – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal da Santa Maria.
  • Vanessa Dorneles. Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura escrita. 2007. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Financiamento Institucional Para Extensão.

2006

  • Francine De Bem Rossi. Leitura de Mundo e Vivências Pedagógicas: o processo de formação docente em construção. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria, Financiamento Institucional Para Extensão.
  • Mozara Zasso Spencer. Monitora na disciplina MEN 1045- Leitura e escrita: socigênese e psicogênese. 2006. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Maria.

2004

  • Débora Toniolo Augusti. Monitoria nas disciplinas de Métodos e Processos de Alfabetização I e II. 2004. 10 f. Orientação de outra natureza – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

2003

  • Débora Toniolo Augusti. Monitoria na Disciplina de Métodos e Processos de Alfabetização I e II. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza – Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
  • Vilsiane Pereira. Monitoria não subsidiada na Disciplina de Métodos e Processos de Alfabetização II – MEN 341. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza – Universidade Federal de Santa Maria.