GRUPO DE PESQUISA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (GPTEC)
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Persona Stories: Cenário Entre Facas e Problemas
Jogo desenvolvido para ser aplicado na disciplina de Interação Humano Computador, possibilitando trabalhar, de forma prática e lúdica, o design de IHC no contexto da construção de cenários de problema e de interação. O jogo também possui uma versão acessível, desenvolvido para jogadores com deficiência visual.
Em Persona Stories, você entra na cozinha de Kenji, um jovem chef que luta para organizar seu restaurante em meio a receitas bagunçadas, distrações e imprevistos. Sua assistente Naomi registrou cada detalhe desses desafios em cartas que agora estão em suas mãos.
O jogo é cooperativo: os jogadores devem trabalhar juntos para decidir quais cartas representam os problemas reais de Kenji e quais não fazem parte do cenário. Em cada turno, você pode revelar uma carta para todos ou descartar em segredo aquela que parece irrelevante. A cada escolha, o grupo se aproxima da construção do Cenário de Problemas, onde as pistas se conectam para revelar a verdadeira jornada do chef.
No final, o desafio é transformar as cartas relevantes em uma narrativa clara, coerente e estratégica. A pontuação mede o quanto a equipe conseguiu identificar corretamente os problemas e evitar distrações.
Entre Facas e Problemas não é só um jogo — é uma experiência de análise coletiva, tomada de decisão e criação de histórias que aproximam os jogadores dos dilemas do dia a dia de uma cozinha movimentada.
Autores: Giliane Bernardi e Andre Zanki Cordenonsi.
Atividades Literárias com Café
Jogo desenvolvido para ser aplicado em disciplinas de Engenharia de Software, possibilitando trabalhar, de forma prática e lúdica, o desenvolvimento de Diagramas de Atividades da UML por meio de uma simulação de Estudo de Caso.
Entre no universo da Editora Páginas e Inspiração e descubra como nasce um livro!
Dentro do jogo, você e sua equipe vão assumir o papel de escritores, editores e designers, enfrentando desafios para transformar ideias em obras publicadas. Cada movimento é uma xícara de estratégia: explorar salas da editora, coletar recursos, sabotar adversários ou negociar alianças.
O objetivo é claro: ser a primeira equipe a montar corretamente o Diagrama de Atividades da publicação de um livro. Mas cuidado: recursos podem ser roubados, cartas inesperadas podem mudar o rumo do jogo, e só quem tiver raciocínio rápido e espírito de equipe chegará ao final!
Um jogo que mistura diversão, lógica e estratégia, ideal para quem ama literatura, criatividade e, claro, café!
Autores: Giliane Bernardi e Andre Zanki Cordenonsi.
Classificação Animal: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Conceitos de Orientação a Objetos
Jogo desenvolvido para ensinar os principais conceitos de orientação a objetos por meio de uma atividade lúdica envolvendo a classificação do reino animal por meio de cartas visuais. O jogo pode ser aplicado em disciplinas de Engenharia de Software, possibilitando uma melhor compreensão dos principais conceitos relacionados à OO, essenciais para trabalhar os diagramas da UML.
Imagine aprender os conceitos de Orientação a Objetos brincando! O jogo foi criado para transformar conceitos complexos em uma experiência prática, criativa e envolvente.
Cada participante recebe um baralho de cartas ilustradas, representando animais com diferentes atributos e operações. A missão é analisar essas características e organizar os animais em classes, aplicando conceitos como herança, agregação e herança múltipla.
Na primeira fase, os jogadores trabalham com as cartas básicas de animais, identificando suas semelhanças e diferenças. Depois, entram em cena as cartas especiais — como novos animais e zoológicos — que desafiam os estudantes a pensar em relações mais avançadas entre as classes, como agregação e herança múltipla.
Para fechar com chave de ouro, os alunos são convidados a criar suas próprias cartas, aplicando o que aprenderam de maneira autoral e divertida.
Autores: Giliane Bernardi e Andre Zanki Cordenonsi.
TimeExplorer: História da Tecnologia
Cardgame para apoiar o ensino e aprendizagem da linha do tempo da tecnologia digital, usados em disciplinas de Introdução à Gestão Eletrônica de Documentos, possibilitando uma forma de visualizar a história da tecnologia e sua relação com os documentos digitais através de uma experiência lúdica.
Prepare-se para uma viagem no tempo cheia de descobertas e desafios!
Nosso jogo é jogado em grupo, com cartas especiais que trazem acontecimentos e marcos de diferentes épocas. Cada jogador recebe cartas e, sem ver o verso delas, precisa usar sua memória, lógica e noção histórica para colocá-las na ordem correta dentro de uma linha do tempo que se forma sobre a mesa.
A partida começa com a carta do ano de 1979 no centro. A partir daí, cada rodada segue no sentido horário: um jogador por vez lê sua carta em voz alta e tenta encaixá-la no ponto certo da linha do tempo. Se acertar, conquista pontos; se errar, não pontua — mas em ambos os casos o verso da carta é revelado, trazendo curiosidades e informações que enriquecem a experiência de todos.
O jogo segue até a última carta ser posicionada. No fim, vence quem tiver acumulado mais pontos, mas todos saem ganhando conhecimento e boas histórias dessa jornada.
É mais do que um jogo: é um mergulho interativo na história, que mistura competição, aprendizado e diversão!
Autores: Andre Zanki Cordenonsi e Giliane Bernardi.
Os Aventureiros da Vila Belga: O Assassinato do Professor Miguel
O jogo apresenta como proposta uma narrativa investigativa onde os jogadores devem percorrer diferentes espaços, com foco na exploração do Distrito Criativo Centro-Gare (DCCG), e tem como principal impacto esperado a sua utilização por escolas da região, visando a apropriação e identidade cultural do contexto histórico da formação da cidade e do estado do RS. A ideia é fomentar a preservação da identidade cultural e histórica de Santa Maria.
Prepare-se para entrar em uma investigação cheia de mistério, enigmas e decisões estratégicas!
Os Aventureiros da Vila Belga – O Assassinato do Professor Miguel é um jogo cooperativo de investigação, no qual todos os jogadores assumem o papel de detetives em busca da verdade. Aqui, ninguém joga sozinho: ou todos vencem juntos… ou todos perdem juntos.
Durante a partida, os jogadores exploram cenários representados por tabuleiros, encontram pistas escondidas e enfrentam inimigos que tentam impedir a investigação. O Livro do Caso conduz a narrativa, revelando novas situações, personagens e desafios conforme a equipe avança.
Cada turno é uma escolha estratégica: investigar, descansar, ajudar colegas ou atacar. As decisões precisam ser tomadas em conjunto, aproveitando as habilidades únicas de cada personagem. Além disso, os Desafios Épicos trazem enigmas instigantes, que só podem ser resolvidos com cooperação e raciocínio lógico.
Com tabuleiros, miniaturas, cartas e marcadores, cada detalhe foi pensado para criar uma experiência de suspense, estratégia e cooperação. O mistério do assassinato do Professor Miguel está à sua espera, e somente com união e astúcia vocês conseguirão revelar o culpado e concluir a investigação.
Reúna seus amigos, escolha seu personagem e mergulhe na atmosfera enigmática da Vila Belga. O caso está aberto. Vocês têm coragem para resolvê-lo?
Autores: Giliane Bernardi e Andre Zanki Cordenonsi.


