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IDEIA – Educação em Ciências

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IDEIA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

luiz.neto@ufsm.br +55 (55) 3220-8197 Prédio:16 Sala:3360 – Centro de Educação

Projetos

Ensino

Com o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus a educação básica está sendo afetada, não só pela falta de equipamentos tecnológicos para o ensino remoto, mas pela falta de interação social. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo unir o ensino remoto de ciências da natureza e a alfabetização científica, por meio da produção de seis vídeos que representem a visitação em três espaços de educação não formal em Santa Maria: o Jardim Botânico da UFSM, o CAPPA – Centro de Apoio a Pesquisas Paleontológicas e o Criadouro Conservacionista São Braz. Os vídeos serão adequados às habilidades propostas pelos currículos vigentes (BNCC/ RCG) e como forma de garantir a acessibilidade aos estudantes que não possuem internet os mesmos farão parte da programação da TV campus. Além dos vídeos, serão produzidos materiais de apoio para o professor, os quais serão também amplamente divulgados nas redes sociais, canais e grupos. Espera-se assim, contribuir com a educação básica neste período de ensino remoto, por meio de uma equipe multidisciplinar formada para a construção de um acervo de recursos educacionais digitais (vídeos e materiais complementares) com possível potencial de contribuir para a alfabetização científico-tecnológica e popularização da ciência.
Objetivos
Esta proposta visa, a cabo, veiculação de seis vídeos, adequado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e adaptado para rádio ou televisão, de visitas virtuais aos espaços de educação científica da região de Santa Maria/RS, criados por meio de ações que integrem a UFSM com a Educação Básica e qualifiquem a formação de licenciandos. Para se alcançar este objetivo, são propostas as seguintes etapas, transformadas em objetivos específicos/parciais: a)criação de uma equipe multidisciplinar e com diferentes experiências (comunidade de prática) b)estudo dos documentos curriculares vigentes (BNCC, RCG e DOC-SM) e levantamento dos recursos disponíveis para o estudo das Ciências da Natureza na Educação Básica. c)planejamento de episódios audiovisuais (pré-produção) – roteiro, argumento, locações, direção de arte etc. d)gravação dos episódios (produção) e)edição, finalização, tradução para LIBRAS, e divulgação dos episódios (pós-produção) f)produção dos materiais complementares de apoio pedagógico (todos com acesso livre, aberto e gratuito) g)divulgação dos recursos produzidos e acompanhamento da audiência e do uso dos episódios/materiais complementares nas escolas de educação básica da região de Santa Maria (com desenvolvimento de ecossistemas comunicativos em redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube ) h)produção de artigos acadêmicos e de divulgação da experiência de produção dos episódios

Pesquisa

Descrição: A relevância da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea é consensual, mas, contraditoriamente, poucos são os instrumentos que avaliam o interesse de jovens por esses temas, em especial quando relacionados às suas escolhas profissionais. O aprofundamento de como os jovens se relacionam com o conhecimento científico e tecnológico se faz necessária e urgente para tomada de decisões como aquelas advindas da Reforma do Ensino Médio e seus itinerários formativos. Essa proposta de pesquisa propõe, como forma de suprir essa demanda, a aplicação, em escala estadual, do instrumento ROSE – The Relevance of Science Education, já aplicado e validado em mais de 40 países ao redor do mundo. Esse instrumento, aplicado a jovens da faixa dos 15 anos, mostrará tanto os impactos da pandemia nas percepções e atitudes desses jovens, quanto trará subsídios consistentes para a implementação dos itinerários formativos no Rio Grande do Sul. Desta forma, o objetivo desta proposta é aplicar o questionário ROSE no estado, mapear os resultados de interesse dos jovens pelos temas científicos e tecnológicos, compará-los com dados nacionais anteriores à pandemia e discutir a relação entre o interesse dos jovens pela área e suas escolhas educacionais (carreira) e profissionais..
Integrantes: Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto – Coordenador / Daniel Morin Ocampo – Integrante / Fernando Primitivo Romero Bordin – Integrante / Poliana Antunes da Rosa – Integrante / Riceli Gomes Czekalski – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Auxílio financeiro.

(2019-2021) Projeto aprovado na Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019 Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica (Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências).

O Brasil, depois de se aproximar da universalização do acesso à escola, passa por uma série de reformas educacionais visando qualificar a educação básica, A criação de um currículo comum, a ampliação da importância dos testes padronizados repercutem nas reformas do ensino médio, transformadas em lei. Os estudantes podem escolher um, dentre cinco, itinerários formativos a depender de suas preferências ou oportunidades. A educação STEM (ciência-tecnologia-engenharia-matemática) é uma abordagem que pode viabilizar o cumprimento de objetivos e metas fundamentais para o ensino de ciências, como os previstos nas políticas públicas que atualmente regem o ensino, como a Base Nacional Comum Curricular. O presente projeto propõe a análise da viabilidade do ensino STEM no contexto da cidade de São Vicente do Sul/RS tanto no que tange a formação inicial quanto a formação continuada de professores deste município.
Objetivos
Objetivo geral: Analisar a viabilidade do ensino STEM no contexto das escolas públicas de São Vicente do Sul por meio do desenvolvimento de atividades experimentais com os estudantes da educação básica destes colégios, bem como sob a ótica dos professores em exercício nestas escolas e dos acadêmicos de Licenciatura de Ciências Biológicas e de Química do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul a partir de encontros de formação. Objetivos específicos: – Analisar as limitações e potencialidades da educação STEM na ótica de professores das escolas municipais e estaduais de São Vicente do Sul; – Analisar as limitações e potencialidades da educação STEM na ótica dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas; de Química e da Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFFar – SVS; – Avaliar a contribuição da implementação das atividades experimentais para os estudantes da educação básica; – Contribuir na formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza; – Conhecer o interesse dos jovens de São Vicente do Sul frente à STEM através do questionário Barômetro Brasil; – Fomentar a prática reflexiva e a percepção do professor pesquisador nos educadores e acadêmicos participantes das atividades.


Tese de Doutorado: Janaína Pretto Carlesso


Problema de Pesquisa: As intervenções em sala de aula poderão contribuir significativamente no desempenho cognitivo dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental?

Objetivos: Incentivar o Ensino de Ciências em sala de aula nos 1º anos de escolarização da criança, estimulando o desenvolvimento cognitivo e habilidades da criança, também nas demais áreas do conhecimento (língua portuguesa, matemática etc…); Avaliar o desempenho cognitivo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Santa Maria-RS.

Método: Amostra – 49 alunos, divididos em dois grupos: Grupo experimental (GE) – acompanhamento de 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental durante o 2º semestre de 2013. Nesse grupo serão desenvolvidas intervenções educativas em sala de aula com enfoque especial no ensino de ciências. Grupo Controle (GC) – 24 alunos do 3º ano do ensino fundamental. Não serão desenvolvidas as intervenções educativas com enfoque especial no ensino de ciências nesse grupo. Intervenções Educativas com enfoque no Ensino de Ciências: serão planejadas por uma Equipe multidisciplinar (biólogos, pedagogo, psicólogo, educador físico e regente (GE) em encontros semanais na UFSM).

Etapas do estudo: (1°) Avaliações cognitivas de todos os alunos através do Método Clínico Piagetiano. As avaliações serão registradas com câmera filmadora e posteriormente será realizada a análise de cada vídeo para elaboração do diagnóstico operatório de cada aluno. (2°) Intervenções com enfoque no Ensino de Ciências, serão aplicadas em sala de aula pelo professor; (3°) Anamnese Clínica: entrevista com os pais dos alunos; (4°) Será realizada uma Avaliação Diagnóstica do desempenho escolar (provas de português, matemática e ciências – aplicação do Instrumento de Avaliação diagnóstica do Projeto Avalia BH) ; (5°)  Reavaliações cognitivas de todos os alunos.

Estudo Comparativo – As intervenções educativas com o enfoque especial do ensino de ciências em sala de aula trabalhadas com a amostra que compõe o grupo experimental (GE) contribuíram significativamente no raciocínio cognitivo desses alunos?     Para obter esse resultado será realizada uma análise comparativa do desempenho cognitivo dos alunos obtidos nas avaliações diagnósticas nos dois grupos estudados (GE) e (GC) no pré e pós-teste cognitivo.


Dissertação de Mestrado: Jaiane de Moraes Boton


Objetivo: A pesquisa visa analisar a evolução dos critérios de avaliação dos livros didáticos de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º anos) no âmbito do PNLD, no período de 1996 à 2013. Além disso, pretende-se estudar o processo de escolha por professores desses anos, conhecer os critérios utilizados pelos docentes na opção pela obra a ser adotada, as interferências internas e externas ao andamento do processo, as opiniões e sugestões a esse Programa. Sinalizar e difundir um conjunto de sugestões e recomendações para auxiliar os professores no processo de escolha, e sugerir recomendações para o MEC, para que o programa torne-se cada vez mais transparente e eficaz.

Metodologia: o trabalho se desenvolve a partir de uma pesquisa documental. Ela pode ser um aspecto dominante em trabalhos que visam mostrar a situação atual de um determinado assunto ou que tentam traçar a evolução histórica de um problema, sendo o segundo aspecto pertinente a esta pesquisa. Após a coleta das informações é necessário realizar o tratamento destas informações. Para tanto, traçamos o seguinte percurso: (1) Leitura, (2) Identificação de ideias centrais e relevantes, (3) Categorização e (4) Análise dos resultados. No caso específico de análise de documentos, ou seja, textos prontos e arquivados, faz-se necessário o emprego de um roteiro de questões e/ou categorias que orientem a coleta dos dados escritos. Tal roteiro indica questões a serem respondidas mediante a leitura crítica de um documento. Os roteiros de análise são elaborados para auxiliar o pesquisador a localizar informações relevantes em meio a um conjunto de informações variadas. Para análise dos resultados utilizaremos a Análise do Conteúdo que é um conjunto de procedimentos de análise que aposta no rigor do método como forma de não se perder na diversidade de seu objeto de pesquisa.


Dissertação de Mestrado: Natália Borba Possebon


Resumo: A pesquisa visa estudar de que forma os fatores – Escola, Família e Sujeito – influenciam no desempenho de alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Inicialmente será realizada uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico. Como fontes de pesquisa serão utilizados o Portal de Periódicos e Banco de Teses da CAPES e livros. Para a coleta de dados pretende-se aplicar o programa computacional Ensinando o Cérebro (ENSCER) nos estados que compõem o Grupo IDEIA (MT, SE, SP e RS); Em seguida, a fim de aprofundar o estudo, estabeleceu-se como percurso: (1) seleção de uma das escolas públicas da cidade de Santa Maria/RS; (2) análise do desempenho – em Português, Matemática e Ciências – dos alunos na realização do ENSCER; (3) Seleção dos alunos que obtiverem desempenho abaixo da média; (4) entrevista e/ou questionários com os professores; (5) Anamnese Clínica com os pais; (6) entrevista e/ou questionários com os alunos; (7) entrevista e/ou questionários com profissionais especializados (como: médicos, psicopedagogos, educadores especiais). Entende-se que o método de pesquisa que melhor se enquadra para alcançar o objetivo proposto, que é o estudo de um fenômeno real, contemporâneo, é o estudo de caso. De acordo com Gil (2009), estudo de caso é um modelo proposto para a produção do conhecimento num campo específico, que aponta princípios e regras a serem observados ao longo de todo o processo de investigação. Caracteriza-se por ser um estudo profundo de uma unidade simples. Os estudos de caso possibilitam estudar em profundidade o grupo, a organização ou o fenômeno, considerando suas múltiplas dimensões.


Dissertação de Mestrado: Micheli Bordoli Amestoy


Problema de pesquisa: Quais são os pontos convergentes na tríade: interesses de alunos de 15 anos X documentos oficiais X Livro Didático?

Objetivos: Identificar quais são os conteúdos abordados e considerados importantes em Livros Didáticos (LD) de Ensino Médio de Biologia e documentos oficiais, traçando um paralelo com o que jovens de 15 anos estão interessados em aprender.  Busca-se encontrar semelhanças ou diferenças de interesses e tentar delinear a ideia de LD “ideal” que contemple os conteúdos necessários a aprendizagem desses alunos, mas com itens que despertem a curiosidade de assuntos valorizados pelos estudantes dessa faixa etária.

Metodologia: O trabalho se desenvolve a partir de uma pesquisa documental. Alguns dados utilizados fazem parte do trabalho – SANTOS GOWN, A. M. As opiniões, interesses e atitudes dos jovens brasileiros frente à ciência: uma avaliação em âmbito nacional. 242p. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação: Ensino de Ciência e Matemática) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.Os dados a serem utilizados foram obtidos após a aplicação do questionário ROSE – The Relevance of Sicence Education que foi aplicado em 77 escolas de todos os estados do Brasil, contabilizando 2365 estudantes que responderam ao questionário. Desses dados, serão selecionados temas de Biologia de maior e menor interesse dos alunos de 15 anos, os quais nortearão a pesquisa e análise em Livros Didáticos de Biologia e documentos oficiais.O critério de escolha dos LDs será estar presente no último PNLD de 2012. Das escolas de Ensino Médio de Santa Maria (SM), será realizada uma busca no site do FNDE (https://www.fnde.gov.br/distribuicaosimadnet/pesquisar) para identificar quais são os livros utilizados por essas escolas. Desses, serão selecionadas as 3 coleções mais utilizadas nas escolas em SM.  A busca nos documentos oficiais inicialmente será nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Diretrizes Curriculares, Matriz do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Programa Referência UFSM (COPERVES). Quanto aos objetivos da pesquisa, ela se caracteriza como exploratória, uma vez que, serão feitas buscas para posteriores análises.  Considera-se também uma pesquisa descritiva, ao passo que serão analisados, descritos e discutidos os resultados obtidos. E poderá concretizar-se em uma pesquisa explicativa, ao passo que no decorrer do trabalho poderão surgir resultados que sustentem a afirmação de determinados resultados.

Etapas do estudo: (1) Leitura, (2) Escolha dos Livros Didáticos, (3) Seleção dos temas de maior e menor interesse dos estudantes de 15 anos (4) Análise dos Livros Didáticos e Documentos oficiais (5) Categorização dos resultados (6) Análise e tabulação dos dados.


Dissertação de Mestrado: Karine Bueno do Nascimento 


 

Objetivo: A pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com o desempenho de alunos da Educação Básica em avaliações de larga escala (Prova Brasil).

Metodologia: o trabalho se desenvolve a partir de uma pesquisa documental. Para tanto, utilizar-se-á dados do PNLD de 2004 para o 4° série (5° ano) e do PNLD 2008 para a 8° série (9° ano), os quais serão analisados conjuntamente com os resultados obtidos pelos alunos da educação básica na Prova Brasil em língua portuguesa e matemática nos anos de 2007 para o 5° ano e 2011 para 9° ano em âmbito nacional. Tais dados foram fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação responsável pelo PNLD e Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) responsável pela Prova Brasil.

Projeções: Espera-se, a partir deste estudo, encontrar informações sobre o papel dos livros didáticos no desempenho escolar, os quais trarão subsídios tanto para novas pesquisas quanto no direcionamento de políticas públicas educacionais.

 


Pesquisa de Professores da Educação Básica: Neusa Elisabete Carvalho Hennig


Resumo: Objetivo: A pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) com o desempenho de alunos da Educação Básica em avaliações de larga escala (Prova Brasil). Metodologia: o trabalho se desenvolve a partir de uma pesquisa documental. Para tanto, utilizar-se-á dados do PNLD de 2004 para o 4° série (5° ano) e do PNLD 2008 para a 8° série (9° ano), os quais serão analisados conjuntamente com os resultados obtidos pelos alunos da educação básica na Prova Brasil em língua portuguesa e matemática nos anos de 2007 para o 5° ano e 2011 para 9° ano em âmbito nacional. Tais dados foram fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação responsável pelo PNLD e Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) responsável pela Prova Brasil. Projeções: Espera-se, a partir deste estudo, encontrar informações sobre o papel dos livros didáticos no desempenho escolar, os quais trarão subsídios tanto para novas pesquisas quanto no direcionamento de políticas públicas educacionais.

O projeto Conexão Delta surgiu em abril de 2015, idealizado por um grupo de pesquisadores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e do Programa de Especialização em Educação Ambiental. O grupo realiza pesquisas na área de ensino de ciências e tecnologia, procurando metodologias inovadoras, interessantes e de baixo custo para ensinar métodos científicos integrado às novas tecnologias de comunicação e processamento de dados. Nossa equipe é formada por biólogos e químicos. As atividades que desenvolvemos estão diretamente ligadas a educação, especificamente ao ensino da Ciência nas escolas e de educação básica da rede privada e pública. O projeto Conexão Delta envolve a análise de corpos d’água por alunos de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, através de protocolos guiados para registro das características ambientais e sociais do local, interligando as tecnologias às metodologias de campo e laboratório, vindo a ser um projeto multidisciplinar conforme o viés determinado por cada escola participante. Esse projeto está em vias de iniciar sua implantação em escolas de Santa Maria e Santo Ângelo, no RS, agregando conhecimentos que envolvem contextos diferentes conforme o foco determinado pelos professores participantes e pelos alunos envolvidos, já que essa é uma das característica do projeto: estar guiado pelo ensino de ciências por investigação através de projetos. As atividades do projeto culminarão na produção de resultados através de pesquisas de campo e laboratoriais, que serão lançados em planilhas de dados online. Ao final de um ano de condução do projeto, será realizada uma conferência com os participantes para apresentação das pesquisas. Esperamos que o projeto permita melhorar o processo de ensino-aprendizagem na área de ciências, introduzindo os jovens à pesquisa científica através da visualização da importância da ciência para a sociedade e para a qualidade ambiental.