Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

IDEIA – Educação em Ciências

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IDEIA)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/533798 Pesquisa Em Atividade

Contato:

ideiaobservatorio@gmail.com (55) 3220-9596 Prédio:16 Sala:3360 – Centro de Educação

Apresentação

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 

Histórico

O Grupo IDEIA nasce em 2011 como Grupo Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica, em uma parceria interinstitucional entre as Universidades Federal de Sergipe (UFS), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Paulo (UNIFESP-Diadema), Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de São Paulo (USP).

Entre 2011 e 2015 trabalhamos colaborativamente no projeto DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO NA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, sob coordenação da Profa. Alice Alexandre Pagan (UFS) aprovado no EDITAL No 38/2010/CAPES/INEP – OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Dentre os objetivos do projeto, estudamos a estimativa da influência dos distúrbios de aprendizagem nos índices de desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação às Ciências; as relações entre o desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências; a influência da tecnologia dos meios de testagem no resultado final de testes de desempenho em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências, e desenvolvemos materiais formativos e instrucionais que contemplam o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. A produção acadêmica desse período está disponível aqui.

Em 2019 o grupo passa a se chamar IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS dedicando-se a desenvolver pesquisas e ações de extensão na área de Ensino/Educação em Ciências, dentro dos grandes temas: politicas públicas de currículo, formação de professores e avaliações (institucionais, de larga escala, externas).

Em 2019 é aprovado, no âmbito da Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019 Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica (Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências), o projeto ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO À STEM EDUCATION E AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO VICENTE DO SUL/RS.

Em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – São Vicente do Sul (IFFar – SVS) e com os professores Dra. Eliziane da Silva Dávila e Dr. Daniel Morin Ocampo, o projeto visa analisar a viabilidade do ensino STEM no contexto das escolas públicas de São Vicente do Sul/RS por meio do desenvolvimento de atividades experimentais com os estudantes da educação básica , bem como sob a ótica dos professores em exercício e em formação no IFFar.