Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

IDEIA – Educação em Ciências

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IDEIA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

ideiaobservatorio@gmail.com (55) 3220-9596 Prédio:16 Sala:3360 – Centro de Educação

Notícias ideia
Livros com textos de pesquisadores do PPG Educação em Ciências-UFSM têm download gratuito
(notícia publicada originalmente em https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/22369-Professores%20do%20IFFar%20publicam%20obras%20sobre%20pr%C3%A1ticas%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o%20docente%20no%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias) Nesta terça-feira (06/julho/2021), duas obras organizadas por professores do IFFar foram publicadas sobre formação docente, práticas e metodologias no ensino de ciências. As obras foram…
07/07/2021 – 11:23
Inscrições abertas 2o CURSO STEM – Entendendo as necessidades da escola do século XXI a partir do Movimento STEM
Inscrição: https://forms.gle/ZxcJNi8QmMiMJaij7 FOLDER_CURSO_Ed2_2021 – BAIXE AQUI O 2º Curso de Extensão: Entendendo as necessidades da escola do século XXI a partir do Movimento STEM é organizado pelo Grupo de Estudos do…
27/06/2021 – 19:41
Revista Ensaio debate: “Representações sociais de estudantes de biologia sobre as futuras atividades profissionais”
O canal do CECIMIG/FAE/UFMG e da Revista Ensaio no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC2kFUnO9lb9_dDg2BLCjVHg) estreiam suas lives com o debate sobre o artigo REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA SOBRE AS FUTURAS ATIVIDADES…
05/11/2020 – 10:59
Curso de Extensão: STEM para Professores da Educação Básica
Clique aqui para baixar o Folder Curso STEM para professores 2020Clique aqui para fazer sua pré-inscrição
05/09/2020 – 12:28
RESULTADO FINAL: Seleção Bolsa PROLICEN 2020 – Biologia
Está aberta a seleção de bolsistas para PROLICEN 2020 em um projeto de produções de videos de visitas virtuais aos espaços não formais de educação científica da região (Jardim Botânico,…
31/08/2020 – 11:16

Apresentação

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 

Histórico

O Grupo IDEIA nasce em 2011 como Grupo Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica, em uma parceria interinstitucional entre as Universidades Federal de Sergipe (UFS), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Paulo (UNIFESP-Diadema), Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de São Paulo (USP).

Entre 2011 e 2015 trabalhamos colaborativamente no projeto DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO NA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, sob coordenação da Profa. Alice Alexandre Pagan (UFS) aprovado no EDITAL No 38/2010/CAPES/INEP – OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Dentre os objetivos do projeto, estudamos a estimativa da influência dos distúrbios de aprendizagem nos índices de desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação às Ciências; as relações entre o desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências; a influência da tecnologia dos meios de testagem no resultado final de testes de desempenho em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências, e desenvolvemos materiais formativos e instrucionais que contemplam o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. A produção acadêmica desse período está disponível aqui.

Em 2019 o grupo passa a se chamar IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS dedicando-se a desenvolver pesquisas e ações de extensão na área de Ensino/Educação em Ciências, dentro dos grandes temas: politicas públicas de currículo, formação de professores e avaliações (institucionais, de larga escala, externas).

Em 2019 é aprovado, no âmbito da Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019 Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica (Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências), o projeto ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO À STEM EDUCATION E AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO VICENTE DO SUL/RS.

Em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – São Vicente do Sul (IFFar – SVS) e com os professores Dra. Eliziane da Silva Dávila e Dr. Daniel Morin Ocampo, o projeto visa analisar a viabilidade do ensino STEM no contexto das escolas públicas de São Vicente do Sul/RS por meio do desenvolvimento de atividades experimentais com os estudantes da educação básica , bem como sob a ótica dos professores em exercício e em formação no IFFar. Surge o GEMS – Grupo de Estudos do Movimento STEM.

Em 2020 o grupo cria o Toda Cidade Ensina. O projeto, aprovado no PROLICEN 2020 da UFSM, visa unir o ensino remoto de ciências da natureza e a alfabetização científica, por meio da produção de vídeos que representem a visitação em espaços de educação não formal em Santa Maria. Os vídeos serão adequados às habilidades propostas pelos currículos vigentes (BNCC/ RCG) e como forma de garantir a acessibilidade aos estudantes que não possuem internet os mesmos farão parte da programação da TV campus. Além dos vídeos, serão produzidos materiais de apoio para o professor, os quais serão também amplamente divulgados nas redes sociais, canais e grupos. Espera-se assim, contribuir com a educação básica neste período de ensino remoto, por meio de uma equipe multidisciplinar formada para a construção de um acervo de recursos educacionais digitais (vídeos e materiais complementares) com possível potencial de contribuir para a alfabetização científico-tecnológica e popularização da ciência.

ideia
IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
@ideiaufsm
gems

@gemstem2020

tce

@todacidadeensina