Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

IDEIA – Educação em Ciências

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IDEIA)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

ideiaobservatorio@gmail.com (55) 3220-9596 Prédio:16 Sala:3360 – Centro de Educação

Notícias ideia
NOVA Chamada de capítulos para ebook Políticas Públicas Educacionais
Chamada para capítulo de livro POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: TEORIAS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEASOrganizadores: Micheli Bordoli Amestoy (UFSM) e Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto(UFSM)A presente proposta visa produzir um livro para publicação…
24/05/2022 – 09:23
Bolsas FIEX 2022 – Toda Cidade Ensina (atualizada em 25maio)
  Estão abertas, até dia 24 de maio de 2022, o edital para preenchimento de duas cotas de bolsas para atuação no Projeto de Extensão no. 055569 – “Educação Científica…
19/05/2022 – 09:22
Lançamento cartilhas educação científica na 49o Feira do Livro de Santa Maria/RS
No sábado, dia 7 de maio de 2022, a partir das 10h no estande da UFSM, serão lançadas as cartilhas do grupo IDEIA – Educação em Ciências. https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/lancamentos/    
06/05/2022 – 10:12
Cartilha de Educação Alimentar traz propostas de atividades para educação infantil
O Grupo IDEIA – Educação em Ciências publica cartilha de Educação Alimentar! O ebook ´Comida, diversão e arte! Propostas pedagógicas sobre a educação nutricional e seletividade alimentar´ é resultado da pesquisa…
15/04/2022 – 18:53
O Grupo IDEIA – Educação em Ciências publica recursos de educação científica.
  O Grupo IDEIA – Educação em Ciências divulga a publicação de três cartilhas voltadas para a educação científica. Os ebooks são parte das ações de extensão realizadas pelo grupo,…
30/03/2022 – 15:01
Livros com textos de pesquisadores do PPG Educação em Ciências-UFSM têm download gratuito
(notícia publicada originalmente em https://www.iffarroupilha.edu.br/component/k2/item/22369-Professores%20do%20IFFar%20publicam%20obras%20sobre%20pr%C3%A1ticas%20e%20forma%C3%A7%C3%A3o%20docente%20no%20ensino%20de%20ci%C3%AAncias) Nesta terça-feira (06/julho/2021), duas obras organizadas por professores do IFFar foram publicadas sobre formação docente, práticas e metodologias no ensino de ciências. As obras foram…
07/07/2021 – 11:23

Apresentação

IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 

Histórico

O Grupo IDEIA nasce em 2011 como Grupo Interinstitucional Desempenho Escolar e Inclusão Acadêmica, em uma parceria interinstitucional entre as Universidades Federal de Sergipe (UFS), Federal de Santa Maria (UFSM), Federal de São Paulo (UNIFESP-Diadema), Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de São Paulo (USP).

Entre 2011 e 2015 trabalhamos colaborativamente no projeto DESEMPENHO ESCOLAR INCLUSIVO NA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR, sob coordenação da Profa. Alice Alexandre Pagan (UFS) aprovado no EDITAL No 38/2010/CAPES/INEP – OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO.

Dentre os objetivos do projeto, estudamos a estimativa da influência dos distúrbios de aprendizagem nos índices de desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação às Ciências; as relações entre o desempenho escolar em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências; a influência da tecnologia dos meios de testagem no resultado final de testes de desempenho em Língua, Matemática e Iniciação às Ciências, e desenvolvemos materiais formativos e instrucionais que contemplam o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. A produção acadêmica desse período está disponível aqui.

Em 2019 o grupo passa a se chamar IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS dedicando-se a desenvolver pesquisas e ações de extensão na área de Ensino/Educação em Ciências, dentro dos grandes temas: politicas públicas de currículo, formação de professores e avaliações (institucionais, de larga escala, externas).

Em 2019 é aprovado, no âmbito da Chamada MCTIC/CNPq nº 05/2019 Programa Ciência na Escola: o Ensino de Ciências na Educação Básica (Linha 2 – Ações de intervenção em escolas de educação básica com foco em ensino de ciências), o projeto ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO À STEM EDUCATION E AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA OS ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO VICENTE DO SUL/RS.

Em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – São Vicente do Sul (IFFar – SVS) e com os professores Dra. Eliziane da Silva Dávila e Dr. Daniel Morin Ocampo, o projeto visa analisar a viabilidade do ensino STEM no contexto das escolas públicas de São Vicente do Sul/RS por meio do desenvolvimento de atividades experimentais com os estudantes da educação básica , bem como sob a ótica dos professores em exercício e em formação no IFFar. Surge o GEMS – Grupo de Estudos do Movimento STEM.

Em 2020 o grupo cria o Toda Cidade Ensina. O projeto, aprovado no PROLICEN 2020 da UFSM, visa unir o ensino remoto de ciências da natureza e a alfabetização científica, por meio da produção de vídeos que representem a visitação em espaços de educação não formal em Santa Maria. Os vídeos serão adequados às habilidades propostas pelos currículos vigentes (BNCC/ RCG) e como forma de garantir a acessibilidade aos estudantes que não possuem internet os mesmos farão parte da programação da TV campus. Além dos vídeos, serão produzidos materiais de apoio para o professor, os quais serão também amplamente divulgados nas redes sociais, canais e grupos. Espera-se assim, contribuir com a educação básica neste período de ensino remoto, por meio de uma equipe multidisciplinar formada para a construção de um acervo de recursos educacionais digitais (vídeos e materiais complementares) com possível potencial de contribuir para a alfabetização científico-tecnológica e popularização da ciência.

Em 2021, com a aprovação de proposta de projeto no Edital FAPERGS SEBRAE/RS 03/2021 – Programa de apoio a projetos de pesquisa e de inovação na área de Educação Básica -PROEdu, iniciamos a investigação dos interesses de jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia e os efeitos da pandemia em suas opções profissionais (Projeto no. 21/2551-0001495-4). Aplicaremos um questionário em uma amostra representativa dos jovens gaúchos da faixa dos 15 anos para conhecer seus interesses em ciências e tecnologia, entender suas expectativas e desejos profissionais bem como os efeitos nas opções em relação aos itinerários formativos do ensino médio.

ideia
IDEIA – EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
@ideiaufsm
gems

@gemstem2020

tce

@todacidadeensina