Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello

MIGRAIDH/CÁTEDRA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO (MIGRAIDH)

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/43011 Extensao Em Atividade

Contato:

migraidh@gmail.com (55) 3220-9253 Prédio:1184 Sala:505 – Rua Marechal Floriano Peixoto
Notícias migraidh
Lançamento do Livro do MIGRAIDH/CSVM UFSM
Dia 28/07, às 19h! O Migraidh convida para a Live de Lançamento do livro “Migrações Internacionais: Experiências e Desafios para a Proteção e Promoção de Direitos Humanos no Brasil”, publicado…
20/07/2020 – 10:02
A política de ingresso e permanência de migrantes e refugiados na UFSM é debatida em oficina do Migraidh/CSVM na JAI
O evento, realizado no último dia 23, buscou sensibilizar sobre a importância do programa de ingresso, instituído pela Resolução 041/2016, suspenso de fato na universidade desde 2018. Com a exibição…
10/02/2020 – 09:23
Curso de extensão para comunicadores sobre mídia e migrações transnacionais divulga lista de inscritos
O “Curso de extensão para comunicadores sobre mídia e migrações transnacionais”, organizado pelo MIGRAIDH/CSVM em parceria com o grupo de pesquisa “Comunicação em rede, identidades e cidadania” (Poscom UFSM/CNPq) confirma…
10/02/2020 – 09:14
Política de Ingresso de Imigrantes e Refugiados: Internacionalização e expansão do conhecimento desde o Sul Global
Um grupo de estudantes haitianos da Universidade Federal de Santa Maria, ingressantes pelo Programa de Acesso à Educação Técnica e Superior para Refugiados e Imigrantes em situação de vulnerabilidade, desenvolveu…
10/02/2020 – 09:07
Curso de Formação sobre Direitos Humanos e Migrações integra parceria entre MIGRAIDH e CEIP
A primeira atividade de formação conjunta entre o MIGRAIDH, Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria, responsável pela Cátedra…
10/02/2020 – 08:57
Inscrições abertas para bolsistas de extensão MIGRAIDH/CSVM
Estão abertas inscrições para bolsistas do Programa de Extensão do MIGRAIDH/CSVM. As vagas são destinadas a estudantes de graduação da UFSM, nos termos do Edital 02/2019, e as inscrições poderão…
10/02/2020 – 08:55

Apresentação

O Migraidh, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou suas atividades no ano de 2013, junto ao Curso de Direito, compromissado com o Direito Humano de Migrar. Atualmente, possui seis linhas de pesquisa nas áreas do Direito, Ciências Sociais, Comunicação Social, Letras e Psicologia da UFSM, lideradas por professoras-pesquisadoras dos respectivos cursos, e um Programa de Extensão, Assessoria a Migrantes e Refugiados.

O Grupo reúne estudantes de diversas áreas do conhecimento e constitui um coletivo aberto à participação de qualquer interessado na temática da migração e direitos humanos.

Em 2015, o Migraidh aprovou o plano de trabalho para o Convênio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFSM, uma parceria da universidade com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados e integração local de migrantes forçados. O Migraidh é o grupo responsável técnico pelo Convênio na UFSM.

O Migraidh objetiva compreender a realidade e desafios enfrentados por migrantes e refugiados, especialmente que optam pelo Brasil como país de destino, visando a produção de conhecimento orientado para a proteção e promoção de direitos humanos desta população e a transformação da realidade político-jurídico-social, a partir da agenda das migrações internacionais. Integra pesquisa-ensino-extensão e atua no apoio, atenção, integração local, acesso a direitos desta população, formulação de políticas públicas, formação de agentes e incidência nos processos legislativos voltados à agenda.

A coordenação do Migraidh/CSVM da UFSM está sob responsabilidade de GIULIANA REDIN, professora do Departamento de Direito e da Pós-Graduação em Direito da UFSM.