Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Saldo positivo da UFSM na 46ª Feira do Livro de Santa Maria

No último sábado, 12 de maio, encerrou a 46ª Feira do Livro de Santa Maria, onde foram vendidos mais de 52 mil títulos. O evento cultural contou com um amplo acervo de obras para todos os gostos e ofereceu uma programação especial ao longo de seus dezesseis dias.

Neste ano, como já é de praxe, a Universidade Federal de Santa Maria também se fez presente em um grande estande, situado na Praça Saldanha Marinho. Lá, foram realizadas duas atividades por dia, que envolviam de bate-papos a conversas sobre saúde; diversas oficinas, como de stencil, de dobraduras e de fotografia; e o lançamento de livros da Editora da UFSM Ações todas selecionadas através de um edital feito pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE).

Para a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Marta Zanella, a presença da Universidade durante a Feira foi extremamente importante. “A UFSM trouxe muitas ações, para vários segmentos, o que fez com que a participação da comunidade fosse muito boa. Acompanhei algumas ações, todas elas contaram com grande público, o que engrandeceu nossa Feira”, comenta.

Durante essas atividades, era bastante comum ver professores da UFSM circulando pela Feira, bem como o próprio Reitor, Paulo Burmann, o vice-reitor, Luciano Schuch, e os demais pró-reitores da instituição. “A participação dos professores mostrou uma união e um engajamento da Universidade através de seu reitor, de seu vice-reitor e de seus pró-reitores. Isso nos deu um maior respaldo e uma maior legitimidade para dizer que nossa Feira do Livro é, sim, construída por várias mãos”, salienta a Secretária.

Os professores da instituição fizeram-se presentes não só no estande da UFSM, participando de oficinas e atividades, como também no restante da Feira, lançando livros, atuando como mediadores em debates e se envolvendo em inúmeras ações da programação da Feira, como o Livro Livre. “Agradeço especialmente ao Pedro Brum, professor homenageado da Feira e autor do livro Prado Veppo — lançado na edição deste ano, e ao Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, pela participação ativa em nossa Feira”, finaliza Marta Zanella.

Assim, a parceira estabelecida entre Prefeitura Municipal de Santa Maria e UFSM é extremamente produtiva, especialmente em um evento como a Feira do Livro, afinal, leva-se para a comunidade, de forma prática, o conhecimento científico adquirido na universidade.

Texto: Andréa Ortis/ Bolsista NDI PRE