O curso de capacitação profissional “Feminismo e questões de gênero no ambiente de trabalho”, em parceria com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), está sendo oferecido às servidoras/aos servidores da UFSM a fim de fornecer uma base sólida de conhecimento para compreender e lidar com as mudanças envolvendo as demandas do pensamento/movimento feminista em seu cotidiano de trabalho. Ministrado pela professora Dr.ª Nikelen Acosta Witter e pela Prof. ª Dr.ª Andrea Nárriman Cezne, o curso ocorre no período de 29 de abril a 24 de junho e conta com 35 servidoras(es) inscritas(os).
Abordando a evolução do movimento feminista e dos direitos das mulheres no Brasil, a capacitação profissional também trata de temas que ajudam a identificar as manifestações de machismo no ambiente de trabalho, como o descrédito, o mansplaining, o manterrupting, o assédio,o abuso, entre outros. O principal objetivo do curso, desta forma, é fornecer elementos necessários para que estes profissionais identifiquem estas práticas, sobretudo em seu ambiente de trabalho, e saibam lidar com essas situações dentro e fora da universidade.
O Observatório de Direitos Humanos da UFSM parabeniza e apoia estas iniciativas na instituição, visto que as mesmas se configuram essenciais pela necessidade de incorporar os debates de gênero e o combate ao machismo em todos os âmbitos da sociedade.