Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Horta Socioeducativa na Penitenciária Estadual de Santa Maria



            O Convênio entre a UFSM e Superintendência (SUSEPE), possibilitou a implementação, a partir de uma demanda da SUSEPE, de uma horta socioeducativa, que conta com o trabalho diário de 4 (quatro) apenados e de outros apenados para serviços eventuais de manutenção (hidráulica e elétrica).

            O projeto (ação), iniciado em 21 de julho de 2022 faz parte do Programa FIEX/PRE “Hortas Comunitárias em Santa Maria – Segurança Alimentar e Economia Solidária” do Departamento de Zootecnia e conta com a participação do Observatório de Direitos Humanos – ODH e apoio de diversos setores da UFSM (Gabinete de Projetos – GAP/CCR, Departamento de Zootecnia, Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente – LEMA, Grupo de Pesquisa em Água e Solo – GPAS, Laboratório de Análise de Solos – LAS, Setores de Olericultura, Floricultura e Máquinas Agrícolas do Colégio Politécnico, Setor de Horticultura do Departamento de Fitotecnia, setores de Manutenção e Elétrica da Pró-Reitoria de Administração).

            O projeto conta também com apoio (fase inicial de implantação) da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural da Prefeitura Municipal, da Horta Comunitária da ONG Mãos Unidas pela Cipriano – OMUC, Brita Pinhal Indústria e Comércio Ltda (fornecerá pó de rocha) e a participação da empresa Ingal Agrotecnologia (experimento com produto orgânico).

            Está em fase inicial de produção 11 (onze canteiros) de 1,10 m x 25 m com sistema de irrigação por gotejamento, com as seguintes culturas: morango, alface, radiche, rúcula, repolho, couve-flor, brócolis, salsa, cebolinha, plantas fitoterápicas.         Outros 11 canteiros estão sendo implantados com outras variedades de culturas.

            Outra ação do projeto é a compostagem das sobras de cozinhas. Nesse sentido está sendo iniciado a construção de um galpão (4m x  7m), coberto e caixas de alvenaria, com materiais (cimento, areia e brita) doados pela empresa Redemac Camobi (Potrich). Dessa forma pretende-se produzir o composto (vermicompostagem) para a manutenção da horta.

            Também será oferecido um curso de capacitação em olericultura para os apenados participantes das hortas.

            O projeto é coordenado pelo servidor Técnico-Administrativo do Departamento de Zootecnia, Juarez Felisberto (Zootecnista e Bacharel em Ciências Sociais)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-2026

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes