Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Manhã de brincadeiras e acolhimento para crianças na Penitenciária Estadual de Santa Maria



A iniciativa, idealizada pelo Observatório de Direitos Humanos da UFSM, busca ressignificar as experiências das infâncias no sistema prisional por meio do brincar e do afeto.

A segunda ação do projeto “Infâncias na Penitenciária Estadual de Santa Maria” foi realizada no dia 25 de outubro, data em que as crianças visitam os pais em regime fechado. O clima já era de expectativa pelo espaço de brincadeira, interação, afeto e acolhimento preparado para crianças, bebês e adolescentes que aguardavam o momento do encontro.

Mais de 60 participantes estiveram presentes em uma manhã marcada pela ludicidade, o afeto e a convivência familiar. O propósito central do projeto é ressignificar a experiência das infâncias no sistema prisional, utilizando o brincar como uma ferramenta potente de dignidade, acolhimento e expressão.

Durante a manhã, o espaço de espera foi transformado em um ambiente colorido e cheio de imaginação. As crianças puderam participar de diversas atividades, como montagem com canos e peças geométricas de madeira, pintura com pincéis coloridos em papéis e cartolinas, quebra-cabeças, dominós de personagens e brincadeiras com dinossauros. Também houve um cantinho especial de contação de histórias e leitura, além de um espaço reservado para os bebês, com brinquedos sensoriais e almofadas que incentivam a exploração e o cuidado.

A ação contou com a colaboração da chefe do Observatório de Direitos Humanos, professora Jane Schumacher, da coordenadora do projeto “Materiais que Transformam Brinquedos na Educação Infantil”, professora Jucemara Antunes, das doutorandas em Educação e integrantes do projeto, Karine Weber e Angelita Machado, e da professora Graziela Escandiel, do projeto Inspira. Também participaram Maria Maristela Jordani, da Academia da Educação Especial, e Luana da Silva, pós-graduanda em Educação. O trabalho teve ainda o apoio da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), com os psicólogos Cristian Colovini e Luciana Dimpério, e demais servidores.

Com essa ação, a UFSM reafirma seu compromisso com a extensão universitária e com a promoção de experiências educativas que reconhecem o direito de brincar em todos os espaços. A atividade seguirá acontecendo em todos os sábados de visita das infâncias na penitenciária, garantindo que o tempo de espera se torne, de fato, um momento de afeto, cuidado e dignidade.

Imagens: Comunicação do ODH/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-3958

Publicações Recentes