A inserção das temáticas que envolvem as relações étnico-raciais nos currículos acadêmicos foi tema do seminário “Relações étnico-raciais e (re)invenção do saber: Desafios curriculares na Universidade”. O evento foi resultado de pesquisa realizada através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFSM, pela estudante de Serviço Social Edi Cleia da Silva, que propôs um importante debate sobre a construção de saberes na academia. A pesquisa abordou os ementarios das graduações dos 8 centros de ensino da UFSM e em apenas duas graduações foram identificadas disciplinas obrigatórias acerca do tema.

Conforme afirma Angela Souza, coordenadora do NEABI da UFSM, esse debate é urgente porque as populações negras, quilombolas e indígenas ainda têm vários desafios dentro das universidades, e a discussão sobre os currículos e as disciplinas pode impactar a permanência dos estudantes nas instituições: “temos que nos enxergar nos espaços e a descolonização dos currículos faz parte do processo. É preciso mudar as estruturas para que todos os corpos caibam na universidade e tenham bem viver dentro desse processo”.
Conforme os dados apontados, a UFSM tem quase 2.500 docentes brancos e brancas, e somente 12 docentes pretos e pretas, dados que revelam a desigualdade de acessos e oportunidades em um país onde mais de 50% da população é preta.
Palestrantes
Para compor as palestras da tarde, foram convidados Anderson Luiz Machado dos Santos, professor do Departamento de Geociências e coordenador do NEABI/UFSM, e Fernanda Oliveira, professora do Departamento de História da UFRGS. Durante sua participação, Prof. Fernanda apontou que as questões raciais não são do negro ou do indígena, mas de toda a sociedade brasileira e o letramento racial é apontado como um caminho para superar desigualdades: “Não sabemos fazer leituras sobre como a raça e a etnia operam na sociedade brasileira. É preciso ter acesso a espaços de formação, para pararmos com o medo de falar das relações étnico-raciais. Precisamos entender as questões e romper com a construção do outro como superior”.
Prof. Anderson abordou as configurações raciais do Brasil, mostrando como são singulares em razão do mito da democracia racial que existe no país: “Para a população negra, há uma morte em vida, porque as formas de pensar, de viver e existir foram condicionadas às condições do branco. […] A todo momento, os negros e negras são colocados na zona do não-ser. Os currículos perpetuam as lógicas do pensamento eurocêntrico e a nossa gramática não está presente”.
Mês da Consciência Negra na UFSM
O evento fez parte do mês da Consciência Negra na UFSM, uma referência às ações históricas de enfrentamento ao racismo presente nas diversas esferas da sociedade e um momento importante para debater os caminhos para a construção de uma sociedade igualitária. Mais informações sobre as ações e atividades do mês podem ser acessadas aqui.