Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

NEABI da UFSM estará presente na Marcha das Mulheres Negras em Brasília



Uma delegação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFSM Maria partiu de Santa Maria/RS no dia 22 de novembro rumo à Marcha das Mulheres Negras em Brasília/DF.

A Marcha foi realizada pela primeira vez em 2015, momento em que mais de 100 mil mulheres negras do Brasil marcharam contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver. O impacto da primeira edição da Marcha definiu os rumos da organização política das mulheres negras no Brasil e na América Latina.

Dez anos depois, no dia 25 de novembro de 2025, a 2ª Marcha Nacional reforçará o protagonismo negro das mulheres em suas comunidades e promoverá o engajamento coletivo em um projeto que proporcione vida digna, justiça racial e de gênero.

Conforme dados compartilhados pelo Instituto DaCor, as mulheres negras representam o maior grupo populacional do Brasil (mais de 60 milhões) e recebem a menor fatia da renda nacional (apenas 10,7%). Nesse contexto, a Marcha é uma das estratégias para a construção de um futuro menos desigual.

Santa Maria/RS presente

Em razão da dificuldade de entendimento sobre a importância da Marcha para pautar a reparação como política de Estado, a delegação de mulheres negras de Santa Maria/RS recebeu pouco apoio das instituições locais para chegar até Brasília/DF. A presença no evento se dará por meio de articulação com o Ministério da Igualdade Racial, que proporcionou apoio quanto à logística e infraestrutura.

A participação da delegação na Marcha faz parte das ações do mês da Consciência Negra, uma data que é uma referência histórica de enfrentamento ao racismo presente nas diversas esferas da sociedade e um momento importante para debater os caminhos para a construção de uma sociedade igualitária. Apesar dos desafios, a mobilização prevê reunir 1 milhão de mulheres brasileiras e latino-americanas.

Acompanhe os canais oficiais da Marcha das Mulheres Negras: 

marchadasmulheresnegras.com.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-4038

Publicações Recentes