Ir para o conteúdo Observatório de Direitos Humanos Ir para o menu Observatório de Direitos Humanos Ir para a busca no site Observatório de Direitos Humanos Ir para o rodapé Observatório de Direitos Humanos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Afeto e ludicidade para as infâncias na Penitenciária Estadual de Santa Maria



No dia 27 de setembro, a rotina de espera durante as visitas de familiares a pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) ganhou um novo significado. O que antes era marcado pela ansiedade, transformou-se em um espaço de brincadeiras, afeto e acolhimento para crianças, bebês e adolescentes que aguardavam o momento do encontro. A iniciativa, idealizada pelo Observatório de Direitos Humanos da UFSM, reuniu mais de 80 participantes em uma manhã marcada pela ludicidade e pelo cuidado. O propósito central foi ressignificar a experiência das infâncias no sistema prisional, utilizando o brincar como ferramenta potente de dignidade, acolhimento e expressão.

A ação contou com a colaboração de Victor De Carli Lopes, coordenador de Cidadania da UFSM, professora Jane Schumacher, Chefe do Observatório de Direitos Humanos, a professora Jucemara Antunes, coordenadora do projeto “Materiais que transformam brinquedos na Educação Infantil”, as  doutorandas em Educação, Karine Weber e Angelita Machado, integrantes do projeto e a  acadêmica de Licenciatura em Teatro, Andrielle Costa. O trabalho teve ainda apoio da SUSEPE, com os psicólogos Cristian Colovini e Luciana Dimpério e demais servidores.

Com essa ação, a Universidade Federal de Santa Maria reafirma seu compromisso com a extensão universitária e com a promoção de experiências educativas que reconhecem o direito de brincar em todos os espaços. Esta é apenas a primeira etapa: a atividade seguirá acontecendo em todos os sábados de visita das infâncias na penitenciária, garantindo que o tempo de espera se torne, de fato, um momento de afeto, cuidado e dignidade.

Texto: Kelly Duarte, Bolsista de Comunicação ODH/UFSM.

Imagens: Acervo do ODH/UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-414-4078

Publicações Recentes