Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Adote Ação Politécnico

Tendo em vista que uma parcela significativa da população jovem da Região Central do estado vive em condições precárias, o que contribui para um aumento nos índices de desemprego, trabalho informal e marginalidade, e entendendo todos esses como fatores de risco, em decorrência da fragilidade social e econômica na qual esses jovens se encontram, o projeto busca desenvolver a autonomia e incluir esses adolescentes em programas de qualificação profissional, bem como sua inserção no mercado de trabalho.

O objetivo do projeto é formar uma ação permanente que possibilite a aprendizagem profissional para os jovens que estejam em acolhimento institucional na cidade de Santa Maria (RS) – futuramente estendendo o atendimento para as demais instituições da Região Central do Estado. A atuação se dá no sentido motivacional, buscando a continuidade dos estudos regulares ou programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal foco é a inserção, ao final do período, no mercado de trabalho, para a obtenção do sucesso profissional.

Considera-se a profissionalização e a proteção no trabalho um direito do adolescente e uma fase fundamental do seu processo educativo, regulamentado no art. 62 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto configura uma etapa de formação de aprendizagem e profissionalização que oportunizará a esses adolescentes uma formação empreendedora, bem como o ingresso em programas para jovens aprendizes e em cursos técnicos e de graduação.

O projeto pretende estabelecer convênios com instituições públicas e privadas do município de Santa Maria para a integração desses jovens no mercado formal de trabalho, assegurando-lhes direitos trabalhistas e previdenciários.