CCSH apresenta à comunidade o seu mais novo prédio no campus

Quando voltarem das férias de verão, os alunos, professores e servidores do curso de Administração terão uma nova casa, no campus da UFSM. A estrutura do curso será transferida do prédio da antiga reitoria (onde ele funciona atualmente) para um novo prédio: o 74C, que foi apresentado à comunidade em cerimônia na tarde de terça-feira (6). A direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) transferiu-se para o novo edifício em outubro, juntamente com outros órgãos do centro, como secretaria, gabinete de projetos e assessoria de comunicação.

Com quatro pavimentos e área de 4,3 mil metros quadrados, o prédio custou aproximadamente R$ 4,8 milhões. Estes recursos foram obtidos por meio de emenda parlamentar da bancada gaúcha ao orçamento da União em 2008. O prédio é composto por nove salas de aula, além de laboratórios de informática, auditório e espaço administrativo. A direção do centro estima que cerca de mil alunos terão aulas no edifício a partir do ano que vem.

O novo prédio está rodeado de obras por todos os lados, todas elas do CCSH. A parte inaugurada hoje é na verdade o primeiro bloco do 74C. O segundo bloco é uma complementação que está sendo construída atrás dele. O prédio 74B está sendo erguido entre o 74A (inaugurado em 2005) e o 74C. Do outro lado deste último, está em construção a Biblioteca de Humanidades, que vai comportar a biblioteca setorial do CCSH, além de espaços de pesquisa e disseminação do conhecimento.

Todo este complexo vai unificar em um só local do campus toda a estrutura do CCSH, o maior centro didático da UFSM, o qual atualmente conta com 17 cursos de graduação e 14 de pós-graduação. Hoje o CCSH tem cursos funcionando no centro da cidade (no prédio de apoio e na antiga reitoria) e também no prédio 21 do campus.

Toda a trajetória de idealização e construção deste complexo foi relembrada passo a passo pelo diretor do CCSH, Rogério Koff, em seu pronunciamento durante a solenidade.

“Todas essas obras não teriam sentido nenhum se não fosse o trabalho das pessoas que fazem o CCSH ser hoje um centro avançado nas suas metas dentro da UFSM. Porque, quando o governo federal anunciou o projeto de reestruturação das universidades federais, o CCSH disse ‘sim’”, afirma Koff.

O reitor Felipe Müller falou da sua mais recente relação com o centro, como professor do Doutorado em Administração. A expansão do CCSH, tanto em área física quanto no número de cursos de graduação e pós-graduação, foram alguns dos pontos destacados pelo reitor em seu discurso.

“De um orçamento que nós tínhamos, de R$ 10 milhões, para resolver o problema de espaço físico do centro, nós já estamos chegando a R$ 15 milhões. E com certeza nós vamos investir muito mais, porque a resposta está acontecendo e as pessoas estão envolvidas nesse processo”, disse o reitor.

Koff e Müller também descerraram duas placas no prédio, acompanhados do vice-diretor do CCSH, Mauri Löbler, e do ex-reitor Clovis Lima. Entre os presentes na cerimônia, estavam pró-reitores, diretores de outros centros da universidade, ex-diretores do CCSH, representantes do poder público e alunos e servidores do centro.

Ao final, o Coral e o Coro de Câmara da UFSM apresentaram três peças, sob a regência do professores Claudio Antonio Esteves. Este foi o recital final das disciplinas de Canto Coral e Coral Universitário dos cursos de Música da UFSM.