Equipe de futsal bicampeã dos Jogos Universitários Gaúchos se prepara para os Jogos Universitários Brasileiros

Representantes do time de futsal masculino da UFSM estiveram no Gabinete do Reitor na manhã de ontem (24) para contar sobre a conquista do bicampeonato dos Jogos Universitários Gaúchos (Jugs). O Jugs aconteceu em Canoas-RS nos dias 1º e 2 de setembro, e, depois de quatro vitórias, um empate e uma derrota, a equipe da UFSM derrotou a Feevale na partida final, nos pênaltis, por 3 a 2.

Os estudantes de Educação Física Marcelo Freitas e Cesar Vieira Marques Filho e o professor Antônio Guilherme Schmitz Filho contaram que estão se preparando para o próximo desafio: os Jogos Universitários Brasileiros, que acontecem no final do mês de outubro em Foz do Iguaçu- PR.

O time da UFSM participou da edição nacional dos Jogos no ano passado – quando venceu pela primeira vez o Jugs-  mas não se saiu tão bem, sendo eliminado na primeira fase. O treinador Marcelo Freitas ressalta que a experiência adquirida no ano passado servirá para que eles façam uma melhor campanha este ano, já que a equipe que irá a Foz teve apenas três mudanças em relação ao que jogou em 2011.

O time de futsal masculino, assim como as equipes de futsal feminino e futebol de campo, são parte do Departamento Experimental de Futebol, que existe desde 2006 na universidade e é coordenado pelo professor Antônio Schmitz Filho, do Centro de Educação Física e Desportos.  Para o professor, essa conquista da equipe de futsal masculina mostra que é fundamental, além de aliar teoria e prática, participar em eventos esportivos, pois, segundo o professor, “essa é  a aproximação com o fenômeno esportivo em ato, e isso é diferente à teoria da sala de aula e dá a oportunidade para os acadêmicos de Educação Física vivenciarem problemas esportivos que só podem ser entendidos na relação direta com eles”.

O treinador e o coordenador do projeto também salientaram que o Jugs é o principal evento esportivo universitário do estado, e, por isso, a equipe de futsal masculino da UFSM representará a seleção gaúcha na disputa dos Jogos Universitários Brasileiros.

Reportagem e edição: Luciane Treulieb