Nesta quarta-feira (19), acontece a abertura do 1º Seminário Integrador da Incubadora Social da UFSM, que tem como tema “Economia Solidaria e Incubadoras Sociais: uma alternativa de geração de trabalho e renda”.
Conjuntamente com o seminário, os alunos da disciplina de Comunicação e Cultura, do curso de Comunicação Social, sob orientação do professor Flavi Ferreira Lisboa Filho e dos mestrandos Mariana Henriques e Rogério Saldanha, prepararam uma exposição sobre a cultura indígena, em especial a cultura das etnias Guaranis e Kaigangs, que residem na região de Santa Maria. A exposição acontece no hall do prédio 74-C do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), a partir das 19h desta quarta-feira.
O objetivo da exposição é o de trazer para o público a realidade dos locais onde essas etnias vivem, expondo sua cultura e seu modo de vida, despertando naqueles que veem um sentimento de apreço e aproximação a esses povos, fundamentais para a construção da identidade da região de Santa Maria e do estado do Rio Grande do Sul.
Para realizar a exposição, os alunos foram até os locais onde as etnias vivem atualmente e constataram significativas carências de matérias básicas para a manutenção da rotina da aldeia. Por isso, os alunos estão pedindo para os visitantes trazerem donativos, que serão entregues nas tribos. Os visitantes podem doar alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos e materiais escolares. As doações poderão ser feitas até a sexta-feira (21), no local da exposição.
O Seminário Integrador da Incubadora Social tem inicio às 14h, na sala 4328, com o minicurso “Gestão no Artesanato: A importância da ficha técnica e a formação de preços” com a professora Eunice Schmidt Schossler, da Fundação Bradesco.
Às 19h, no auditório do prédio 74-C, acontece a palestra “A inserção da Mulher em grupos de geração trabalho e renda” com a diretora do Departamento de Incentivo à Economia Solidária da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio Grande do Sul, Nelsa Fabian Nespolo. Seguida da palestra “Economia Solidária e Incubadoras Sociais” com a professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) Eronita Barcelos.
Mais informações pelos telefones (55) 3220-9532/8366.