Porã Bernardes abordará oportunidade e inovação no SIE 2018

pora

Oportunidade e inovação no mercado digital. Esse será o tema que o jornalista Porã Bernardes trará na 5ª edição do Salão de Inovação e Empreendedorismo (SIE), que ocorrerá no dia 8 de novembro, às 18h, no Centro de Convenções. O jornalista atua na área de comunicação há 26 anos e trabalhou nas rádios Ipanema, Pop Rock e Atlântida, onde participou da bancada do Programa Pretinho Básico. Atualmente é professor da Unisinos e gestor de conteúdo da Rádio Unisinos FM, em Porto Alegre.

Em entrevista à Agência de Notícias, Porã explicou sobre a importância de empreender e vislumbrar oportunidades de atuação no mercado de trabalho.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Em toda a sua carreira você imaginava se tornar um empreendedor?

PORÃ BERNARDES – Eu acredito que podemos investir na nossa própria carreira, na busca de qualificação e de oportunidades. Isso também é uma maneira de empreender. Ultimamente eu venho empreendendo na minha carreira e na área na qual atuo. Assumir a gestão de conteúdo da Unisinos FM, me tornar professor da universidade e abraçar outras áreas diferentes das quais eu vinha lidando nos últimos tempos, como a ir para área de gestão de estratégia e sair um pouco do operacional, foi uma possibilidade que eu enxerguei de empreender.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – O que te impulsionou ao empreendedorismo?

PORÃ BERNARDES – Eu tenho um pequeno negócio de discos de vinil há  anos e percebi uma oportunidade de mercado. Um hobby que se tornou uma fonte de renda e, também, um negócio. Mas acredito que a minha experiência como empreendedor é muito mais em investir na minha própria carreira. O atual mercado nos permite fazer isso com frequência.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Você avalia o empreendedorismo como uma necessidade ou uma oportunidade?

PORÃ BERNARDES – O empreendedorismo é, muitas vezes, num país como o Brasil, uma necessidade, mas também uma oportunidade. Você enxergar um determinado nicho de mercado onde possa atuar e desenvolver projetos. No meu caso, eu desenvolvo projeto de comunicação para a Unisinos FM. Além disso, também empreender numa área onde enxerguei oportunidade de mercado. Com o crescimento das vendas de discos de vinil, eu passei a atuar nessa área na qual sou especializado e conheço muito de música. Sempre fui um colecionador de discos, então eu acabei transformando um hobby em algo que se tornou rentável.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – O empreendedorismo pode ser uma saída em um momento de crise?

PORÃ BERNARDES – Sim. O empreendedorismo no Brasil vem sendo essa possibilidade nos momentos de crise. Vemos as empresas demitindo pessoas e essas procurando alternativas para empreender. Mas tem um ponto que é fundamental: se preparar para o negócio dar certo. Você deve se qualificar para que isso aconteça.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Qual foi o seu maior desafio como empreendedor?

PORÃ BERNARDES – O meu maior desafio  tem sido a implementação de projetos na Rádio Unisinos. Assumir a gestão de produtos e de conteúdo, direcionar e tornar uma rádio educativa, que era mais fechada, agora aberta como uma possibilidade de mercado, e sem perder a essência universitária.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Qual é a importância em participar do SIE e falar sobre o tema em um ambiente acadêmico?

PORÃ BERNARDES – É superimportante falar nesse ambiente que eu tenho frequentado bastante no último ano. A minha palestra é focada em oportunidades que essa transformação do mercado está trazendo para as pessoas. Enxergar esse mundo novo como oportunidade de empreender e impactar na vida das pessoas. Hoje em dia com o celular na mão você pode ter um canal aberto para o mundo por meio das redes sociais. Muitos empregos que vão existir no futuro estão sendo criados agora. É sobre isso que eu vou falar: oportunidade sobre inovação no mercado digital que se apresenta em uma indústria 4.0.

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias