Reunião entre Gabinete do Reitor e Prefeitura de Santa Maria articula parceria na saúde básica

Articulação visa à integração entre a Universidade e as demais unidades de saúde do Município de Santa Maria que a UFSM trabalha

Na manhã desta segunda-feira (3), ocorreu reunião no Gabinete do Reitor para tratar do convênio entre UFSM e Prefeitura com o objetivo de qualificar a atuação em unidades básicas de saúde do Município. A reunião contou com a presença do prefeito municipal Jorge Pozzobom, do reitor Paulo Afonso Burmann, do vice-reitor Luciano Schuch, da secretária de saúde Liliane Mello, do diretor do Centro de Ciências da Saúde, José Edson Paz, além de professores da área da saúde e funcionários da Prefeitura.

Os participantes articularam a proposta de integração entre a Universidade e as demais unidades de saúde do Município que a UFSM trabalha: Wilson Noal, São Francisco, Walter Aita, Maringá e São José. A parceria envolve a participação de servidores e estudantes vinculados ao Hospital Universitário e ao Centro de Ciências da Saúde no atendimento dessas unidades.

O reitor Paulo Afonso Burmann saudou a iniciativa como uma possibilidade de intensificar ainda mais a atuação da UFSM na saúde pública de Santa Maria. “Com isso, retomamos uma relação de proximidade com a cidade que estava presente ainda na fundação de nossa instituição e que, com o tempo, foi sendo descuidada. Estamos vivenciando um momento histórico de aproximação no campo da saúde, envolvendo a UFSM como instituição formadora e o Município como instituição gestora”, comemorou Burmann.

O prefeito Jorge Pozzobom salientou a importância da parceria, e ressaltou como um dos principais benefícios a possibilidade de o funcionamento de um terceiro turno de atendimento na Unidade de Saúde Wilson Noal. Pozzobom também destacou que a relação entre UFSM e Prefeitura vem sendo facilitada por uma lei de 2017, que permite a realização de parcerias de forma direta entre entes públicos.

A coordenadora do projeto, professora Marinel Dall’Agnol, disse que a parceria entre a Universidade e as unidades de saúde representa uma relação diferenciada entre ensino e a prestação de serviços de saúde. “O projeto prevê uma participação mais ativa da UFSM, focada não apenas no atendimento direto à população, mas também na educação fundamental e no apoio às próprias unidades de saúde”, afirmou a professora, que atua no Departamento de Saúde Coletiva da UFSM.

O grupo marcou duas novas reuniões para dar encaminhamento à proposta. Ainda nesta semana, dia 7, está previsto um encontro entre as equipes técnicas para definir o detalhamento do projeto. O resultado das discussões será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde em um Seminário no próximo dia 14, novamente com presença do reitor e do prefeito.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Fotografia: Marcos Oliveira