Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM

Pint of Science acontece pela primeira vez em Santa Maria na próxima semana

Este ano, pela primeira vez, Santa Maria irá sediar o Pint of Science, o maior festival de divulgação científica do mundo. O evento é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Franciscana (UFN).

O Pint of Science tem por objetivo levar os cientistas para perto do público leigo para conversarem sobre desenvolvimentos científicos contemporâneos de uma forma interessante, divertida, envolvente e acessível, em um ambiente descontraído de bares das cidades.

O festival acontece anualmente no mês de maio e simultaneamente em várias cidades do mundo. Em 2019 o evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, entre 19h30 e 22h. Santa Maria está entre as 87 cidades brasileiras e realizará o evento nos bares Biroska (Avenida Presidente Vargas, 2050) e Paiol (Avenida Presidente Vargas, 1892). A organização local está sob responsabilidade da professora Minéia Weber Blattes, representando a UFN, e a pós-doutoranda Leticia Arantes, representando a UFSM.

A programação traz assuntos de diferentes temáticas, num olhar da ciência para o público leigo, de forma descontraída, sem jargões e mantendo a credibilidade científica para a sociedade. O objetivo do festival é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa.

Os bares não cobrarão ingresso, o público paga somente o que consumir, e não há a necessidade de reserva de lugares. Serão dois bares por noite, com uma temática específica por bar e por dia.

A revista Arco, veículo de jornalismo científico e cultural da UFSM, estará, pela primeira vez,  presente no festival, com distribuição da décima edição impressa e brindes. Saiba mais aqui.

Programação de Santa Maria:

Segunda-feira (20)

19h30min

Tema 1: “Insetos X Humanos: uma convivência de conflitos”

Palestrante: Prof. Dr. Jerson Carus Guedes

Tema 2: “Flores para todos: do Reino Unido para o Brasil”

Palestrante: Prof. Dr. Nereu Augusto Streck

19h30min

Tema 1: “A fonte da juventude existe?”

Palestrante: Profa. Dra. Ivana Beatrice Mânica da Cruz

Tema 2: “E aí meu velho? Vamos envelhecer saudável?”

Palestrante: Prof. Dr. Marco Aurélio de Figueiredo Acosta

Terça-feira (21)

19h30min

Tema 1: “Fake News: estamos sendo manipulados?”

Palestrante: Prof. Ms. Iuri Lammel Marques

Tema 2: “Insegurança na rede: algoritmos, ferramentas e práticas”

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan

19h30min

Tema 1: “Uma viagem no tempo: as mudanças climáticas são recentes?”

Palestrante: Prof. Dr. Otavio Costa Acevedo

Tema 2: “O clima esquentou? O que temos a ver com isso?”

Palestrante: Profa. Dra. Nathalie Tissot Boiaski

Quarta-feira (22)

19h30min

Tema 1: “O admirável mundo nanométrico”

Palestrante: Profa. Dra. Solange Binotto Fagan

Tema 2: “O que os olhos não veem, mas nosso coração pode sentir”

Palestrante: Profa. Dra. Aline Ferreira Orique

19h30min

Tema 1: “Depressão: o mal do século?”

Palestrante: Prof. Dr. Guilherme Vargas Bochi

Tema 2: “Em busca da felicidade: aspectos éticos e filosóficos”

Palestrante: Prof. Dr Dejalma Cremonese

Mais informações na página do evento no Facebook.