Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descubra UFSM: Estudantes conhecem oportunidades em inovação e empreendedorismo



Estudantes conhecem startup encubada na UFSM desenvolve simuladores para auto-escolas de Santa Maria

Estudantes de ensino médio de diversas cidades do Rio Grande do Sul que visitaram o Descubra UFSM nesta sexta-feira (27) puderam conferir o que a UFSM produz em inovação, empreendedorismo e tecnologia. A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), através das incubadoras PULSAR e ITSM, levou inúmeras atrações aos alunos que frequentaram o pavilhão do Centro de Eventos da universidades. 

Cinco das vinte e quatro startups encubadas marcaram presença na feira: Rota Simuladores, Qiron, Gestão DS, Buzee, Auster e OAP. A Rota ofereceu ao público uma atividade interativa com simuladores desenvolvidos pela startup e usados nas autoescolas de Santa Maria: “Nos convidaram pra vir até aqui trazer nosso simulador que está em funcionamento hoje, porque aqui no Descubra temos um um público potencial que ou já fez, ou fará a sua carteira de motorista”, comentou Nathália Bastos, relações públicas da Rota.

Já no Espaço Colaborativo, os visitantes conheceram o  robô Beo, locado pela Faculdade Antônio Meneghetti (AMF), mas desenvolvido pela Qiron Robotics, uma empresa que desenvolve projetos inovadores que aliam robótica e soluções em educação. O projeto foi executado por estudantes do Centro de Tecnologia da UFSM. O robô interage e conversa com o público através da identificação do rosto de quem passa pelo estande. De acordo com o gerente comercial da AMF, André Menezes da Silva, o objetivo foi chamar a atenção do público para o estande da faculdade. Segundo Silva, a experiência com o Beo foi positiva e existe a possibilidade de que ele seja usado em outras ocasiões. 

Desenvolvido na UFSM, robô Beo foi uma das atrações do Espaço Colaborativo do Descubra

Startups como  Gestão DS e Buzee, apresentaram aplicativos de interação ágil entre pacientes e médicos, assim como apps que compartilham a localização de ônibus do transporte urbano. A empresa Auster demonstrou um trabalho desenvolvido por alunos da Engenharia de Automação, no qual um avião faz mapeamentos de áreas para facilitar o processo adubação e, assim, otimizar gastos com insumos. Por fim, a OAP, que trabalha com jogos, levou entretenimento ao público com interação em realidade virtual. 

A Administradora da Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec, Maria Daniele, afirmou durante o Descubra  que empresas como Delivery Much e Baristo Café – marcas consolidadas em Santa Maria e região – foram desenvolvidas no dentro das incubadoras da UFSM. Para ela, o processo de incubação através dos editais da Agittec é uma oportunidade para colocar ideias empreendedoras em prática:  “ Se a sua ideia for selecionada você pode passar por um programa de  encubação e, durante cinco anos, a sua ideia será maturada”, explicou. 

O estande da Agittec estará aberto ao público até sábado (28). A entrada para o Descubra UFSM é gratuita e os horários de visitação podem ser conferidos no site do evento

Confira também a reportagem da TV Campus sobre outras atividades interativas no Descubra UFSM:

 

Texto e Fotos: Eloíze Moraes
Edição: Davi Pereira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49792

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes