UFSM assina convênio para construção de ponte em Banhados

Na manhã desta quinta-feira, 19, aconteceu a assinatura de um acordo de Cooperação Técnica entre UFSM, Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Prefeitura Municipal São Gabriel, para elaboração de um projeto de ponte na localidade de Banhados, no distrito de Santa Flora, na zona rural de Santa Maria.

A iniciativa, que partiu de uma demanda local, com o apoio do vereador Dr. Ovídio Mayer, foi articulada através da pró-reitoria de extensão da UFSM e contou com o auxílio de alunos da disciplina de Pontes, do 9º semestre do curso de Engenharia Civil da instituição, ministrada pelo professor André Lubeck.

Na ocasião de assinatura do contrato, o professor destacou a importância de atividades como essa. “A disciplina foi qualificada e os alunos ficaram muito mais motivados em realizar esse tipo de trabalho prático. A comunidade precisa de apoio e temos como ajudar, então por que não trazer problemas práticos para dentro da disciplina e contribuir de fato com a sociedade? Para além do ensino em sala de aula, a universidade tem vários papeis na formação do aluno e um deles é através da extensão, lidando com problemas reais, em contato com pessoas e beneficiando a comunidade”, afirmou Lubeck.

O reitor, Paulo Burmann, também destacou a importância de projetos e parcerias como esta, que aproximam a universidade e a comunidade. “Estar articulando, em momentos como esse, de ataques e descrédito da educação pública, uma parceria com as comunidades regionais é algo muito significativo para a universidade. Ela vai assim, cada vez mais, cumprindo seu papel fundamental no desenvolvimento local e regional, com vistas à comunidade e seu entorno”, salientou o reitor.

A atual ponte de Banhados atravessa o rio Vacacaí, na divisa com o município de São Gabriel. A estrutura, que existe há mais de 55 anos, é de madeira e sofre uma degradação acentuada pela ação das intempéries e do tráfego intenso de cargas pesadas, por vezes, precisando ser interditada para manutenções, prejudicando a região. Por ela, escoa grande parte da produção agrícola local, veículos particulares, ônibus escolares e de linha, máquinas agrícolas, tratores e pedestres. A partir da assinatura do acordo, com o projeto desenvolvido, o próximo passo é pleitear recursos para a execução da obra.  No mês de maio deste ano, alunos da disciplina já visitaram o local para realizar a coleta de dados para elaboração do projeto.

Na assinatura do termo também estiveram presentes o vice-reitor, Luciano Schuch, o pró-reitor de extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, além de representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, São Gabriel e do Sindicato Rural.

Texto: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Fotos: Wellington Hack / Pró-Reitoria de Extensão