Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professoras do PPG-Bioquímica da UFSM estão entre as cientistas mais produtivas do Brasil



As pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Bioquímica Toxicológica da UFSM, Cristina Wayne Nogueira, Maria Rosa Chitolina e Vera Melquiors Morsch, estão entre os destaques do Open Box Ciência, projeto que dá destaque às cientistas mais produtivas no Brasil. Trata-se de uma plataforma elaborada pela Gênero e Número, organização de jornalismo de dados que trabalha com questões de gênero e raça. 

A plataforma Open Box Ciência apresenta uma cartografia de 250 mulheres cientistas e a abrangência de suas respectivas pesquisas, através de uma metodologia de coleta, análise e classificação de dados via Plataforma Lattes, o projeto selecionou as 50 mulheres cientistas do Brasil nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas e também da Saúde.  As pesquisadoras da UFSM em Ciências Biológicas são docentes permanentes do Programa, com atuação acadêmica de destaque internacional. 

Na área da bioquímica, a  professora Cristina Nogueira possui uma carreira reconhecida na área de farmacologia e toxicologia. Sua pesquisa é intitulada “Diphenyl diselenide a janus-faced molecule” e atualmente coordena o Laboratório de Síntese Reatividade e Avaliação Farmacológica e Toxicológica de Organocalcogênios.  Já a professora Maria Chitolina desenvolve trabalho acerca dos temas:  NTPDase, 5′-nucleotidase, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase em diferentes doenças em humanos e em modelos experimentais. É também vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas. 

Já na área de Farmacologia, a plataforma destaca o trabalho da professora Vera Morsch. Com ênfase também em toxicologia, a pesquisadora da UFSM atua nos temas NTPDase, 5′-nucleotidase, acetylcholinesterase. Entre os projetos atuais, destaque para seu estudo de mecanismos neurobiológicos e estresse oxidativo e comportamentais em casos de contaminação por alumínio. 

A Open Box Ciência também apresenta um perfil das 50 cientistas brasileiras de cada área do conhecimento, reportagens e também uma série de dados que traçam um perfil do ensino superior brasileiro. 

Texto: Davi Pereira – Jornalista da Agência de Notícias da UFSM

Leia também: 19 mulheres da UFSM que nos inspiram a fazer ciência – Revista Arco

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-51304

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes