Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do PPG em Psicologia lança cartilha para famílias com filhos adolescentes na pandemia



O projeto de extensão intitulado “Enlaces: Estudos e Intervenções em Terapia Familiar e de Casal”, vinculado ao Núcleo de Estudos Família e suas Relações (Nefre), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM, elaborou uma cartilha que busca fornecer dicas e orientações abrangendo os desafios das famílias com filhos adolescentes neste período de pandemia.

O projeto disponibiliza atendimentos clínicos gratuitos a famílias a partir da abordagem da Terapia Familiar Sistêmica. A partir de algumas demandas verificadas no acompanhamento às famílias durante a pandemia (os atendimentos foram interrompidos, mas os participantes seguem em contato com as famílias atendidas), surgiram questionamentos e demandas por mais informações sobre o período de distanciamento físico com filhos adolescentes em casa. Devido à escassez de materiais deste tipo na internet, e entendendo que a adolescência é um período muito singular do ciclo de vida, foi elaborado este material, que visa auxiliar famílias com adolescentes a passarem de uma forma mais tranquila por este período.

Os temas abordados na cartilha referem-se a características esperadas no período da adolescência, como as transformações (corporais, emocionais, sociais), os grupos, a escola, e a partir disso disponibilizam-se dicas sobre como os adolescentes e as famílias podem lidar com tudo isso nesse período complexo. A ideia é levar informações às famílias, propor dicas, mas sempre enfatizando que cada adolescente e família é único. Também são abordados aspectos como os espaços da casa, a divisão de tarefas, dentre outras temáticas.

A cartilha foi elaborada por três mestrandas do PPG em Psicologia, uma psicóloga mestre em Psicologia pela UFSM e seis acadêmicas do curso de Psicologia, sob a coordenação da professora Caroline Rubin Rossato Pereira. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-53101

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes