Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

60 anos de UFSM: juntos ou à distância, uma universidade sempre presente



Com seis décadas de existência e em um 2020 marcado por desafios para a humanidade, Universidade Federal de Santa Maria continua impactando a vida das pessoas através da produção de conhecimento para o desenvolvimento regional

Idealizada há 60 anos por José Mariano da Rocha Filho, UFSM expande o ensino superior público a partir do coração do estado, Santa Maria (Arquivo Geral)

Fundada em 14 de dezembro de 1960, a Universidade Federal de Santa Maria completa nesta segunda-feira 60 anos de história. Idealizada em um processo de interiorização das universidades federais brasileiras, as seis primeiras décadas da UFSM foram marcadas pela consolidação da educação superior pública, gratuita e de qualidade no interior do estado do Rio Grande do Sul.

São mais de 27 mil estudantes que fazem parte de uma comunidade universitária que hoje se expande para além do campus de Santa Maria, com os campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul, além do Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Juntos, os quatro campi totalizam 277 cursos de graduação, pós-graduação, médio, pós-médio e a presença polos de Educação à Distância. São mais de 1400 ações de extensão e mais de 4 mil projetos de pesquisa em andamento, além de serviços prestados à comunidade.

2020 foi o ano marcado pela pandemia causada pela Covid-19. A UFSM concentrou esforços no atendimento direto aos pacientes, através do Hospital Universitário (HUSM), no suporte ao poder púbico através da consolidação de dados epidemiológicos e econômicos, na realização de testes – tanto para o mapeamento da situação pandêmica na iniciativa EPICOVID-19, na oferta de testagem e nos testes para o desenvolvimento de vacinas – , na compreensão dos impactos do distanciamento social na qualidade de vida da população, entre outras diversas iniciativas em ensino, pesquisa e extensão.

27 mil alunos, mais de 200 cursos, quatro campi: universidade tem impacto regional

Adaptando-se às medidas de restrição à circulação adotadas em todo o Brasil, a universidade continuou suas atividades através da elaboração do UFSM em REDE. Com o debate e elaboração de uma política que embasa o calendário acadêmico em formato remoto na própria instituição, a universidade busca dar suporte às escolas de educação básica de Santa Maria, unindo esforços com o poder público local e estadual para que os estudantes também tenham acesso ao ensino no contexto da pandemia.

A situação do distanciamento social não impediu a comunidade de comemorar o sexagenário da UFSM, em uma programação com mais de quarenta atividades realizadas à distância, como debates institucionais e científicos, aniversários de centros de ensino, apresentações artísticas e culturais e ações de extensão.

Confira os principais eventos e iniciativas que marcam os 60 anos da UFSM:

Descubra UFSM em REDE

Entrada decorada do Descubra com flores, balões e pessoas circulando
Evento de conexão entre a universidade e estudantes do ensino médio, edição do Descubra será virtual em 2020

Pela primeira vez, o Descubra UFSM acontece em um formato totalmente virtual. Um dos principais eventos anuais da Instituição, o Descubra é uma porta de entrada para que estudantes do ensino médio de toda a região conheçam as possibilidades que a UFSM oferece atualmente na educação superior. A edição online acontece de 14 a 18 de dezembro e é o principal evento dos 60 anos da universidade. O espaço virtual proporcionará mais de 160 lives, bate-papos, tour virtual pelo campus, entre outras atrações.

UFSM em REDE com a Educação Básica

Com lançamento nesta segunda-feira (14), trata-se de uma ampla iniciativa da UFSM, através do Centro de Educação, em parceria com  a Secretaria de Educação do Município de Santa Maria e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto levará aos estudantes do ensino básico recursos e materiais didático-curriculares através da produção de programas educativos, que serão veiculados pelos canais da TV Câmara e TV Campus e emissoras de rádio. Ao todo, 20 programas já estão sendo produzidos: vídeo-aulas, podcasts, rodas de conversas e entrevistas, desenvolvidos por professores dos centros educacionais da Universidade, bolsistas discentes e professores da rede básica.

História da UFSM

A exposição “UFSM Laços“, desenvolvida pela pela Comissão dos 60 anos, Unidade de Comunicação Integrada, Departamento de Arquivo Geral e TV Campus, é uma galeria virtual que conta, em imagens, as seis décadas de história da Universidade Federal de Santa Maria

Trajetórias na UFSM

Durante o ano, a comunidade foi mobilizada para compartilhar em fotos, vídeos e palavras, o impacto da UFSM nas trajetórias de vida. Os depoimentos podem ser visualizados em um painel no site da instituição, com a história de pessoas de diferentes locais e formações acerca do papel da universidade na formação pessoal e profissional.

Aniversários de centros de ensino

No sexagenário da UFSM, alguns dos centros de ensino da instituição também comemoram datas importantes, como os cinquentenários dos centros de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), de Educação Física e Desportos (CEFD), Educação (CE), Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e de Ciências Rurais (CCR), além dos 60 anos do Centro de Tecnologia (CT).

Programação cultural

Com a pandemia, o Centro de Convenções da UFSM precisou fechar as portas temporariamente para o público de Santa Maria. Entretanto, a iniciativa do CC Palco Online promoveu uma programação artístico-cultural no formato virtual, com transmissão de espetáculos de dança, música e teatro diretamente do palco do Centro de Convenções. As apresentações podem ser vistas novamente no espaço da Rua das Artes no Descubra UFSM em Rede.

Outra ação cultural que marcou os 60 anos da UFSM foi a edição virtual do 35º Festival Internacional de Inverno da UFSM. O evento de música erudita acontece tradicionalmente em Vale Vêneto, mas foi realizado, excepcionalmente, no formato virtual, em setembro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54757

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes