Parcerias entre universidade e entidades do Agro regional são destaque na abertura da Agrofeira UFSM

Na manhã desta segunda-feira (01) aconteceu a abertura da 1ª Agrofeira UFSM, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio das ações voltadas à agricultura desenvolvidas pela instituição. A situação de isolamento ocasionada pela pandemia de Covid -19 tem implicado no cancelamento das feiras de agronegócio no Brasil, em especial as da Região Sul, como ExpoDireto , Expoagro Afubra e Expo Agro Cotricampo. Considerando a importância desses eventos para o desenvolvimento regional e tecnológico, a Agrofeira UFSM – edição virtual visa acolher e dar visibilidade às ações do ramo desenvolvidas na universidade.

A feira acontece entre os dias 1º e 3 de março de 2021, com transmissão via Farol UFSM, contando com a participação de intérprete de libras. Ao final do evento, todos os vídeos ficarão disponíveis no canal do YouTube da PRE.  A programação da Agrofeira apresenta ao público ações que contribuem para o avanço do mercado no país, além de contar com lançamentos de aplicativos e livros sobre a temática.

No primeiro dia do evento, estiveram presentes o representante da Expoagro Afubra, Marcos Antonio Dornelles; do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, e do representante da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/MAPA, Fernando Schwanke. Com o reitor da UFSM, prof. Paulo Afonso Burmann, deram início à mesa de abertura da Agrofeira UFSM na manhã do primeiro dia do evento.

Para dar início a Mesa de abertura, o pró-reitor de extensão adjunto Prof. Rudney Soares, declarou que a Agrofeira, com o suporte de toda a equipe de extensão da Pró- Reitoria, pretende levar para toda a comunidade os diferentes trabalhos e ações que a Universidade desenvolve na área da pesquisa, ensino e da extensão, sob os eixos da agricultura de precisão digital, agricultura familiar e economia do agronegócio na produção vegetal.

De acordo com o representante da Expoagro Afubra, Marcos Dornelles , mesmo no contexto de pandemia a Afubra segue desenvolvendo diversos projetos em parceria com a Universidade. Ele cita a parceria entre a Afubra e o professor Jorge Farias, da UFSM, na elaboração de um projeto na área ambiental para a identificação e avaliação de áreas florestais.  Fernando Schwanke, secretário de agricultura familiar e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, destacou importância do setor da agricultura e do agronegócio para a sociedade brasileira.  Comentou também a parceria entre o Ministério e a Universidade na promoção do desenvolvimento da agricultura no país.

Nei César Manica, presidente da Cooperativa Cotrijal, contou a história da Cotrijal e do evento promovido pela Cooperativa a ExpoDireto, que não irá ocorrer neste ano. O presidente também destaca a parceria entre a Cotrijal e a UFSM com o agronegócio do Rio Grande do Sul. “Trabalhamos para garantir uma maior produtividade e diversidade de produtos ao produtor e isso só é possível graças às parcerias que nós temos. E quero destacar a importância da Universidade Federal de Santa Maria na sua participação no trabalho da agricultura de precisão. A parceria entre nós, a Universidade e o Ministério da Agricultura é o que cresce e fortalece ainda mais o agronegócio.”

O reitor Prof. Paulo Afonso Burmann, mencionou alguns projetos e ações da UFSM que contribuem de forma tecnológica para a agricultura e a produção agropecuária do país. Enfatizou também a estrutura de diversos cursos tanto de graduação quanto pós – graduação na área do agronegócio. “A universidade vem participando e ampliando sua participação com vários projetos nessas feiras sobre o agronegócio e isso demonstra o cuidado, a preocupação, compromisso que a Universidade Federal de Santa Maria tem com o agronegócio. A Universidade forma um grande número de profissionais e pesquisadores que estão trabalhando nessa área, seja na universidade, Rio grande do sul ou pelo Brasil.”

No segundo dia de evento, às 14h, a temática será sobre Agricultura Familiar, com o lançamento do Software de Rastreabilidade de Produtos Vegetais para a Agricultura Familiar do RS e do Aplicativo de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital para Profissionais de Assistência Técnica. A mesa também trará o Projeto Flores para Todos, assim como a Equipe Simanihot e Emater/RS-Ascar, trazendo, ao público, a Extensão Rural, com a cultura do alimento do século XXI.

Finalizando o evento, no dia 03, às 14h, a mesa será sobre Economia do Agronegócio e Produção Vegetal, com a apresentação da análise da evolução do mercado global de alimentos e com o lançamento da linha de livros “Ecofisiologia visando altas produtividades”.

Reportagem: Ana Júlia Müller Fernandes, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Davi Pereira