Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM reforça campanha contra todos os tipos de agressão dentro e fora da Universidade



A Universidade Federal de Santa Maria repudia qualquer forma de agressão, assédio, abuso de poder, violência verbal ou física dentro e fora da Universidade. 

Institucionalmente, possui órgãos responsáveis como Ouvidoria e Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (Copsia), que recebem as denúncias, apuram os fatos e os conduzem para investigação, com abertura dos devidos processos, dentro e fora da universidade.

Além disso, em 2019, foi lançado o Plano de Integridade da UFSM, que prevê como tratar questões de assédio no âmbito da UFSM, desde sua prevenção, detecção, investigação, até a correção e monitoramento de casos. O Plano também trata da atuação da Comissão de Ética na Universidade, que tem caráter educativo, normativo, consultivo e deliberativo, dispondo sobre a conduta ética da comunidade universitária. 

Já em 2021, a UFSM aprovou a Política de Igualdade de Gênero, que busca promover a igualdade na universidade por meio de mecanismos institucionais, contribuindo para a superação de todas as formas de discriminação, promovendo formação para a equidade e estimulando a construção de espaços para reflexão sobre atitudes discriminatórias, além de desenvolver ações afirmativas de igualdade de gênero. 

A UFSM se solidariza com as vítimas porque acredita em uma universidade plural, sem espaço para qualquer tipo de preconceito. Qualquer situação desse tipo deve ser denunciada por meio do www.ufsm.br/ouvidoria

Texto: Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57719

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes