Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe feminina da UFSM Futsal retoma atividades

40 acadêmicas participaram da seleção que definiu as 19 novas jogadoras do time



Depois de quase três anos, a UFSM voltou a reunir uma equipe feminina de futsal. Após a fase de inscrições e período de avaliações físicas, técnicas e testes em laboratório, 19 acadêmicas foram selecionadas pela comissão técnica, encabeçada por Igor Guimarães, para compor o time. A preparação para a temporada já teve início, com os treinos ocorrendo semanalmente às terças e quintas-feiras à noite, no Ginásio 3 do CEFD/UFSM.

Apesar dos desafios relacionados à volta da presencialidade, já que a maioria das atletas ficou cerca de dois anos sem praticar o esporte, o treinador relatou que o foco das primeiras semanas de atividade tem sido o trabalho de base, envolvendo o nivelamento físico das atletas, com exercícios de força, visando à prevenção de lesões, e a preparação para o início dos trabalhos específicos do futebol de salão, como o sprint. Concomitante a isso, o plantel treina a base tática, a partir da qual serão desenvolvidas as variações táticas.  

Para oferecer todo suporte necessário às atletas, foi formada uma comissão técnica de vertente multidisciplinar, integrada, atualmente, por preparadores físicos, uma psicóloga, fisioterapeutas, analista de desempenho, preparadora de goleiras. Ainda está se buscando um nutricionista para completar a equipe. Contudo, o treinador relatou estar “muito feliz, por poder fornecer para as meninas o apoio para que elas possam desempenhar o esporte no melhor nível possível”. No que diz respeito ao que já foi apresentado pelas jogadoras em quadra, Igor não escondeu o entusiasmo e, mesmo com algumas atletas mais e outras menos experientes no grupo, todas elas demonstraram um futsal muito bom. Inclusive uma das selecionadas acabou seguindo para a ACBF, de Carlos Barbosa, equipe renomada nacional e internacionalmente. 

Quanto aos jogos e torneios que serão disputados no ano de 2022, o treinador informou que um amistoso está previsto para o período entre o final de julho e início de agosto. A UFSM foca em dois campeonatos nesta temporada: o Citadino de Santa Maria e a Copa Unisinos, importante competição de nível universitário. Já quando questionado acerca da participação da equipe nos Jogos Universitários do Gaúchos (JUGs), Igor informou que “seu início em junho tornou a participação inviável, mas ano que vem procurará participar do maior torneio a nível universitário do estado, que dá acesso aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), nosso grande objetivo para 2023”.

 

Com informações e foto da Assessoria de Imprensa UFSM Futsal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58797

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes