Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM oferta 1.549 vagas no SISU 2022/2

Inscrições vão até o dia 1º de julho



As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SISU) SiSU 2022-2 estarão abertas de 28 de junho a 01 de julho de 2022, pelo site sisu.mec.gov.br. Já está aberto o sistema do Ministério da Educação (MEC) para pesquisa de cursos, cotas e vagas referentes ao SiSU 2022-2. O SiSU é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos(as) participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem inscrever-se no SiSU 2022/2 candidatos(as) que realizaram o Enem referente a 2021. É necessário que o(a) candidato(a) não tenha zerado a prova de redação e que não tenha realizado a inscrição na condição de treineiro.

Ao acessar o site, os(as) candidatos(as) poderão pesquisar por curso ou instituição. Também é possível realizar a pesquisa dos cursos ofertados pela UFSM através do Termo de Adesão assinado pela instituição junto ao MEC.

Nesta edição do SiSU, a UFSM oferece 1.549 vagas em cursos de graduação distribuídos no campus sede em Santa Maria e nos campi de Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul.

Os(as) candidatos(as) poderão escolher até duas opções de curso, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Até o último dia das inscrições, eles(as) poderão monitorar no site as suas chances de classificação e alterar suas opções, valendo sempre a última configuração registrada no sistema.

A partir do segundo dia de inscrições, o SiSU divulgará diariamente as notas de corte de cada curso. A nota de corte serve apenas como referência para auxiliar os(as) candidato(as) em suas escolhas, podendo variar drasticamente até as 23h59min da data de fechamento do sistema para geração da lista de classificados(as) na Chamada Regular.


Cotas e Ampla Concorrência

A UFSM disponibiliza oito modalidades de cotas, destinadas a quem cursou integralmente o Ensino Médio em escola pública. Candidatos(as) que não se enquadram nas cotas, ou que não queiram participar do SiSU por meio delas, devem optar pela Ampla Concorrência (AC).

As cotas de escola pública entrecruzam uma série de fatores, podendo também ser destinadas a pessoas com deficiência, pretos(as), pardos(as) e/ou indígenas. Também podem levar em consideração o critério socioeconômico, por meio do cálculo da renda média mensal de cada membro do grupo familiar do(a) candidato(a).

Os(as) candidatos(as) podem utilizar o simulador de cotas disponível no site ufsm.br/sisu para melhor orientar sua escolha por cota.  

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) recomenda, antes da realização da inscrição no SiSU e da opção por cota, que os(as) candidatos(as) analisem se possuem a comprovação para todas as condições declaradas, bem como toda a documentação solicitada.

Os documentos gerais (solicitados para todos os candidatos) e específicos (exigidos em cada modalidade de cota) podem ser consultados nas páginas 60 a 80 do Termo de Adesão ou pelo site do SISU na UFSM clicando aqui

A Prograd alerta que não há possibilidade de migração de cota ou retificação da inscrição após o fechamento do sistema. Da mesma forma, não há possibilidade de alteração da inscrição para aqueles(as) candidatos(as) que não conseguirem comprovar as condições declaradas, e que forem indeferidos(as) definitivamente após o prazo de recursos.

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e na página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58989

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes