UFSM é destaque nacional no Ranking Shangai de Disciplinas Acadêmicas

Universidade está entre as IES mais bem classificadas do Brasil nas áreas de Tecnologia dos Alimentos, Veterinária e Odontologia.

A UFSM está entre as universidades brasileiras em destaque no Ranking Global de Disciplinas Acadêmicas , do Shangai Ranking. A instituição foi selecionada em três disciplinas nesta edição: Tecnologia dos Alimentos, Veterinária e Odontologia. Promovido pela Shangai Ranking Consultancy, o ranking classifica instituições de todo o mundo em 54 disciplinas divididas entre Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

O ranking considera uma série de indicadores acadêmicos objetivos e dados de terceiros para medir o desempenho das universidades em áreas como produção de pesquisa (Q1), influência da pesquisa (CNCI), colaboração internacional (IC), qualidade da pesquisa (Top), e prêmios acadêmicos internacionais (Prêmio). Os índices dos principais periódicos e prêmios acadêmicos internacionais são baseados na Pesquisa de Excelência Acadêmica (AES) realizada pela ShanghaiRanking. O ranking examinou o número de publicações de universidades durante o período de 2016 a 2020. O limite de publicação é definido de forma diferente para diferentes assuntos e os dados bibliométricos foram coletados das plataformas Web of Science e InCites.

Quanto ao desempenho da UFSM, são três áreas de destaque. Em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, a universidade é a 76ª no ranking geral, com 300 instituições selecionadas, além de ser a 3ª mais bem ranqueada entre as 20 universidades brasileiras e a primeira entre as universidades gaúchas (seguida por UFRGS e UFPel). Já em Veterinária, a UFSM está entre as posições 151-200 do ranking global de 300, sendo a quinta melhor universidade brasileira e segunda melhor do Rio Grande do Sul, entre UFRGS e UFPel. Por fim, em Odontologia, a universidade está entre as posições 201-300 no ranking global, sendo a 17ª entre as instituições brasileiras e terceira universidade gaúcha, (atrás de UFRGS e UFPel).

O Shangai Ranking é considerado uma das três classificações de universidades mais influentes e observadas do mundo, juntamente com rankings como o QS World University Rankings e o Times Higher Education World University Rankings.

Banner de capa: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada, com foto de Ana Alicia Pontelli Flores, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias