Questionário sobre o relacionamento dos estudantes com a UFSM pode ser respondido até 14 de outubro pela comunidade

Perguntas são derivadas do Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico dos Cursos de Graduação

A fim de compreender melhor a percepção da comunidade da UFSM sobre as cinco fases do relacionamento dos estudantes com a Instituição (pré-ingresso, ingresso, permanência, diplomação e pós-diplomação), a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) elaborou um formulário, composto por cinco perguntas, a ser acessado pelas pessoas interessadas em opinar e colaborar com a Universidade.

A consulta pode ser respondida por toda a comunidade da UFSM, contemplando estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Também podem participar aposentados e alunos egressos da Instituição.

As questões envolvem desde o contato precoce da UFSM com as escolas de ensino médio até o fortalecimento de vínculo com as turmas graduadas, passando pelas dificuldades de adaptação e manutenção de muitos alunos que abandonam/trancam o curso ou solicitam transferência.

O formulário segue aberto para participação até o dia 14 de outubro. As questões são derivadas do Seminário de Regulação e Planejamento Acadêmico dos Cursos de Graduação da UFSM. O evento promoveu, ao longo de 2022, encontros com as Unidades Acadêmicas do Campus Sede, bem como com os campi fora de sede, entidades estudantis e sindicais, além de audiências públicas com as comunidades dos municípios de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria.

O Seminário utilizou a Matriz SWOT como instrumento metodológico, mapeando, em um trabalho colaborativo junto aos envolvidos, as forças e fraquezas do ambiente interno dos cursos de graduação da UFSM. A análise também identificou as situações de risco e as oportunidades externas aos cursos. As respostas obtidas foram, posteriormente, categorizadas.

Em 27 de setembro, houve a apresentação dos resultados do Seminário à comunidade, com participação de coordenações de curso, chefias de departamento e demais docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFSM, com transmissão pelo canal da Prograd no YouTube: