UFSM realiza 1ª edição do Seminário Estadual Integrado: Carnaval e Formação Acadêmica

Objetivo do evento foi discutir o carnaval como festividade nacional com impactos culturais, turísticos e econômicos

Na última sexta-feira (11) e sábado (12), ocorreu a primeira edição do Seminário Estadual Integrado: Carnaval e Formação Acadêmica – Economia Criativa, Turismo e Cultura como base nos festejos carnavalescos. Na sexta-feira, junto à programação de encerramento do 15º Salão de Extensão da Jornada Acadêmica Integrada e à Abertura do Mês da Consciência Negra na UFSM, a Escola de Samba Vila Brasil fez uma apresentação cultural, dando início, também, ao Seminário. No sábado, as atividades aconteceram no auditório da Antiga Reitoria, das 9h às 18h, com a participação de ilustres convidados do mundo carnavalesco.

Confira como foi a programação do evento:

O panorama do Carnaval no RS

Para entender e discutir o contexto do Carnaval no estado, foi feita uma mesa composta por nomes importantes no tema: Maurício Nunes Santos, presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA); Juarez Gutierrez de Souza, vice-presidente da Federação Nacional do Samba (FENASAMBA); Leonardo Ribeiro, representante da Associação Aliança pelo Samba – (AAPS-SM); e João Balbino Campos, presidente da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (LESCA). A mesa foi mediada por Sérgio Roberto da Silva, presidente da Vila Brasil.

Entre os participantes houve unanimidade sobre a necessidade de ter mais apoio do poder público para o evento, como políticas públicas permanentes, objetivando dar continuidade nas atividades que as escolas de samba realizam, trazendo cultura, movimentação econômica, atração turística e projetos sociais aos municípios. Outro ponto em que todos concordaram foi a urgência de criar uma entidade estadual para que as demandas possam ser apresentadas, discutidas e articuladas em conjunto.

Workshop “O Carnaval como motor do desenvolvimento cultural, turístico e econômico”

A tarde foi marcada por um workshop apresentado por Moacyr Barreto da Silva, Vice-presidente da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro. O público pôde aprender sobre a história do Carnaval no Brasil; consolidação da festa como símbolo nacional; preparação das escolas; funcionamento do desfile, bastidores e momentos pós-desfile; como lidar com os resultados; e início dos preparativos para o próximo carnaval.

Moacyr falou sobre a importância do meio acadêmico para a formação de profissionais que possam atuar no carnaval. Várias áreas como turismo, dança, teatro, música, comunicação, artes plásticas, entre tantas outras, se envolvem na produção do evento do Rio de Janeiro, e o mesmo pode acontecer em outros lugares. O palestrante explicou, também, sobre a necessidade que existe de formar pessoas com conhecimento técnico para atuarem como comissão julgadora.

Outro ponto levantado foi a movimentação econômica desta cadeia produtiva, com informações apresentadas durante o Seminário Carnaval de Dados, realizado no Rio de Janeiro em fevereiro desde ano. Um dos dados mais importantes é de que em 2020, o carnaval movimentou R$ 4 bilhões na economia da cidade do Rio.

Ao fim, Moacyr trouxe outros exemplos de como o carnaval une a cultura à economia criativa e formação acadêmica, como a feira Carnavália Sambacon, feira de negócios do carnaval, que aconteceu no Rio de Janeiro e serviu como inspiração para outras feiras do segmento em todo o país. Também mostrou a presença virtual da Mangueira através do Metaverso, ferramenta de realidade virtual, que poderá levar a folia a internautas do mundo inteiro, assim que a construção da avenida virtual estiver finalizada.

Apresentação da Noite Cultural

Após os debates, foi feita a apresentação da Noite Cultural: Cortejo das Escolas de Samba. Durante a apresentação, carnavalescos contaram sobre o tema que suas escolas irão levar ao público, com diversas homenagens e muita criatividade. O evento acontecerá dia 26 de novembro, às 20h, na Gare da Estação. A entrada é 1 kg de alimento não perecível, e é aberto a todos os públicos, com arquibancada para assistir ao espetáculo.

O 1º Seminário Estadual Integrado: Carnaval e Formação Acadêmica foi uma da iniciativa realizada pela UFSM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), pelo Mestrado em Patrimônio Cultural, pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural, e pela Associação Artística e Cultural Vila Brasil. Estiveram presentes também: Flavi Lisboa, Pró-reitor de Extensão; Victor de Carli, Chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM; Rose Carneiro, secretária de Cultura; Luci Duarte, vereadora; Alexandre Lima, Chefe do Gabinete Civil; Maria Rita Py Dutra; representantes das escolas de samba Unidos do Itaimbé, Mocidade Independente das Dores e Império da Zona Norte.

Texto e fotos: Ana Laura Iwai, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques