UFSM lança novo portal de cursos abertos para toda a comunidade

Portal oferece cursos de diferentes áreas do conhecimento e busca promover a democratização do ensino

Jerônimo apresentou o novo Portal e destacou a importância da iniciativa para a comunidade

A apresentação do novo Portal de Cursos Livres e Abertos da UFSM ocorreu na última quinta-feira (23), no campus sede da Universidade. A iniciativa conta com o auxílio da Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e visa expandir o ensino da Instituição para toda a comunidade.

O anúncio foi feito durante o encontro “Dialogando a educação a distância no âmbito da universidade aberta do Brasil (UAB) no estado do Rio Grande do Sul (RS)”, que debateu estratégias para aprimorar o ensino a distância na região e no país. O pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, destaca que o Portal é também uma forma de qualificar ainda mais o ensino da UFSM e torná-lo acessível a toda a comunidade: “Nós estamos falando aqui de um sistema de educação à distância não somente mercantilizado, mas um sistema de qualidade, que tem um ambiente virtual de qualidade, que tem tutores, professores doutores. É justamente o sistema que tem a assinatura da Universidade Aberta do Brasil e da Capes. Nós estamos falando e acreditando que a educação a distância pode promover interiorização e democratização com qualidade”. Jerônimo também destacou a importância do Portal para a comunidade: “Esse lançamento é muito interessante porque é um Portal aberto à comunidade, onde ofertamos cursos diferentes para que as pessoas tenham acesso. Também podemos expandir para a comunidade a possibilidade do conhecimento auto-instrucional, utilizando o ambiente virtual de aprendizagem, o ambiente de educação a distância”, destaca Tybusch.

A coordenadora da CTE, Liziany Muller, ressalta a importância do Portal para capacitar profissionais, tanto da educação básica quanto agentes públicos e comunidade em geral, que precisam de cursos de capacitação e formação continuada: “nós criamos o Portal de Cursos Livres e Abertos justamente para nos aproximarmos dos municípios através desses cursos de ensino e extensão que auxiliam na formação complementar dessas pessoas que talvez não poderiam vir até Santa Maria. Então, estamos oferecendo cursos EaD para auxiliar, também, o desenvolvimento local, regional, social e econômico dos municípios”.

O Portal é aberto a toda a comunidade e oferece cursos de diferentes áreas do conhecimento, como Design de Materiais Didáticos Digitais e Inteligência Artificial Generativa na Educação, além de muitas outras opções que já estão disponíveis para inscrição. Outro ponto importante é que servidores (docentes e tecnicos-administrativos em educação) com matrícula ativa do quadro permanente ou temporário da UFSM podem propor novos cursos para serem apresentados no Portal.

Além disso, os cursos podem ser ofertados em quatro modalidades: a distância (são auto-instrucionais, sem atividades presenciais obrigatórias); presencial (ocorrem em um local específico em determinadas datas e horas); remoto (ocorrem de forma on-line em determinadas datas e horas específicas); e híbrido (parte do curso tem atividades presenciais obrigatórias). Por enquanto, apenas as modalidades a distância e híbrido tem ofertas ativas.

Ao ser selecionado, o aluno tem a sua disposição uma capacitação aberta, gratuita e online, disponibilizado pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle Capacitação da UFSM. Entretanto, a realização dos cursos de curta duração não garante ao aluno vínculo com a Universidade, tampouco lhe confere direitos de aluno regularmente matriculado nos cursos de graduação e pós-graduação.

As capacitações contarão com certificação de conclusão. Para a inscrição, é necessário criar um cadastro no Moodle Capacitação, conforme o tutorial do CTE.

Texto: Andreina Possan e Julia Weber, estudantes de jornalismo
Foto: Matheus Loroña, CTE/PROGRAD